9 conselhos para organizar bailes de melhor idade

Se você gosta de acompanhar assuntos relacionados a eventos realizados para atender pessoas na melhor idade, veja conselhos para organizar bailes para a melhor idade.

Publicado em 22/07/2022

Avalie este Artigo

Pessoas maduras que ingressaram na faixa da melhor idade, têm cada vez mais disposição e um crescimento bastante grande quanto a sua participação no mercado.

No Brasil os estudos vêm apontando que em breve a população acima de 65 anos será grande maioria em nosso país, e assim é preciso atender a uma demanda com projeções de crescimento e que a cada dia se mantem em melhor forma e com disposição para participar dos mais variados eventos.

Esse tipo de público adora se divertir e interagir com muita vitalidade e alegria, e os bailes direcionados a essa população são muito disputados, o que requer uma atenção especial em suas organizações.

Nesse artigo vamos apresentar 9 dicas para organizar bailes de melhor idade e garantir a melhor diversão possível.

1.      Escolha do local

9 conselhos para organizar bailes de melhor idade

Escolher o espaço mais apropriado possível é uma medida principal ao organizar bailes de melhor idade.

Salões de festas ou locais que sejam escolhidos para esse fim devem possuir condições de acessibilidade adequadas, bom layout, com espaços para circulação sem riscos e que possua condições de segurança  adequadas.

Fácil deslocamento para chegar ao local também é um ponto de destaque, para facilitar o acesso de todos os participantes.

Além disso, deve ser considerado o total de participantes previstos e adequar essa quantidade ao local escolhido.

Importante ainda que o evento, por propor muita dança, disponha de uma pista confortável para que os casais possam aproveitar sem riscos e com conforto.

2.      Cuide bem do Buffet

9 conselhos para organizar bailes de melhor idade

Ao organizar bailes de melhor idade é preciso definir com bastante atenção a alimentação que será servida.

Pessoas na melhor idade normalmente necessitam de cuidados especiais com refeições e muitos têm intolerância a determinados alimentos e restrições de dieta.

A importância de trabalhar com um Buffet que tenha experiência nesses eventos é fundamental para que o baile possa ter uma qualidade acima do esperado e que todos possam aproveitar a ocasião com saúde e bem estar.

A opção de um cardápio saudável pode ser compartilhado com outras opções, mas é importante que o público possa se sentir a vontade para aproveitar o momento sem problemas.

3.      Divulgue o evento

Não adianta organizar bailes de melhor idade incríveis se o público que deveria estar a par de suas realizações, não tiverem acesso a essa divulgação.

Então faça um estudo adequado de divulgação de seu baile, com uso de redes sociais ou mesmo com a definição de grupos que tenha interesse nesse tipo de programa.

Divulgar o evento é essencial para que se torne um sucesso e assim possa ser cada vez mais desejado.

4.      Escolha música adequada

9 conselhos para organizar bailes de melhor idade

Para organizar bailes de melhor idade a música deve ser um elemento importante, pois sem ela o baile não acontecerá.

Esse tipo de público possui um gosto eclético e se adapta a diversos modelos e ritmos, porém alguns tipos de música são mais adequadas para que as pessoas desfrutem de momentos aprazíveis de danças.

Um bolero, um samba, assim como as músicas americanas e de algumas outras nacionalidades como italianas e francesas são bastante interessantes para agradar a todos.

Por isso a importância de escolher com bastante atenção os músicos e bandas que animem esses bailes.

5.      Cuide do mobiliário

Uma boa maneira de organizar bailes de melhor idade é estar atento as condições de conforto de seus participantes.

Cuidar dos móveis, como cadeiras e mesas, que possuam um conforto adequado e facilite a mobilidade, são ideais para atender a uma parcela desse público.

Usar cadeiras mais altas e com estrutura de qualidade permite que se evitem acidentes e riscos.

Pela melhor idade incluir diversas faixas de idade e condições físicas de seus participantes, o ideal é que se possa oferecer um ambiente padrão e que atenda a todos, tanto aqueles com alguma limitação ou não.

6.      Defina adequadamente o horário do baile

Um aspecto bastante importante ao se organizar bailes de melhor idade está relacionado aos horários de realização do evento.

Normalmente eventos desse tipo ocorrem no fim de tarde e se estendem até à noite, mas sem estender muito o término para que os participantes possam se divertir sem cansaço.

Certo que diversas pessoas na terceira idade preferem até mesmo diversões noturnas, mas em bailes específicos para essa faixa de idade o tempo de duração e período de realização precisam ser considerados, para atender a participação do maior número de pessoas.

7.      Verifique a estrutura do local

A escolha do local é fundamental para um evento desse tipo, conforme já mencionamos no início desse artigo.

Porém é importante destacar a atenção aos detalhes que estarão presentes no espaço escolhido, para que sejam evitados acidentes e riscos.

Avalie o posicionamento de rampas, corrimões, elevadores, tipos de pisos, instalações sanitárias, além de uma sinalização adequada.

Avaliar ainda as áreas de escape do local, se possuam boas condições de evacuação do espaço, são detalhes importantes, assim como os equipamentos de proteção contra incêndios.

8.      Decoração

Ter cuidado com a decoração para que seja a mais harmônica possível e motive os participantes com temas conhecidos é uma boa estratégia para garantir mais diversão.

Recorra a imagens que tragam boas lembranças de épocas vividas pelos participantes e que seja motivo de compartilhar e relembrar momentos vividos.

9.      Promova diversões adicionais ao baile

Atividades que possam facilitar a aproximação dos participantes e a interação deles é uma ótima forma de manter um ambiente amistoso e que seja acolhedor a todos.

Promover atividades paralelas ao baile pode ser uma excelente maneira de despertar o interesse de pessoas que não gostam tanto de dançar, mas desejam participar do evento.

Promover karaokês, leilões fakes, bingos e distribuição de brindes, registrando tudo em fotos lembranças  é uma excelente maneira de motivar e integrar os participantes.

 

Considerações finais sobre organizar bailes de melhor idade

Existem alguns cuidados a serem adotados ao organizar bailes de melhor idade e assim garantir uma festa de qualidade e segura, com diversão máxima.

Vimos dicas que podem ajudar no preparo e realização de eventos desse tipo e esperamos que tenhamos contribuído para conhecer mais sobre o assunto.

Aproveite e deixe um comentário sobre organizar bailes de melhor idade.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39809 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...