Como criar interações orgânicas em evento virtual

Se você tem interesse em conhecer todos os assuntos relacionados à organização de eventos e suas realizações, este artigo traz informações importantes quanto a atitudes que devem ser adotadas para criar interações orgânicas em eventos virtuais. Boa leitura!

Publicado em 02/08/2021

Avalie este Artigo

Os eventos on-line são excelentes formas de manter a participação das pessoas sem interrupção, sendo a opção disponível durante o período da pandemia, com a necessidade de distanciamento social e até mesmo de interrupção dos eventos presenciais.

Porém, um evento de sucesso está relacionado à qualidade de sua infraestrutura de transmissão, como uso de uma plataforma adequada, investir na qualidade e som e imagem , um espaço adequado, a melhor estrutura de suporte , os equipamentos de qualidade, ações de segurança e diversos outros fatores que possam viabilizar a realização do evento.

Um aspecto fundamental é que o evento on-line possa auxiliar as pessoas a se sentirem acolhidas e com liberdade para interagir com as demais pessoas, como o que acontece em um evento presencial.

Nesse caso, devem ser adotadas medidas para que a interação possa ocorrer da melhor forma.

Neste artigo, vamos apresentar formas de como criar interações orgânicas em evento virtual.

A importância da interação em eventos on-line

Para entender como criar interações orgânicas em evento virtual, é preciso entender a importância da interação nos eventos.

Quando as pessoas participam de um evento on-line, pode ocorrer de terem uma certa resistência em acessar o evento, por ficarem com dúvidas quanto à possibilidade de interagir no evento com demais participantes ou mesmo expositores ou atrações do evento, que numa forma presencial pode ser mais acessível para ter um contato maior.

Dessa maneira, a experiência oferecida de forma on-line tem de gerar condições das pessoas se sentirem como se estivessem tendo uma experiência próxima daquela que teriam num evento presencial.

Essa é a definição para se buscar a integração entre todos, e as ações para que isso possa ser oferecido ao público devem ser divulgadas já nos convites para os interessados terem maior incentivo na participação e assim gerar resultados de eventos de sucesso.

Muitas vezes, recorrer a uma assessoria qualificada é uma excelente forma de direcionar a divulgação e mesmo os preparativos para que o evento possa ser realizado de maneira adequada.

E assim iremos apresentar, a seguir, ações de como criar interações orgânicas em evento virtual.

Escolha com cuidado a plataforma mais indicada

Como criar interações orgânicas em evento virtual

PHOTO BY LAUREN MANCKE ON UNSPLESH

Não há como criar interações orgânicas em evento virtual com uma plataforma que não tenha a qualidade adequada.

Existem várias opções de plataformas com qualidade no mercado, porém algumas apresentam características mais amplas que possibilitam maior variedade de condições de interatividade e assim podem auxiliar para que o evento seja mais interessante e que as comunicações entre os participantes sejam mais efetivas.

Procure plataformas que permitam uma conexão mais adequada com os participantes e que disponibilizam recursos inovadores com uma proximidade ao que é oferecido em eventos presenciais.

Crie condições de salas de bate-papo e de discussões mais interativas

Uma boa maneira de como criar interações orgânicas em evento virtual é por meio da disponibilização de salas de troca de ideias e experiências orgânicas em tempo real e com total interação, permitindo que as participações possam seguir uma regra preestabelecida ao lingo do evento.

Inicie o evento com propostas de interações diferenciadas

Como criar interações orgânicas em evento virtual

PHOTO BY TABITHA TUNER ON UNSPLASH

Uma boa maneira de como criar interações orgânicas em evento virtual é usando os recursos que a tecnologia oferece, assim é possível realizar ações de gamificação, promoções de gincanas e sorteios e tudo aquilo que possa ser considerado um diferencial de experiência para os participantes.

Esse processo envolve ainda a maior possibilidade de “quebrar o gelo” e manter os participantes de maneira integrada e com a possibilidade de maior interação.

Crie um processo de intervalos ao longo do evento

Uma das maneiras de como criar interações orgânicas em evento virtual pode ser usando o método de eventos presenciais, com a adoção de intervalos como se fossem coffee breaks.

Esses momentos permitem que se abram janelas de oportunidades para aproximações e contatos ao longo do evento com maior possibilidade de integração dos participantes.

Mantenha um processo de estímulo dos participantes

Uma boa forma de como criar interações orgânicas em evento virtual é que os todos sejam estimulados a manter um relacionamento adequado e que possam se sentir acolhidos para terem suas questões esclarecidas ou mesmo que possam estar mais em contato com grupos que tenham os mesmo interesses.

Dessa maneira, o evento será bem mais interessante e para todos e pode fornecer chances para todos que participam do evento, por meio de respostas a perguntas e temas submetidos aos participantes.

Use recursos de participação ao longo do eventoComo criar interações orgânicas em evento virtual

PHOTO BY GEORGIA DE LOTZ ON UNSPLASH

Essa estratégia visa a maior participação possível entre os participantes e os convidados, sejam palestrantes ou atrações, e que possam propiciar que todos consigam ter uma experiência única e marcante.

Eventos que investem nessa estratégia permitem que os participantes se sintam mais atendidos às suas demandas e com um protagonismo que auxilia a despertar o interesse para futuros eventos.

O ideal é que a plataforma possa manter o contato visual daqueles que estejam interagindo no evento de forma pública ou privada, em salas restritas a participantes por áreas ou assuntos de interesse.

Dar liberdade às pessoas para identificarem as participações mais interessantes a seus objetivos é uma excelente forma de manter todos integrados e conseguir a interação orgânica de todo o evento.

Inclua um processo de avaliação do evento

A interação deve ocorrer durante o evento, porém para que ocorra uma maior participação e avaliação positiva, é importante que sejam feitas ações antes e após o evento.

Quando da divulgação prévia, devem ser apresentados os diferenciais que os participantes terão e que provoquem maior interesse para atrair mais pessoas, além disso, manter contatos posteriores e a possibilidade de avaliações sobre a experiência dos participantes no evento, é uma excelente maneira de identificar oportunidades de melhorias e manter os participantes em contato para eventos futuros.

Fundamental entender que um engajamento adequado e de qualidade deve ser feito por meio de ações amplas do evento e assim causar melhor impressão a todos.

 

Agora você sabe como criar interações orgânicas em evento virtual

Existem ações que devem ser adotadas para ter como criar interações orgânicas em evento virtual, e neste artigo indicamos algumas que podem auxiliar decisivamente para um evento com ótima avaliação. Deixe sua opinião sobre este artigo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39740 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...