Como escolher um Buffet para eventos?

Está organizando um evento, quase todas as etapas estão concluídas, falta apenas decidir a escolha do Buffet para o seu evento? Confira aqui as melhores dicas de como escolher o Buffet ideal para o seu evento ser um sucesso.

Publicado em 30/11/2018

Avalie este Artigo

Já tem quase tudo organizado em seu evento e somente falta decidir sobre as comidas e bebidas? Você sabe o que é e como contratar um Buffet? Sabe como funciona a organização de um evento? Nesse artigo falaremos tudo sobre o Buffet e daremos dicas rápidas de como escolher um Buffet para eventos.

Organização de eventos

Como escolher um Buffet para eventos?

A organização de eventos é fundamental para o planejamento de uma festa, cerimônia, reunião, feira ou festival. Nela inclui diversas etapas como a definição de orçamento, estabelecimento de data e horário, escolha do local no qual ocorrerá o evento, contratação de fornecedores, alimentação, decoração, banheiros portáteis, profissionais da saúde, equipe de limpeza e de segurança e contratação de brinquedos infantis em caso de festas que terá a presença de crianças.

O Buffet

Como escolher um Buffet para eventos?

O Buffet é um serviço para servir comidas e bebidas para uma grande quantidade de pessoas. Geralmente, a comida é exposta em mesas para que o participante do evento se sirva sozinho. Mas, também pode ter garçons e maitres para servir os convidados em suas mesas. O Buffet é, portanto, ideal para diversos tipos de eventos assim como casamentos, bailes, coquetéis e até mesmo aniversários.

Os tipos de Buffet são:

  • À francesa: mais refinado e que é ideal para jantares em festas formais. Cada convidado possui o seu lugar definido nas mesas e os garçons passam de mesa em mesa para servi-los;
  • À americana: considerado como o serviço mais fácil e prático onde são montadas mesas largas com diversas opções de comida e o participante pode se servir quanto e quando quiser;
  • Volante: serviço composto por garçons que circulam pelo evento para servir os convidados, oferecendo diversas opções de comidas em pequenas porções;
  • À inglesa: elegante e formal, semelhante ao "à francesa", sendo que nesse tipo de Buffet os garçons usam bandejas para servir os participantes, montando os pratos na hora. O serviço à inglesa pode ser direto (onde o garçom traz a bandeja na mão e serve o convidado à esquerda) e indireto (o garçom utiliza um carrinho para trazer bandejas à mesa com diversas opções de comida).

Como escolher um Buffet para eventos?

Abaixo listamos as oito melhores dicas de como escolher um Buffet para eventos. Confira:

1.       Objetivo do evento

Antes de tudo, uma das principais dicas de como escolher um Buffet para eventos é definir o objetivo de seu evento na hora da organização dele. O que será o seu evento? Uma festa infantil? Casamento? Reunião de uma empresa? Depois disso, é preciso definir o tipo do Buffet que será contratado.

2.       Público-alvo

Saber qual é o público-alvo de seu evento e a quantidade de pessoas que estarão presentes, pois isso influencia na escolha do Buffet e do cardápio, é uma dica de como escolher um Buffet para eventos.

Será um evento destinado apenas para adultos ou também terá crianças e/ou adolescentes? Caso o evento seja apenas para adultos, por exemplo, logo ele poderá ter bebidas alcoólicas. Mas, caso seja destinado para crianças os refrigerantes são ideais.

3.       Horário do evento

Definir o horário do seu evento, pois isso também influencia na escolha do Buffet, é mais uma dica de como escolher um Buffet para eventos. O período da manhã e parte da tarde costuma ser indicado o Buffet tipo coffee break onde são oferecidos alimentos mais energéticos como pães, sucos, iogurtes, café e oleaginosas. Já durante a noite o cardápio precisa ter pratos mais quentes e leves, como sopas, chás, entre outros.

4.       Quantidade de comidas e bebidas

Saber a quantidade correta de comidas e bebidas que serão distribuídas durante o evento para evitar que sobre ou falte algo é outra dica primordial de como escolher um Buffet para eventos. Para isso, você já deve ter em mãos a quantidade de participantes que estarão no seu evento. Por exemplo, se o seu evento tiver as seguintes opções:

  • Salgadinhos de festa: 10 a 15 por pessoa;
  • Carnes e massas: 200g por pessoa;
  • Bolos e tortas: duas fatias por pessoa;
  • Bebidas alcoólicas: uma garrafa para duas pessoas ou 3 a 4 latas por pessoa;
  • Refrigerante: dois copos de 200ml por pessoa.

5.       O que servir?

Definir o que será servido durante o evento é outra dica de como escolher um Buffet para eventos. É muito importante saber quais serão os pratos que estarão incluídos no cardápio do seu evento e saber o que realmente vai agradar o paladar dos participantes.

6.       Lista de possíveis fornecedores

Ter em mãos uma lista de possíveis fornecedores é outro modo de como escolher um Buffet para eventos. É preciso ter em mãos desde fornecedores que você não conhece até aqueles que você já ouviu falar para assim realizar uma pesquisa e conhecê-los antes de contratar um para o seu evento.

7.       Conheça o Buffet antes de contratar

 

Como escolher um Buffet para eventos?

Conhecer o Buffet antes de contratar para evitar qualquer problema no dia do evento é mais uma dica de como escolher um Buffet para eventos. Procure marcar um horário com cada fornecedor e converse com ele, tire todas as suas dúvidas, fale sobre os seus gostos e necessidades. O ideal é não sair de lá até esclarecer todas as suas dúvidas. Procure perguntar sobre os garçons, as louças, o cardápio e, se for possível, marque um dia para fazer a degustação.

Para definir qual Buffet você contratará procure seguir a qualidade do serviço e atendimento, valorize a conexão que sentir com o Buffet, que ele seja perfeito e que combina com o tipo do seu evento.

8.       Contrate com antecedência

Por fim, uma das dicas de como escolher um Buffet para o seu evento é contratar um com antecedência. É recomendado que a contratação seja realizada de seis meses a um ano antes da data do seu evento. Com esse prazo é possível decidir com calma tudo que você deseja em seu evento, além de garantir a data na agenda do fornecedor.

Gostou do artigo falando tudo sobre como escolher um Buffet para eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39392 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...