6 dicas de formação para trabalhar organizando eventos

Trabalhar na área de eventos não é tão difícil assim, basta se profissionalizar. Não sabe como se tornar um excelente profissional dessa área? Clique aqui e descubra aqui as melhores dicas de formação para você atuar organizando eventos com sucesso.

Publicado em 30/09/2019

Avalie este Artigo

A área de eventos é grande e você pode trabalhar com isso! Neste artigo falaremos tudo sobre a área de produção e organização de eventos e daremos seis dicas de formação para você trabalhar organizando eventos.

A área de eventos

Os profissionais que escolheram trabalhar organizando eventos têm a tarefa de planejar e executar tudo da melhor forma, garantindo o seu sucesso. Toda organização de eventos conta com etapas, como: escolha do público-alvo, definição do estilo e tema do evento, escolha do horário e da data do evento, escolha e reserva do ambiente, contratação de fornecedores (iluminação, decoração, entre outros), músicos, banda ou DJ, contratação de equipes de limpeza e de segurança e aluguel de brinquedos infláveis para festas infantis.

Os setores de eventos

6 dicas de formação para trabalhar organizando eventos

O setor é ainda maior do que você pensa. Há diversos tipos de eventos e cada um exige diferentes habilidades:

  • Cerimonialista

O cerimonialista é o profissional que organiza casamentos, formaturas, festas de 15 anos, entre outros eventos sociais. Normalmente, essa é uma boa porta de entrada para a área de eventos, que pode organizar casamentos e, por meio disso, se profissionalizar ainda mais com cursos. Esse profissional trabalha com uma equipe formada por ele e seu assistente, que busca organizar eventos, economizando o máximo de tempo possível.

  • Produtor de grandes atrações

Aqui o organizador de eventos trabalha com shows, peças de teatro, festivais de música, apresentações de dança, entre outros eventos artísticos. A produção exige bastante cuidado, principalmente na estrutura e equipamentos do local, pode ser próprio ou terceirizado.

No primeiro caso, a empresa busca contratar atrações e promove o evento com recursos próprios, da maneira que todo o lucro vai para quem organizou. Na produção terceirizada, a empresa é contratada por quem está divulgando o evento, ficando responsável apenas pela organização.

  • Produtor de eventos empresariais e acadêmicos
  • 6 dicas de formação para trabalhar organizando eventos

Esse tipo de evento envolve feiras, congressos, conferências, comemorações internas de empresas e eventos acadêmicos realizados por instituições como faculdades e universidades. Nesse tipo de evento em vez de convidados teremos inscritos e geralmente quando há pagantes, a estrutura de maior porte exige que haja planos de patrocínio. Também apresenta uma programação composta por microeventos, como workshops e palestras. Esse evento é organizado geralmente por empresas que estão há mais tempo no mercado e têm um know-how maior.

  • Empresa de organização de formatura

6 dicas de formação para trabalhar organizando eventos

Diferentemente dos cerimoniais, as empresas de formatura dispõem de equipes numerosas que trabalham em eventos que contam com maior número de convidados. Esse é um mercado mais competitivo e um grande desafio para quem deseja começar na área.

6 dicas de formação para trabalhar organizando eventos

Abaixo, listamos seis dicas de formação para trabalhar organizando eventos. Confira:

1.       Ganhe experiência na prática

Antes de começar a trabalhar organizando eventos, é preciso saber que muitos donos de empresas de formatura, por exemplo, começaram organizar a festa de formatura da própria turma. E uma parte dos cerimonialistas começaram a trabalhar na área depois de acompanharem a organização do seu próprio casamento.

Ganhar experiência na prática é nada mais que "aprender fazendo", este é um verdadeiro mantra dentro da área de eventos, acompanhado de cursos profissionalizantes e de etiqueta e ensino superior.

2.       Tenha espírito de liderança

Quem deseja trabalhar organizando eventos precisa ter espírito de liderança. O produtor de eventos precisa saber como agir em momentos de crise, supervisionar atividades e delegar as funções. Para ter sucesso em um evento é preciso de equipes e fornecedores trabalhando em conjunto, procurando atingir as suas metas.

3.       Vagas em empresa de eventos

Quem se interessa em trabalhar organizando eventos pode também se candidatar a vagas em empresas de eventos para adquirir experiência. Geralmente, as empresas que organizam eventos precisam de profissionais especializados em determinadas atividades. Portanto, contratam sazonalmente montadores, auxiliares, recepcionistas, entre outros tipos de profissionais que podem até vir a compor a equipe fixa.

É uma grande chance para quem começará a trabalhar organizando eventos, pois é assim que melhora tanto o conhecimento sobre o setor quanto o próprio currículo.

4.       Faça um curso de eventos

Para trabalhar organizando eventos é preciso fazer um curso, desde cerimonialistas e palestrantes, até cursos de ensino superior. No curso para cerimonialistas você aprende tudo sobre conceitos de etiqueta, atendimento ao cliente e todos os seus processos.

Os cursos técnicos são oferecidos por instituições como SEBRAE e SENAC e há opções para cerimonialistas e organização de eventos. Cursos de ensino superior oferecem diversas opções que farão parte da rotina do profissional, entre elas os cursos de Relações Públicas e Turismo e até pastas ministradas em cursos como Administração.

5.       Conheça o mercado de eventos

Para trabalhar organizando eventos é preciso conhecer o mercado, que, por sua vez, movimenta mais de 200 bilhões de reais por ano. Pequenas empresas de eventos representam mais de 75% do mercado, e as chances de um profissional eficiente crescer são muito grandes.

6.       Valorize a sua marca

Quando você decide trabalhar organizando eventos é preciso saber como valorizar a sua marca. Para isso você pode procurar recolher e divulgar depoimentos dos seus clientes após a realização de eventos bem-sucedidos, ter uma boa presença na internet (extremamente importante, pois é a vitrine para o mundo nos dias de hoje) compartilhando fotos dos eventos em suas redes sociais, ter um site com seu portfólio, conquistar os clientes com bom atendimento e bem pessoal (ter uma boa relação e respostas rápidas por meio de WhatsApp e e-mail), ser diferente da sua concorrência, procurando sempre inovar usando novas tecnologias e criar novas parcerias e promoções interessantes para oferecer aos seus clientes.

 

Gostou do artigo sobre dicas para você começar a trabalhar na área de organização de eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39621 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...