8 dicas para o bem-estar de idosos em eventos

Como lidar com terceira idade em eventos? Bem-estar de idosos precisa ser uma preocupação de quem está organizando eventos..Confira aqui as melhores dicas sobre o assunto aqui!

Publicado em 11/09/2017

Avalie este Artigo
5

Você está preparando um evento e terá convidados idosos, como é muito importante se preocupar com o bem-estar de todos, principalmente dos idosos, como fazer eles se sentirem bem e confortáveis em um evento? Nesse artigo iremos falar sobre o quanto é importante os eventos sociais para os idosos e também iremos dar dicas para o bem-estar de idosos em eventos.

 

Os eventos sociais para idosos

 

Geralmente, as pessoas têm uma visão mistificada da terceira idade, com a ideia de que, à medida que a idade avança, os idosos tendem a diminuir as suas redes de relações sociais e são menos satisfeitos com a vida.

Embora muitos pensem assim, existem possibilidades de um indivíduo continuar ativo e de manter uma ótima qualidade de vida. Atualmente, há diversos centros que ajudam os idosos a interagir e diversas atividades que trazem bem-estar para os idosos.

Há estudos que indicam um aumento na qualidade de vida e na longevidade em idosos que possuem uma vida social intensa.

 

Dicas para o bem-estar de idosos em eventos

 

Abaixo listamos dicas para ajudar no bem-estar de idosos em eventos. Veja:

 

1.      Local do evento

 

8 dicas para o bem-estar de idosos em eventos

 

A dica mais importante para o bem-estar de idosos em eventos é escolher um local adequado e confortável. É importante considerar os seguintes fatores: a capacidade de público do local e se ele possui condições adequadas para permitir um aproveitamento completo, sem riscos à saúde dos convidados, lembre-se sempre que o bem-estar dos idosos em eventos é extremamente importante.

Ou seja, o local deve possuir rampas, corrimões e pisos antiderrapantes em lugares específicos. Outro ponto que deve ser considerado é a facilidade para acessar o evento, procure evitar lugares que não possuem estacionamento próprio. Dependendo do evento, você pode oferecer um serviço de busca e entrega em casa, até porque geralmente a maioria dos idosos não possui condições para irem sozinhos ou não possuem companhia, e essa seria uma ótima alternativa para oferecer bem-estar para idosos em eventos. Lembre-se que o local precisa estar livre de perigos e iluminado. Além disso, o som do ambiente deve ser relaxante e com o volume no mínimo que puder, pois pode atrapalhar a comunicação entre os convidados.

 

2.      Escolhendo o horário do evento

 

Uma das dicas mais importantes para o bem-estar de idosos em eventos é a de que o horário da festa não seja muito tarde, até porque os idosos não possuem mais o pique de ficar acordado até tarde dançando ou realizando qualquer outra atividade, pois eles podem ficar cansados e isso não é nada bom para o bem-estar de idosos em eventos.

 

3.      Decoração

 

Procure caprichar na decoração do lugar, ainda mais se for um evento de aniversário, a decoração deve refletir a personalidade e o estilo do indivíduo. Procure incluir flores e um toque vintage, pois isso remeterá a nostalgia e oferecerá mais charme ao evento. Outra dica interessante é incluir na decoração fotos para o idoso relembrar dos momentos com os amigos e familiares. Para isso você pode montar um mural reunindo todas as fotos ou transmiti-las em um telão durante o evento.

 

4.      A alimentação

 

Resultado de imagem para mesa de salgados para festa

 

Geralmente, uma festa para jovens é mais focada em bebidas do que em comidas já que eles preferem beber, se divertir e dançar com os amigos. Já para o bem-estar de idosos em eventos, a alimentação é o foco e os alimentos devem ser saudáveis. Procure planejar conforme a preferência e as necessidades dos convidados, pois, pode existir, por exemplo, um idoso que possui problemas de saúde como diabetes, hipertensão ou intolerância a lactose. A dica para o cardápio é incluir saladas, petiscos com frutas, frios, etc.. Nos pratos principais você pode incluir massas, carne vermelha ou branca, risoto ou arroz e legumes cozidos.  Procure conhecer os seus convidados para assim preparar uma boa mesa com comidas adequadas a todos para o bem-estar de idosos em eventos.

 

5.      Segurança

 

Todos os eventos precisam de segurança para garantir a proteção e o bem-estar de idosos em eventos. A segurança serve para evitar acidentes na estrutura do local, assim como no posicionamento de equipamentos e objetos. Além da segurança, procure contratar uma equipe médica de prontidão no evento, assim se houver algum convidado com sinais de problemas de saúde, eles poderão ajudá-lo no local.

 

6.      Diferenciais do evento

 

Procure sempre inovar em seu evento, seja na música, comida ou nas atividades. A dica para o bem-estar de idosos em eventos é valorizar os grupos e as suas apresentações. Seja na apresentação de músicas coreografadas, peças teatrais, entre outras. Isso tornará o seu evento mais divertido para os idosos.

 

7.      Equipe de apoio

 

Procure também contar com uma equipe de apoio para o bem-estar dos idosos em eventos tanto para a montagem dos materiais e as necessidades do evento assim como para receber todos os convidados e lidar com os possíveis imprevistos.

 

Resultado de imagem para DIVERSAO PARA IDOSOS EM FESTA

 

8.      Diversão para os idosos

 

Assim como em qualquer tipo de evento, os idosos também têm o direito de se divertir. Então, prepare momentos de muita descontração, assim como jogo de bingo, xadrez, entre outros jogos, além disso, você também pode incluir música para eles dançarem, pois a maioria gosta de dançar e isso proporcionará momentos de alegria e bem-estar de idosos em eventos.

A dica é colocar músicas antigas, as mais conhecidas e apreciadas pelos idosos. Contratar uma banda é uma ótima forma para incentivá-los a dançar, além de proporcionar músicas ao vivo. Outra opção para música é optar pela máquina de música, os famosos jukebox, que é onde os convidados podem escolher o que desejam ouvir.  

A dança é uma atividade de baixo impacto, então essa é uma ótima forma de adquirir bem-estar de idosos em eventos. Além da dança, você também pode escolher atividades como concursos engraçados como artesanato ou competições de pintura.

O mais importante é o bem-estar de idosos em eventos e fazer com que a festa seja memorável e mais uma oportunidade para os mesmos se divertirem e aproveitar a vida com felicidade. Essas são as melhores dicas para adquirir o bem-estar de idosos em eventos. Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38953 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...