Como O mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020?

Para quem se interessa por assuntos relacionados à organização e realização de eventos, conheça nossa abordagem sobreas formas como mercado de eventos vem enfrentando a pandemia 2020.

Publicado em 16/10/2020

Avalie este Artigo
4

O ano de 2020 tem sido de imensos desafios para todos os segmentos econômicos, e vários esforços têm sido realizados para que as empresas possam superar esse momento e sobreviver com maior capacidade de realização.

As empresas de eventos vêm sendo bastante afetadas, principalmente quanto à realização de eventos presenciais e que não puderam sofrer um processo de inovação para migrar em eventos on-line.

Vamos apresentar agora como o mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020, com vistas a se adaptar e superar todas as dificuldades que surgiram com esse acontecimento inesperado e que provocou grandes transtornos em todo o planeta.

Um novo cenário durante 2020

Toda a economia sofreu um impacto violento e inesperado neste ano.

Entre os segmentos mais afetados, o mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020, com imensos desafios, pois o modelo de negócios desse ramo estava baseado praticamente em realização de eventos presenciais.

Esse panorama necessitou de uma mudança radical e, em algumas situações, como eventos sociais e de comemorações, foram quase que totalmente cancelados.

Somente restando nessa área, aqueles eventos corporativos, seminários, treinamentos e alguns que foram migrando aos poucos para a realização on-line.

Esse foi um processo que afetou tanto clientes como empresas, por não estarem preparados para uma quebra de paradigma de realização de eventos, tanto em relação à cultura como de infraestrutura possível para a realização de eventos on-line.

Somente no último quadrimestre do ano, algumas liberações de eventos com restrições foram possíveis, dentro das autorizações das secretarias de saúde e governos estaduais e municipais.

Investindo na tecnologia e inovação

Como O mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020?

Com as restrições de eventos presenciais na maior parte do ano, o mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020 adotando soluções tecnológicas e inovadoras para a realização de eventos on-line e que invistam maciçamente em mensagens de segurança para os participantes adotarem em suas rotinas diárias.

Mesmo em eventos sem a presença física de pessoas, há uma grande preocupação a respeito da preservação da saúde dos indivíduos, evitando-se contágio em locais com aglomeração. Eventos vêm sendo um dos mercados mais afetados e que têm precisado se reinventar, reforçando todos os cuidados, enquanto a vacina não chega.  

Inovar em apresentação de eventos vem sendo uma excelente forma de incentivar as pessoas a realizar eventos on-line.

Renegociando eventos

Outra maneira como o mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020 é por meio da renegociação de contratos já assinados e a possibilidade de fornecer novos formatos e descontos nos preços acertados, além de remarcações para datas futuras, em 2021.

O ideal é que se mantenham as possibilidades de realização dos eventos para que a empresa não sofra maiores impactos financeiros, por muitas vezes ter antecipado valores a fornecedores, sem que pudesse prever a situação de 2020.

A renegociação tem contemplado tanto clientes com fornecedores e é preciso a união e compreensão de todos, pois a situação não decorreu de erros ou problemas de execução de parte das empresas, mas sim de uma situação de emergência mundial de saúde.

Investindo em atender às normas de segurança

Como O mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020?

Com muita criatividade, e atendendo às determinações das autoridades, o mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020 para se manter em atividade, precisa cumprir padrões de segurança nos momentos presenciais, quando possível.

Entre as determinações de eventos presenciais, que já estão sendo permitidos no quarto trimestre de 2020, estão o uso de máscaras, dispor de higienização mais constante, uso de álcool em gel, distanciamento social e limitação de convidados.

Além disso, é preciso avaliar bem o espaço do evento e todas as determinações de limites de horários e acesso ao local.

Nesse caso, os convites devem estabelecer, com bastante clareza, os procedimentos de acesso.

Em alguns casos, disponibilizar máscaras nos locais tem sido uma prática cada vez mais comum.

Selecionando parcerias

Como O mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020?

Selecionar parcerias e treinar equipes de prestadores de serviços são aspectos fundamentais no retorno aos eventos presenciais como é o caso de serviços de Buffet, músicos e pessoal de apoio.

Importante definir os critérios de treinamentos de segurança e atendimento aos clientes para que sua empresa transmita sensação de segurança e conforto a seus colaboradores, clientes e fornecedores.

Perspectivas de mercado

O mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020 já com preocupações com 2021, pois a economia tem previsão de números bastante impactantes de perdas nesse ano e que seguirão atingindo anos seguintes.

Dessa forma, a recuperação deverá ser mais lenta e afetará todos os setores, porém a perspectiva de maior conhecimento da doença, descoberta de novos tratamentos e de uma vacina durante o próximo ano trazem uma esperança maior ao mercado de eventos.

Percebe-se uma demanda reprimida forte e que deve contribuir muito para melhorar o mercado de eventos, por esse motivo as empresas devem se preparar para uma retomada futura e a contratação de uma assessoria que possa auxiliar nesse processo é muito bem vinda.

Além disso, investir em eventos on-line será uma excelente maneira de manter seus clientes participando com segurança de eventos.

 

Conclusão: mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020

Assim como toda a economia, o mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020 com muitas dificuldades, grande quantidade de empresas encerraram suas atividades e muitas vêm tentando superar seus desafios com inovações e adiamentos, para que se mantenham as atividades já contratadas em momento futuro.

As perspectivas de eventos presenciais já começaram a ter um ambiente de negócios alterado, com a adoção de cuidados e precauções que podem auxiliar a realização de eventos mais limitados, porém com uma retomada mais segura.

O principal é estudar formas de realização de eventos seguras e atendendo às determinações das autoridades, visando manter seus negócios em funcionamento, enquanto a pandemia segue afetando a vida de todos.

Deixe um comentário com sua opinião sobre este artigo sobre mercado de eventos enfrenta a pandemia 2020 e fique à vontade para sugerir temas relacionados a eventos que você tenha interesse em conhecer melhor.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39978 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...