Como será o futuro do setor de eventos no Brasil

Se você se interessa por informações sobre o segmento de eventos, vai gostar de ler a respeito da perspectiva do setor de eventos no Brasil. Tenha uma boa leitura!

Publicado em 29/01/2021

Avalie este Artigo

A pandemia de COVID-19 afetou todos os segmentos da economia e a vida das pessoas em todo o planeta.

O segmento de eventos mostrou levantamentos apontando que o setor foi atingido em 98% de suas atividades, impactando aproximadamente 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados.

O segmento representa 4,32% do PIB do país, porém quase 60% das empresas desse setor encerraram suas atividades, envolvendo produtores de eventos, equipes de apoio, técnicos, pessoal do ramo artístico e espaços de realização de eventos.  

Com uma situação desse nível, é de se esperar que os próximos anos sejam de recuperação lenta e gradual dos negócios, porém alguns fatores influenciarão nessa expectativa, que podem auxiliar a manter uma recuperação mais consistente.

Vamos descrever o que se espera para o futuro do setor de eventos no Brasil.

A necessidade de imunização em massa para a retomada de eventos presenciais

Como será o futuro do setor de eventos no Brasil

A maior recuperação do setor de eventos presenciais de grande porte está relacionada ao resultado da imunização em grande escala da população. Somente assim eventos desse tipo poderão ser retomados com maior tranquilidade e acesso de mais pessoas participando dos eventos presenciais.

Enquanto esse objetivo de imunização coletiva não ocorre, o segmento de eventos em 2021 terá de ajustar seus modelos de realização de eventos e observar os protocolos de segurança e limitação de participação do público nos eventos presenciais.

A boa notícia é que o próprio público aderiu a modelos de eventos on-line e híbridos e manteve uma audiência em transmissões pela internet, com modelos de doações e compras de ingressos virtualmente.

Esse fato possibilitou que as empresas de organização de eventos possam investir em criatividade na realização de eventos e manter suas realizações em formatos mais inovadores, que persistirão em 2021.

Um ano de ajustes

Dentro da nova realidade que se impôs ao longo de 2020, as empresas têm investido cada vez mais em eventos comemorativos com participação de menor número de pessoas e disponibilização de alternativas de oferecimento de produtos e serviços em domicílio.

Outra área que sofreu ajustes para se manter em atividade foi o maior incremento de eventos corporativos e de festivais com formato on-line.

Houve a necessidade de mudar a gestão e o formato dos negócios e a readequação de custos e parcerias para poder continuar em suas atividades sob um novo estilo de prestação de serviços aos clientes.

Para 2021, a experiência com a realização de novos modelos e demandas será fundamental para manter e aumentar a participação do setor de eventos.

O retorno de eventos presenciais

O futuro do setor de eventos no Brasil está sendo formado pela retomada mais lenta dos eventos presenciais, porém também pela mudança de eventos em novos formatos e que trazem uma possibilidade de manter os negócios.

A retomada está sendo impactada por novos casos de infecção e o surgimento de variações mais contagiosas do vírus, que podem trazer insegurança para as pessoas participarem de eventos físicos.

De qualquer forma, a adoção de medidas de segurança  passaram a ser necessárias tanto no aspecto da segurança física de eventos e de compromisso com controles de distanciamento, quanto de acesso e de uso de máscaras, limpeza e recursos de higienização, que serão imprescindíveis a partir de agora e por muito tempo.

A necessidade de manter os cuidados para evitar o contágio

Como será o futuro do setor de eventos no Brasil

Para garantir o futuro do setor de eventos no Brasil, as medidas de prevenção serão mais exigidas – com punição prevista – por parte das empresas e dos participantes de eventos híbridos ou totalmente presenciais.

Por exemplo, há cuidados com a informação que devem constar dos convites, assim como a assessoria para assegurar proteção de frequentadores.

Além disso, é importante manter músicos  e pessoal de apoio como garçons e todos os profissionais envolvidos com condições de proteção adequadas.

A segurança também se faz necessária quanto aos eventos on-line, para evitar ataques de hackers e até mesmo a interrupção das transmissões por falhas em conexões e qualidade.

Maior impacto de eventos híbridos

O futuro do setor de eventos no Brasil está diretamente relacionado também a possibilidade de realizar eventos híbridos e que atraiam uma participação limitada, porém com maior interesse pela presença nos locais dos eventos e com a possibilidade de manter uma interação maior.

Nesse modelo é possível manter o interesse naquela parcela de público que participa de eventos on-line, mas deseja ter experiências de participação presencial.

Eventos híbridos são uma excelente maneira de manter os negócios em crescimento em 2021.

Uso de recursos tecnológicos

Como será o futuro do setor de eventos no Brasil

Os investimentos em novas tecnologias serão necessários e fundamentais para contribuir para o futuro do setor de eventos no Brasil.

Os eventos on-line deverão seguir o caminho de usar os recursos mais modernos de realidade aumentada e de inteligência artificial, com maior interação entre os participantes de maneira segura.

Adotar estruturas que permitam transmissões de última geração certamente serão um diferencial importante para o segmento de eventos.

Conviver com menor número de participantes em eventos presenciais

O futuro do setor de eventos no Brasil passa por uma mudança radical de participação de público nos eventos presenciais.

Com aumento de apresentações on-line, muitas pessoas passaram a ter um interesse maior por esse tipo de evento, inclusive para manter de forma reduzida as chances de contágio.

Além disso, as exigências sanitárias de limitação de acesso de pessoas aos locais e o uso de equipamentos de proteção impedem que os eventos possam ser realizados com maior liberdade de participação, necessitando de uma organização e cumprimento das exigências de forma segura.

Eventos presenciais em locais previamente adaptados a novas exigências de segurança e saúde

O futuro do setor de eventos no Brasil está relacionado a escolha de locais adequados, assim espaços maiores e mesmo salões de festas devem ser adaptados quanto ao acesso e participação do público.

 

Conclusão: futuro do setor de eventos no Brasil

O futuro do setor de eventos no Brasil está relacionado diretamente a maior segurança das pessoas em participar de eventos futuros e de uma nova forma de acompanhar as iniciativas que serão promovidas em 2021 e nos anos seguintes.

Dessa maneira, é importante inovar e ser criativo para organizar eventos e atrair o interesse e a participação do público com oferta de eventos de diversas formas de comparecimento – seja on-line ou presencial.

Certamente o mercado e o consumidor se ajustarão a essa nova realidade e permitirão que o setor de eventos possa superar um momento de mudanças profundas nos negócios e na convivência social.

Deixe sua opinião sobre este artigo futuro do setor de eventos no Brasil. Até a próxima!

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39753 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...