5 Dicas sobre cardápio para diabéticos em eventos

Quer fazer uma festa mas não sabe o que servir para convidados diabéticos? Confira as dicas diet de aperitivos, salgados, doces e bolo. Leia também um pouco sobre decoração e como levar à festa brinquedos crianças e adultos.

Publicado em 24/05/2019

Avalie este Artigo

Como elaborar um cardápio para diabéticos em eventos?

Está organizando uma festa e anda se preocupando com os convidados que têm diabete?

Para que seus convidados curtam a festa do começo ao fim, nada melhor do que algumas dicas de como elaborar um cardápio para diabéticos em eventos.

Não esqueça também que uma festa não é feita só de comida. Garantir a diversão dos convidados é fundamental! Que tal então incrementar o espaço com brinquedos? Não é só criança que brinca, não! Adulto também pode entrar nessa!

Uma ótima opção são os brinquedos infláveis. Uma quadra de futebol de sabão é uma escolha que vai agradar a todo mundo, crianças e adultos.

Também vale a pena ter na festa uma piscina de bolinhas.       

Tudo pronto para a festa? Ainda preocupado com o que servir para petiscar?

Calma! Preparamos aqui para você cinco dicas de um cardápio para diabéticos em eventos. Confira cada uma delas e não deixe de fazer sua festa do jeitinho que você quer.

1. Aproveite e faça aperitivos criativos

Há muitos legumes que podem fazer parte de sua festa. Pepinos cortados em rodelas são muito bem-vindos – no calor, são bem refrescantes. Você pode enfeitar as rodelas de pepino com tomates, colocando em cima delas pedacinhos em formato de pequenas flores.

Caso queira dar um toque a mais, pode utilizar um refratário e forrá-lo com broto de feijão. Coloque as rodelas por cima do broto e decore ao seu gosto.

Sugestão de espaço

Legumes combinam com chácara, espaço aberto, um local onde as crianças possam brincar e esticar as pernas. Um lugar que seja repleto de verde, para festejar e aproveitar o ambiente mais próximo da calma da natureza.

2. Aposte em frutas

5 Dicas sobre cardápio para diabéticos em eventos

Com nutrientes indispensáveis e sabores variados, as frutas agradam a todos. O morango é uma fruta que diabéticos podem comer, sem contar que é um belo enfeite para a festa.

Seu formato, que lembra um coração, e sua cor vermelha fazem do morango um adereço delicado e natural para festas de casamento. Inclusive, o morango pode compor a lembrancinha de casamento entregue no final.

Outras frutas que você pode usar são: kiwi, pêssego, maçã, melão, pera, enfim, a lista vai longe. Agora é só usar a imaginação e enfeitar o espaço com frutas de sua preferência.

Uma ideia de decoração seria colocar as frutas dentro de cestos de vime e espalhá-los pelo local. Com as frutas, dentro do cesto, colocar flores simples e que não tenham um cheiro forte, como as hortênsias. Assim, todos têm as frutas à disposição e, ao mesmo tempo, você faz a decoração. 

Um cardápio para diabéticos em eventos: sempre ofereça opções de frutas 

Embora sejam em sua maioria saborosas e apreciadas por todos, uma única fruta a ser servida pode não satisfazer todos os paladares. Se você optar pelas frutas, reserve pelo menos cino opções para serem servidas durante a festa. 

Caso você prefira contratar um buffet, informe-se antes se há opção de frutas. Se houver, pergunte sobre a quantidade e em qual variedade, ou até mesmo se existe um cardápio para diabéticos em eventos. Lembre-se: verifique tudo que um serviço de buffet oferece antes de fechar contrato.

3. Providencie bastante suco e água

5 Dicas sobre cardápio para diabéticos em eventos

Líquidos, em especial a água, trazem bem-estar a diabéticos. No calor, o suco de laranja é uma boa ideia. Como a laranja é cítrica, ela traz sensação de frescor – sempre lembrando de não adicionar açúcar.

Com o calor, as pessoas também gostam muito de beber suco de melancia. Mas atenção! Diabéticos devem evitar a melancia, pois a fruta tem alto índice glicêmico e, por isso, pode provocar picos de açúcar no sangue . A solução é fazer um mix de melancia com outra fruta de baixo índice glicêmico como por exemplo: tangerina, maçã, pera e/ou laranja.

Os sucos naturais caem muito bem nas festas em ambiente aberto. Para decorar, o suco pode ser colocado em uma ou mais jarras. Dentro da jarra, gelos artificiais coloridos dão um toque de alegria no ambiente, ideal para festas infantis.

Caso queira, em festas infantis sempre se costuma usar um painel temático, geralmente posto atrás da mesa onde é cantado o “Parabéns a você”. Caso queira, pode combinar a jarra de suco com a decoração do painel e da mesa.    

Bebidas alcoólicas e diabete

Uma taça de vinho tinto ou branco por dia, se consumido com frequência, é capaz de abaixar a glicemia. Mas o abuso ao consumir bebidas alcoólicas pode fazer com que os sintomas da diabete se alterem, podendo apresentar um quadro de piora para o indivíduo.

Assim, uma taça de vinho pode fazer parte do cardápio para diabéticos em eventos. Mas nada de cometer abusos!

4. Faça salgados saudáveis e gostosos

Para não deixar o convidado com restrição alimentar se sentindo de lado, que tal servir um mesmo salgado a todos?

No caso de criança com diabete, seja aniversariante ou convidado, deve ser dada uma importância ainda maior na hora de servir salgados e doces.

Costuma-se dizer que a criança com restrição alimentar está habitua às ocasiões em que não pode fazer parte da refeição. Será mesmo?

Se há a possibilidade de fazer um prato que sirva a todos os convidados, não há motivo para gerar uma situação, por vezes constrangedora, de divisão.

Várias sugestões

Torta salgada feita com banana verde no lugar da farinha de trigo; bolinhos crocantes de rabanete, em que os rabanetes são levados ao forno; abobrinhas à romanesca; bolinho de bacalhau assado, e mais uma infinidade de receitas de fácil acesso na internet.

O que você acha de começar agora mesmo a criar um cardápio para diabéticos em eventos a partir de suas pesquisas? Assim, você terá sempre disponível várias ideias. Vale a pena investir um tempinho nisso!

5. Prepare o bolo e os docinhos

5 Dicas sobre cardápio para diabéticos em eventos

Um apetitoso bolo de chocolate com castanhas de caju cai bem, não? Pois você encontra essa e outras receitas de bolos de aniversário, típicos de um cardápio para diabéticos em eventos, de forma fácil na internet.

Os minipudins diet são uma sugestão que agrada a todos, inclusive se entre os convidados há alguém fazendo regime para perder peso. Não são só os diabéticos que gostam dessa ideia, pois, por ser saboroso, é um doce que pode ser servido a todos. 

Informe os ingredientes utilizados

Mesmo servindo receitas diet em sua festa, deixe disponível junto do prato uma plaquinha informando os ingredientes que foram utilizados, assim você mantém os convidados, que têm restrições alimentares, informados de forma completa.

Outra sugestão é disponibilizar, por mesa, um cardápio para diabéticos em eventos em que venham descritos os ingredientes utilizados nos petiscos, pratos e doces servidos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39562 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...