8 dicas para trabalhar organizando eventos profissionalmente

Já pensou em trabalhar organizando eventos de maneira profissional? Se não, está na hora de começar. Apresentamos tudo o que você precisa para começar o seu negócio de organização de festas, além de muitas dicas para conseguir tudo o que precisa. Confira já!

Publicado em 11/10/2017

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Para saber como organizar eventos é preciso ficar sempre atento às novidades do mercado, se ater aos detalhes e saber tudo o que o cliente deseja. Hoje em dia, as novidades estão a mil por hora e precisamos ficar de olho vivo em tudo. Além disso, é preciso ficar atento, pois os clientes estão cada vez mais exigentes, uma vez que não gastarão o seu dinheiro com algo mal feito. Mas, com tantos detalhes, como trabalhar organizando eventos? Esse é exatamente o assunto do post de hoje!

 

Para trabalhar organizando eventos é preciso seguir algumas regras básicas para ter sucesso. Por isso, defina uma estratégia de empreendedorismo e a siga. Reuniões periódicas, não só com o seu staff, como também com o seu cliente é algo essencial para oferecer o melhor serviço. Assim, as chances de garantir o sucesso do evento são muito maiores. E seu nome passa a ser valorizado, com a satisfação dos clientes.  

 

Veja a seguir 8 dicas para trabalhar organizando eventos profissionalmente.

1.        O desejo do cliente deve ser ouvido

 8 dicas para trabalhar organizando eventos profissionalmente

Ouvir o cliente é uma das regras de ouro que devem ser seguidas à risca, pois trabalhar organizando eventos é, sobretudo, suprir a necessidade que o cliente tem. Por isso, é importante captar exatamente as informações iniciais do seu cliente para oferecer o melhor serviço. Quem trabalha organizando eventos deve ter paciência e dedicação, como em qualquer outro negócio.

 

Se, por algum motivo, não entender corretamente as informações dadas ou perceber que o cliente não está conseguindo se comunicar, tente fazer perguntas direcionadas. Dessa forma, será possível sanar todos os problemas de entendimento e você terá todas as informações necessárias na hora em que estiver organizando eventos.

 

2.        Defina a sua estratégia

 

Depois que ouviu tudo o que o cliente deseja, está na hora de definir bem a sua estratégia, uma vez que cada evento é único. Quem está organizando eventos precisa saber: que tipo de público tem que alcançar, o que será necessário para o evento etc.

 

3.        Cronograma

 

A criação de um cronograma do que deve a ser feito é essencial para ter sucesso no mercado de eventos. Por isso, planejamento é tudo, pois, para trabalhar organizando eventos, é preciso ter planejamento e ser muito organizado.

 

Assim, para definir o conceito do evento com o cliente, é preciso criar, a seguir, um cronograma que deve conter todas as ações necessárias para que o evento ocorra sem imprevistos. Ou seja, para quem está organizando eventos é necessário ter no cronograma todos os prazos estabelecidos, o início do contato e do agendamento com os fornecedores, entre outros.  Assim, com o cronograma em mãos, será possível manter o registro de cada passo dado até o momento do evento.

 

4.        Foco no resultado

 

Para trabalhar organizando eventos é necessário pensar desde a concepção do projeto do evento até a execução. Para isso, o foco no resultado é essencial, então há a importância de ter um conceito muito bem definido, sempre aliando as suas ideias e conceito ao que o cliente deseja. Afinal, tudo o que não desejamos são imprevistos, que podem causar grandes dores de cabeça.

 

5.        Parcerias

 

Para trabalhar organizando eventos é preciso fazer parcerias duradouras e de confiança. Afinal, hoje em dia, contar com parcerias de empresas sérias é muito importante para que o negócio dê certo e prospere.

 

Por isso, é essencial ter fornecedores de qualidade e competentes, pois são indispensáveis. Não podendo se esquecer de que o nome da pessoa que está à frente da organização de evento está em jogo. Então, se alguma coisa sair errado,  é o seu nome que está em jogo. Nunca se esqueça disso!

 

A melhor forma de encontrar bons fornecedores é com um bom networking, sempre pedindo informações de pessoas do meio e pesquisando se são de confiança.

 

6.        Staff

 

Para quem trabalha organizando eventos, sempre deve ter uma equipe para ajudar quando estiver em ação. Por isso, é muito importante ter uma equipe multidisciplinar, além de saber delegar tarefas e responsabilidades para as pessoas corretas.

 

Aliás, não é todo mundo capaz de fazer de tudo, pois cada um deve ser responsável por uma parte específica da organização de eventos de que mais entende. Dessa forma, é possível oferecer o melhor para o seu cliente.

 

Além disso, é impossível apenas uma pessoa dar conta de tudo. Mesmo com um cronograma, agenda, etc. é preciso de ajuda em diferentes pontos.

 

7.        Preze pela qualidade

 

A qualidade de seus serviços deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, preze por sempre ter qualidade. Para ter sucesso ao trabalhar organizando eventos, invista em uma boa equipe, sempre faça parcerias com bons fornecedores, organize o seu tempo. Tudo isso também é essencial, estruturando bem as tarefas de cada um de sua equipe.

 

Quando se está organizando eventos, é necessário ter qualidade e rapidez no atendimento, além de ter a capacidade de realizar coisas e eventos diferenciados, dentro do segmento escolhido.

 

E mais, é preciso ficar atento a regulamentação de cada local em que for organizar eventos, para não ter problemas futuros.

 

8.        Feedback

 

Muitos profissionais não pensam no feedback, mas não pode ser deixado de lado. Porém, para ter sucesso no mercado de eventos é preciso saber se o seu evento foi ou não um sucesso aos olhos do cliente.

 

Por isso, crie, em um e-mail, um formulário simples do Google Forms, com poucas perguntas, mas assertivas para saber o que deu ou não certo pelo olhar do cliente. Pois, se o cliente estiver satisfeito, você está no caminho certo. Mas, qualquer problema que o cliente verificar e falar por meio do formulário, é um ponto que você deve melhorar para todos os outros clientes.

 

Assim, é possível evitar erros futuros quando estiver organizando eventos, independente de que tipo seja.

 

Com certeza, com essas dicas você tem tudo para trabalhar organizando eventos. E para quem está organizando eventos é preciso sempre de atitudes simples, mas cruciais para um bom trabalho.

 

Se você gostou das nossas dicas deixe um recado nos comentários. Se deseja mais informações sobre como trabalhar organizando eventos profissionalmente, comente, pois assim podemos deixar informações valiosas para você, sempre!

 

 

 


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