Bienal do Livro do Rio será evento híbrido: saiba mais

Se você quer saber sempre mais sobre a realização de eventos e a retomada do segmento quanto a modelos presenciais, apresentamos aqui tudo sobre a organização da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que será realizada em 2021 de forma híbrida.

Publicado em 13/08/2021

Avalie este Artigo

Bienais do Livro têm sido bastante prestigiadas pelo público em geral, sendo grandes oportunidades de negócios para as pessoas que gostam de ler bons livros, assim como para as empresas que trabalham com esse segmento.

As bienais mais conhecidas são as de São Paulo e do Rio de Janeiro e são realizadas sempre com grandes expectativas de público, pois oferecem boas oportunidades de contato com lançamentos editoriais e de convidados que participam de mesas-redondas e apresentações diversas.

São eventos que proporcionam a formação de novos leitores e geram o interesse de manter oportunidades de ampliar a extensão e possibilidade de acesso a um mundo de entretenimento e cultura de grandes proporções.

Uma Bienal do Livro é um evento bastante aguardado e de muito sucesso editorial e para fãs da leitura, fazendo parte do calendário de eventos importantes das cidades onde se realizam.

Iremos apresentar a seguir os detalhes e a inovação em 2021 da Bienal do Livro do Rio será evento híbrido.

A Bienal do Livro do RJ

Bienal do Livro do Rio será evento híbrido: saiba mais

DIVULGAÇÃO

A bienal do Livro do Rio de Janeiro é considerada o maior evento de literatura do país e possibilita a participação de grande quantidade de público e expositores em suas instalações, sendo bastante aguardada e concorrida no período em que é realizada.

Esse evento é realizado de dois em dois anos num espaço grandioso com mais de 80 mil metros quadrados, o Centro de Convenções Riocentro, no bairro da Barra da Tijuca, sendo importante como um encontro cultural, literário e educacional para todas as idades e perfis de leitores ou pessoas que despertam para esse maravilhoso mundo.

A Bienal possibilita ainda a aproximação do público com os autores que participam de exposições e debates, e ainda se encontram nos estandes das livrarias, facilitando o contato com os fãs.

E em 2021 a Bienal do Livro do Rio será evento híbrido, em que já se tinha a necessidade de investimentos em estruturas de qualidade. Neste ano, a importância quanto a esse aspecto será ainda maior.

Breve histórico da Bienal do Livro do RJ

Quando se divulga que a Bienal do Livro do Rio será evento híbrido, deve-se considerar a sua história.

Esse evento se iniciou em 1983, nos salões do Copacabana Palace, sendo frequentado por milhares de pessoas para conhecer e celebrar a cultura e a leitura, permitindo uma diversão garantida a todos.

Sempre foi um evento de sucesso de público e vendas e por isso teve de se adaptar a espaços maiores para atender à crescente demanda e que passou a representar um dos maiores eventos literários do Brasil.

A Bienal do Livro do RJ em 2021

Bienal do Livro do Rio será evento híbrido: saiba mais

DIVULGAÇÃO

A Bienal do Livro do Rio será evento híbrido em 2021, sendo possível o acesso a um limite de 50% da capacidade de público no Riocentro para evitar aglomerações.

Neste ano, a Bienal está prevista para ser realizada de 3 a 12 de dezembro e terá a transmissão dos encontros por meio da plataforma Bienal 360º.

Essa data leva em consideração a ampliação da vacinação na cidade e deve ser confirmada ao longo dos meses.

O local possui estacionamento para 7 mil veículos e ampla possibilidade de acesso de ônibus, para facilitar os deslocamentos.

As exigências de acesso presencial em 2021

Como a Bienal do Livro do Rio será evento híbrido, a presença das pessoas será permitida considerando a limitação de acesso, metade da capacidade do local.

Serão implementadas ações para garantir o distanciamento social, e assim o evento será realizado em dois horários compreendidos entre 9 e 15 horas, ocorrendo um intervalo para higienizar o local e retorno das 16 às 22 horas.

A prefeitura também está vinculando a realização do evento somente se toda a população a partir de 12 anos de idade estiver vacinada, para que possam participar da Bienal de forma presencial.

A segurança do evento será bastante rígida, e o espaço coberto abrigará uma parte da exposição, sendo destinados um total de 48 mil metros quadrados para instalação em área externa, tudo para permitir maior tranquilidade a todos.

Certamente serão instaladas coberturas e tendas amplas, para maior abrigo das pessoas.

Com todo o planejamento, certamente a Bienal do Livro do Rio será evento híbrido de muito sucesso.

Uma polêmica na edição anterior da Bienal do Livro do RJ

Bienal do Livro do Rio será evento híbrido: saiba mais

DIVULGAÇÃO

Como todo evento de grande porte e que se destina a despertar um comportamento crítico cultural, diante da realidade em seus vários aspectos de convivência social, a Bienal do Livro sempre traz assuntos e discussões importantes para traçar um perfil do cidadão e dos estágios civilizatórios em que estamos.

Na última edição da Bienal, realizada em setembro de 2019, o então prefeito da cidade do Rio de Janeiro tentou impor censura a uma publicação do evento que abordava a temática infantojuvenil, publicada nos Estados Unidos pela Marvel e que tratava de super-heróis, com o título, Vingadores – A cruzada das crianças.

O Prefeito entendeu que a história trazia conteúdo sexual inadequado para o público infantil, pois em um trecho havia referências a um beijo entre dois personagens.

Os organizadores do evento receberam uma notificação extrajudicial para o recolhimento da publicação, o que gerou intensa reação da sociedade e movimentos de personalidades para a distribuição da obra de forma gratuita.

Em 2021, a Bienal do Livro do Rio será evento híbrido, e dessa maneira com a possibilidade de um maior acesso de público ao evento sendo possível identificar tendências de consumo e comportamentos com maior amplitude e assim permitir que daqui a dois anos esse evento possa ser ainda melhor, usando todos os aprendizados que esse atual formato disponibilizará.

 

Agora você sabe como Bienal do Livro do Rio será evento híbrido A Bienal do Livro do Rio será evento híbrido e bastante importante como forma de manter o evento dentro do calendário cultural da cidade, abrindo inclusive a possibilidade de acesso a pessoas que poderão participar desse evento, mesmo a distância.

Para que isso possa funcionar com qualidade é preciso que os organizadores tenham se preparado com investimentos em equipamentos  de transmissão e qualidade de som e imagem, permitindo que o evento seja um total sucesso e agrade ao público em geral.

Deixe um comentário com sua opinião sobre Bienal do Livro do Rio será evento híbrido e fique à vontade para sugerir temas relacionados a eventos que tenha interesse em conhecer melhor.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39751 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...