5 dicas para escolher um bom setlist para seu evento

Você sabe escolher a melhor seleção musical para seu evento? Neste artigo vamos apresentar cinco dicas para escolher um bom setlist para sua festa. Confira aqui!

Publicado em 22/02/2018

Avalie este Artigo

Ao escolher setlist para seu evento é necessário ter em mente que diversos fatores impactam diretamente na decisão de escolha de um estilo musical mais indicado.

Portanto, tenha em mente que escolher setlist para seu evento não é apenas uma decisão que envolve seu gosto de estilo musical, mas principalmente o público que se quer recepcionar, local de realização e tempo de duração etc.

Esses fatores, entre outros que veremos no post de hoje,  são fundamentais para direcionar a decisão de escolher setlist para seu evento.

Considere que uma setlist bem definida é uma lembrança que marca bastante aquelas pessoas que participarem de seu evento.

1)      Definir o tipo de recepção para escolher setlist para seu evento

Antes de escolher setlist para seu evento é necessário estabelecer o tipo de recepção se quer oferecer, pois a seleção musical deve considerar o estilo de evento que irá ocorrer.

Eventos corporativos

Encontros corporativos podem exigir vários tipos de músicas, dependendo do foco do mesmo, pois uma reunião empresarial com líderes de organizações terá uma sonorização ambiental daquela realizada na confraternização entre funcionários.

Festa infantil

Resultado de imagem para musica para festa infantil

Festa infantil tem uma seleção musical específica para crianças e normalmente devem ser escolhidas canções para atender a este tipo de público para deixar seu evento mais atrativo e focado naqueles que são a razão da festa.

Festa juvenil

Esta seleção deve considerar os sucessos do momento e que a garotada se identifica mais. Este é um evento que talvez exija a maior diversificação possível de estilos musicais.

Ter bastante cuidado na escolha para este tipo de festa é importante para a diversão total desta faixa de idade.

Festa melhor idade

Resultado de imagem para musicos para terceira idade

Um tipo de evento que requer um cuidado maior na seleção musical por normalmente exigir estilos que já não tocam com frequência nos meios de comunicação.

Além disso é um evento que normalmente os convidados querem dançar, então as músicas devem ter a característica que possibilite atender a este comportamento.

Baile de debutantes

Evento com estilo muito parecido a uma festa juvenil, porém, exige ser mais formal, com introdução normalmente de valsa e seleção diversificada para atender uma faixa adolescente.

Casamentos

Para uma festa de casamento, o critério pode ser de mais sofisticação ou não – e aí entra a necessidade de definir o tipo de estilo de recepção que se quer oferecer.

Comemoração de bodas

Resultado de imagem para musicos para comemoração de bodas

Evento familiar e que pode ser definido por diversos estilos musicais para atender ao gosto do casal e da família.

Eventos diversos

Podem ser consideradas recepções sociais para lançamentos de produtos ou de degustação de comidas e vinhos e devem ter seleção de músicas mais suaves.

Como pudemos ver, o tipo de evento a ser realizado será um fator importante para definir a melhor setlist para a ocasião e, por isso, deve ser considerado como primeiro critério para que o sucesso da festa seja plenamente atingido.

Assim, contratar uma empresa de assessoria é importante para garantir que suas avaliações sejam adequadas às características de seu evento.

2)      Estabelecer perfis de convidados

Para escolher setlist para seu evento é importante definir também os perfis de seus convidados, pois nem sempre o tipo de recepção indica o perfil que será recebido em sua festa.

Desta forma é importante definir alguns fatores:

Tipo de interesse

Conhecer o perfil do público de seu evento é um importante fator para a definição de sua setlist, pois poderá contribuir para estabelecer uma seleção mais apropriada ao interesse de forma geral.

Faixa etária

Estabelecer a faixa etária preponderante auxilia a escolher setlist para seu evento, uma vez que assim é possível escolher adequadamente o tipo de música que será adotada, sem conflitos ou insatisfações dos convidados;

Objetivo do evento

Definir o objetivo do evento é importante para a trilha sonora, pois, se é uma festa, a decisão é diferente de um evento mais formal ou clássico.

3)      Selecionar local e estrutura

O local e estrutura disponível são importantes para quando se vai escolher setlist para seu evento. Afinal, se a intenção for apresentar música ao vivo, o espaço pode ter de ser dimensionado para o porte de uma apresentação deste tipo, dependendo das características das bandas para festa.

Alguns fatores devem ser considerados ao definir um local para os mais variados tipos de músicas e eventos que se realiza.

Quantidade de convidados

Conforme a quantidade de convidados é possível definir o tamanho do local onde será realizado o evento e assim permitir uma recepção mais adequada.

Infraestrutura do local

Avaliar a infraestrutura oferecida, não só em relação ao espaço disponível como também à facilidade de acesso, segurança, disponibilidade de estacionamento etc. Avaliar ainda os recursos de apoio como parte de instalação elétrica, locais de dança, espaço para o som ou bandas etc.

Acústica

Avaliar as condições acústicas no local é importante para não ser surpreendido com qualidade aquém da desejada ou problemas de incômodos aos vizinhos do local.

4)      Consultar seus convidados sobre sugestão de setlist

Uma ótima dica para escolher setlist para seu evento é envolver seus convidados na escolha de estilos e músicas que serão executadas em seu evento.

Infelizmente, este é um procedimento que é mais aplicável a festas familiares ou com amigos, mas é bastante interessante por possibilitar a participação de todos.

No entanto, em outros eventos de maior porte, esta opção também é bem recebida e pode ser aplicada para maior interesse dos participantes.

Considerando que a setlist é um dos fatores que mais impressionam os participantes de um evento, esse critério tende a dar mais satisfação e integração dos seus convidados com seu evento.

5)      Definir tipo de apresentação musical

Estabelecer como será realizada a execução de suas músicas é importante para definir contratações específicas e estabelecer um local adequado para tal, conforme já mencionado neste artigo.

Ao se definir este processo é possível adotar ações para poder contar com diversos recursos, como aluguel de karaokê e videokê, DJ para festas, DJ, som, luz e imagem, música ao vivo para eventos etc. É possível, por exemplo, contratar bandas/músicos/artistas famosos para animar seu evento.

Estas são algumas formas de definir um evento de sucesso e dentro da proposta que se defina para o mesmo.

 

Considerações finais

Ter cuidado ao escolher setlist para seu evento é um fator bastante importante e requer uma série de cuidados especiais para que as pessoas possam ter uma lembrança muito bonita desse momento.

Estabelecer um adequado planejamento e cumprir todas as etapas de seu projeto permitem que se alcance sucesso em sua iniciativa. O que achou de nosso artigo com dicas para um bom setlist para o evento? Comente abaixo!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39371 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...