8 etapas de um cerimonial de 15 anos de sucesso

Os 15 anos chegaram e, com isso, há a necessidade de preparar uma festa bem-sucedida. Quais são as etapas importantes de organização de uma festa debutante? Confira aqui quais são as etapas de um cerimonial de 15 anos de sucesso.

Publicado em 05/08/2019

Avalie este Artigo

A festa de debutante é um momento muito importante na vida de muitas meninas. Esse é o ponto em que ela está ficando mais mulher e deve ser comemorado com os amigos e familiares. Mas como organizar um cerimonial de 15 anos corretamente? Neste artigo falaremos tudo sobre esse tipo de festa e as oito etapas de um cerimonial de 15 anos. Veja todos os detalhes sobre o assunto a partir de agora.

Organização de evento de 15 anos

A organização de um evento é o planejamento de uma festa, feira, festival, cerimônia ou convenção e deve ser realizada com atenção para garantir o seu sucesso.

Para isso, há etapas como: estipular valor que será gasto, público-alvo e quantidade de convidados, escolha do horário e da data, seleção e reserva do local (chácara, salão de festas, casa de shows, fazenda, entre outros), contratação de fornecedores (decoração, iluminação, entre outros), aluguel de mesas e cadeiras, estrutura e equipamentos, contratação de equipes de limpeza e de segurança, aluguel de brinquedos infláveis (caso tenham crianças no evento), buffet e música (bandas, trios, músicos, DJ).

Festa de debutante

8 etapas de um cerimonial de 15 anos de sucesso

A história por trás desse tipo de comemoração é que a mulher, ao completar quinze anos, realize uma linda comemoração, onde ela é oficialmente apresentada para a sociedade, assim iniciando um novo ciclo da sua vida.

A partir disso, a mulher passa a frequentar reuniões sociais, a utilizar roupas mais adultas e permissão para namorar. Ainda segundo a tradição, na recepção, usa um vestido mais simples, com detalhes infantis e, a partir da meia-noite, ela troca para um vestido de gala, tudo para representar que ela estava deixando de ser uma menina para se tornar uma grande mulher.

Nos dias atuais, as tradições das festas de 15 anos mudaram. Diferentes roteiros e cerimoniais são usados em festas de debutantes, desenvolvendo várias formas de comemoração.

8 etapas de um cerimonial de 15 anos de sucesso

Abaixo, listamos oito etapas de um cerimonial de 15 anos de sucesso. Confira:

1.       Recepção

Um dos primeiros passos da organização de um cerimonial de 15 anos é a recepção, que se inicia logo na entrada da festa, com a participação da debutante e de seus pais. Não há uma regra, porém costuma durar até uma hora. Em seguida, a debutante pode entrar e curtir um pouco o momento com os amigos, por 30 minutos a uma hora, no máximo, antes da troca de vestido.

2.       Entrada da debutante

8 etapas de um cerimonial de 15 anos de sucesso

O segundo passo para organizar um cerimonial de 15 anos é planejar a entrada da debutante. A entrada da debutante é o momento mais esperado nesse tipo de festa. O cerimonial pode durar pouco ou ser mais longo, isso dependerá do estilo da debutante, se é mais tradicional ou moderna.

A dica é não se estender muito, normalmente as pessoas costumam não ter paciência com longas cerimônias. Como esse momento é único e incrível, a debutante pode escolher o jeito que entrará no local. Algumas preferem inovar e fazer algo para marcar o momento, assim como chegar em um carro estiloso.

3.       Entrada das 15 damas ou casais

Após a entrada da debutante, ocorre a entrada das 15 damas ou de 15 casais no cerimonial de 15 anos. As damas ou os casais devem entrar antes da debutante e depois da família da aniversariante. Lembrando que os casais ou as damas devem entrar segurando uma vela. Ambos formam um corredor para receber a debutante na festa.

4.       A valsa

8 etapas de um cerimonial de 15 anos de sucesso

A valsa é outra etapa importante do cerimonial de 15 anos. Não tem muito segredo, ela dança a valsa com o príncipe (rapaz escolhido por ela) e depois com o seu pai. Se quiser fugir um pouco do tradicional, a debutante pode escolher dançar com os familiares (padrinhos, primos ou tios). Porém, é bom se lembrar de tomar cuidado para não estender o momento da valsa, até porque os convidados também querem se divertir na festa!

A quantidade de damas ou casais representa cada ano de vida da debutante e eles dançam a valsa junto com o príncipe e a aniversariante.

5.       Homenagens

As homenagens não podem faltar no cerimonial de 15 anos! Nesse momento, a debutante pode agradecer a sua família pela festa inesquecível. Além da debutante, a família também pode prestar homenagens a ela, seja em forma de vídeo, texto ou em outras formas inusitadas. Além de a família homenagear a aniversariante, os amigos, os casais e as damas podem fazer o mesmo, lembrando que as homenagens devem ser breves e diretas para evitar que a cerimônia fique muito cansativa.

6.       A balada

Em uma festa de debutante tradicional, a abertura da pista de dança se resume em uma segunda entrada da aniversariante, com uma música mais agitada. Essa entrada pode ser feita com bolhas de sabão, balões de gás, fumaça de gelo seco ou sparkles. A dica para a debutante é usar sapatos confortáveis na hora da balada para poder aproveitar melhor a festa.

7.       Atrações

Para animar ainda mais a festa na hora da balada, que tal investir em atrações? Dançarinos, cabine de fotos, animadores de festa, robôs de led e integração das fotos da festa com o Instagram estão em alta. Use e abuse da sua criatividade!

8.       Finalização e lembrancinhas

As lembrancinhas podem ser entregues no final da festa, pois fica mais organizado e você tem um controle maior de quem pegou ou não a lembrancinha. Caso seja um par de chinelos, por que não entregar assim que a balada começar, assim todos ficarão mais confortáveis para aproveitar a festa.

Gostou do artigo sobre as etapas de um cerimonial de 15 anos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Sempre tudo de melhor sobre o universo dos eventos!

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39621 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...