Como é a formação para trabalhar com eventos?

O mercado de eventos voltou a crescer, o que é boa notícia, além de excelente oportunidade para os interessados em formação para trabalhar com eventos. Se você é uma dessas pessoas, confira aqui algumas dicas e se prepare para atingir o sucesso. Boa leitura!

Publicado em 21/06/2021

Avalie este Artigo

Uma pergunta passa pela mente de muita gente. ‘Qual a formação para trabalhar com eventos?’

 

Para se tornar um profissional de sucesso na área, sem dúvida são necessárias algumas características essenciais que trarão destaque e reconhecimento. Trata-se de um mercado competitivo que está em constante crescimento e mudança, exigindo do profissional habilidade, criatividade e dedicação para assumir toda a demanda de trabalho, em alto nível.

 

Acompanhe a seguir um pouco mais sobre como se preparar e ter uma boa formação.

 

O que é preciso para ser um bom profissional de eventos

Como é a formação para trabalhar com eventos?

PHOTO BY PABLO HEIMPLATZ ON UNSPLASH

Algumas características importantes para um profissional que deseja trabalhar com eventos são:

 

Muita organização assesoria

A primeira e fundamental característica. É necessário ter o domínio de todo o cronograma de trabalho e das etapas que serão feitas, mantendo o cronograma sempre alinhado e uma boa assessoria.

 

Boa comunicação e relacionamento

É necessário saber se comunicar de maneira assertiva e, ao mesmo tempo, cordial com a equipe, clientes e fornecedores, além de desenvolver um relacionamento afável com todos. Essa é uma característica de ouro.

 

Rede de bons contatos

Como é a formação para trabalhar com eventos?

PHOTO BY XPS ON UNSPLASH

Uma boa rede com diversos contatos auxilia e muito na hora de procurar fornecedores e estabelecer conexões, bem como conseguir indicações para seu evento. Fazer um networking profissional de eventos também é um tópico importante a se considerar, se você deseja se destacar no ramo dos eventos, deve tertambem boas estruturas e equipamentos.

 

 

Habilidades de negociação:

Ser um bom negociador é um trunfo para um profissional de eventos. Essa característica é importante, pois pode ajudar resolver eventuais problemas que surjam durante o evento, principalmente em se tratando de prazos, entregas e fornecedores.

 

Além disso, saber negociar abre portas para novas parcerias e propostas de trabalho. Portanto, fique atento também em escolher um excelente buffet de eventos.

 

Muita criatividade:

Como é a formação para trabalhar com eventos?

PHOTO BY JOANNA KOSINSKA ON UNSPLASH

Para desempenhar a função de organizar eventos é necessário ter muita criatividade, esse pode ser um grande fator de destaque e grande diferencial no mercado, sempre ter novas ideias, conectado com a atualidade e com as tendências e preferências de todos os públicos alcançáveis.

 

O essencial, além de somar todas as características citadas, é ser um profissional aberto a aprender e se aprimorar sempre, buscando estar acompanhar as tendências e atender as demandas.

 

Qual a base de formação para trabalhar com eventos

 

É importante também destacar que o trabalho com eventos não exige formação acadêmica. Contudo, saiba que ter uma formação para trabalhar com eventos é um enorme diferencial e pode auxiliar na entrada nesse mercado, além de possibilitar uma visão mais ampla e diferenciada e aprimorar técnicas importantes que só vão agregar ao conhecimento prático.

 

Além de todos esses benefícios, ter uma formação possibilitará também conhecer e aplicar boas ferramentas que auxiliem e tragam facilidade nas tarefas do dia a dia e otimização de tempo. 

 

Separamos aqui algumas dicas de formação para trabalhar com eventos para você que deseja se preparar corretamente e encarar com confiança o mercado de eventos. Confira só!

 

Primeiramente, é necessário conhecer alguns conteúdos técnicos que se aprendem em cursos livres, graduações e até pós-graduação são: 

 

  • - Estruturar, planejar e organização eventos;
  • - Operação de Eventos;
  • - Segurança em Eventos;
  • - Comunicação e lidar com o público;
  • - Marketing Digital;
  • - Empreendedorismo;
  • - Administração;
  • - Legislação e Ética;
  • - Gestão Financeira;
  • - Análise de Mercado;
  • - Captar recursos.

 

Além disso, outras disciplinas de extrema importância que irão auxiliar os alunos em suas necessidades.

 

E onde encontrar os melhores cursos e melhores instituição que fornecem formação para trabalhar em eventos e que abordem as principais etapas do trabalho realizado em eventos?

 

Antes de sair se matriculando em qualquer escola, é importante saber em que nicho deseja atuar, isso pode vir a facilitar na sua procura e também sua formação para trabalhar em eventos.

 

Separamos algumas boas dicas e uma lista com cursos que podem suprir essa demanda.

 

Organização de eventos

Este curso livre de 180h oferecido pelo SENAC, é uma ótima opção para aqueles que buscam aprimorar todas as etapas da organização de um evento.

 

É uma excelente opção para quem deseja dar os primeiros passos na formação para trabalhar em eventos. Saiba mais no site da instituição.

 

Marketing de eventos

Outro curso oferecido pelo SENAC, de curta duração – apenas 24 horas, oferece um rico conhecimento sobre marketing e tendências de mercado, auxiliando o aluno a traçar estratégias de marketing ao organizar um evento.

 

Trata-se de curso que vale a pena conferir. Saiba mais no site da instituição.

 

Curso técnico em eventos

 

Aos que desejam uma formação mais técnica, uma opção é o curso técnico oferecido pela ETEC – Santa Efigênia, com foco em desenvolver nos alunos as etapas de organização, de modo que ao final, todos recebem certificado de técnico em eventos.

Saiba mais no site da instituição.

 

Especialização em Produção e Gerenciamento de Eventos

 

Esta especialização oferecida pelo SENAC, é uma boa opção para o profissional já formado e que pretende se especializar e se investir ainda mais na formação para trabalhar em eventos.

 

O curso tem duração de 15 meses e é ofertado pela Faculdade Senac – Pernambuco. Saiba mais no site da instituição.

 

Tecnólogo em Eventos

A Universidade Anhembi Morumbi oferece esse curso de tecnólogo aos interessados em aprender como produzir eventos em diversas instâncias, até para órgãos públicos, destacando alguns pontos importantes no currículo como:

 

  • Gestão de pessoas;
  • Captação de patrocínio;
  • Coordenação de projetos etc.

 

O período de curso total é de 4 semestres que podem ser desempenhados nas modalidades EaD e presencial.  Mais informações confira o site da instituição.

 

Com tantas opções para o profissional que deseja uma boa formação para trabalhar em eventos, ficou mais fácil escolher a que melhor se encaixa na sua procura.

 

A maior qualidade e característica do profissional que trabalha – ou deseja trabalhar – com eventos é vontade de aprender e se manter atualizado sempre, e uma boa maneira de conquistar essas duas características é buscando uma formação para trabalhar em eventos, que possa suprir suas necessidades e te ajudar a alcançar o sucesso.

 

Esperamos que essas dicas e informações tenham contribuído de maneira positiva na sua jornada de conhecimento e aprendizado.

 

Se você gostou desse artigo, comente aqui embaixo, você tem alguma dica, ou conhece outro curso bacana? Não deixe de compartilhe com um amigo ou colega de profissão que também está em busca de  formação para trabalhar em eventos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39764 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...