O que pode acontecer com o setor de eventos no Brasil pós-pandemia

O setor de produção e organização de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID-19. Conhecer as previsões do que ocorrerá com o setor de eventos no Brasil pós-pandemia pode ajudar a sua empresa a atravessar este período. Boa leitura!

Publicado em 23/08/2021

Avalie este Artigo

O setor de eventos foi, sem dúvidas, um dos ramos mais afetados pela atual pandemia de COVID-19. Então, fica a questão: como será o setor de eventos no Brasil pós-pandemia?

As medidas de contenção contra o vírus, que priorizavam, sobretudo, o distanciamento social, tornaram impossíveis a realização de eventos dos mais diversos tipos: feiras de negócios, casamentos, festas, reuniões, entre outros.

Por outro lado, novas possibilidades de atuação surgem no horizonte no ramo: os eventos on-line, como as famosas lives que se popularizaram fortemente durante o último ano, propiciaram chances de crescimento àquelas marcas já posicionadas no espaço digital. Além disso, foram inaugurados novos postos de trabalho.

Agora, embora assistamos ao avanço da vacinação contra a COVID-19 no Brasil e no mundo, vemos também a ascensão de novas variantes do vírus que, apesar de igualmente letais, apresentam maior potencial de contágio comunitário.

A partir desse panorama, pensar o que acontecerá com o setor de eventos no Brasil pós-pandemia é imprescindível para planejarmos nossas atividades e processos de trabalho futuros.

Se você pertence ao ramo de organização e produção de eventos e busca saber os próximos passos do setor de eventos no Brasil pós-pandemia, este artigo foi feito para você. Boa leitura!

O que pode acontecer com o setor de eventos no Brasil pós-pandemia

PHOTO BY CLAUDIO SCHWARZ ON UNSPLASH

Desafios

Como mencionamos anteriormente, as empresas do ramo de eventos já posicionadas no espaço digital se beneficiaram fortemente do sucesso das lives e videoconferências, que se popularizaram durante a pandemia, em decorrência das medidas de distanciamento social e quarentena. Então, equipes de:

Conseguiram manter seus negócios financeiramente saudáveis.

Apesar do sucesso dessa alternativa, nos deparamos também com as limitações do formato: além de suas restrições, a saturação do modelo e a falta da experiência presencial aponta que, embora os eventos on-line não vão desaparecer de nossas vidas, seu sucesso foi momentâneo.

Porém, como o cenário do setor de eventos no Brasil pós-pandemia ainda é nebuloso, vale a pena aprender e conhecer sobre as diversas plataformas e funcionalidades disponíveis para a realização de eventos on-line, para que a sua empresa não fique completamente fora desse setor.

Nesse momento, a realização dos eventos em modalidade híbrida, que contam com características de ambos os modelos – presencial e on-line – demonstram-se altamente potentes, beneficiando-se dos melhores aspectos de ambos os formatos e ainda aquecem nichos como os de: salão de festas; segurança e música ao vivo.

 

Perspectivas

O que pode acontecer com o setor de eventos no Brasil pós-pandemia

PHOTO BY FÁBIO LUCAS ON UNSPLASH

Embora assistamos ao afrouxamento das medidas de contenção contra o vírus da COVID-19, em decorrência sobretudo da evolução da vacinação no Brasil, o futuro da pandemia segue incerto no país.

Esse clima de incerteza é fortalecido pelo surgimento de novas variantes, como a Delta, mais transmissível que o vírus original.

Além da variante Delta, demais mutações do vírus têm atingido aqueles que ainda não foram vacinados.

Ao mesmo tempo, as pessoas imunizadas nos primeiros meses de 2021, estarão gradualmente perdendo a imunização garantida pelas vacinas, tornando-se necessária a aplicação de uma nova dose de reforço imunológico.

Ainda, especialistas em saúde e infectologia de todo o mundo afirmam que o mundo terá de aprender a conviver com a pandemia, uma vez que os governantes não estão agindo de modo a erradicar efetivamente o vírus.

Por outro lado, a atuação conjunta das entidades do setor, na elaboração de projetos e políticas para o desenvolvimento do setor e sua recuperação econômica, não parece ter surtido avanços significativos.

 

Estratégias

O que pode acontecer com o setor de eventos no Brasil pós-pandemia

PHOTO BY ALIN LUNA ON UNSPLASH

Pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) buscaram levantar quais as medidas dos empresários do setor de eventos para sobreviver a este momento.

Visando a retomada dos negócios, um terço dos empresários estão aprimorando técnicas e práticas em gestão. Um quarto dos entrevistados está investindo nos canais de comunicação, fortalecendo relações com o consumidor.

Essas medidas incluem ainda a continuidade da capacitação de funcionários e colaboradores, especialmente a partir de novas tecnologias de aprendizagem.

Como já mencionado, os eventos híbridos ainda se demonstram altamente potentes para agregar público e satisfazer às necessidades dos organizadores e patrocinadores.

Embora a possibilidade de networking e de maior aprofundamento em alguns tópicos seja permitido de modo mais simples nos eventos do tipo presencial, os eventos híbridos podem se beneficiar de recursos disponíveis nas várias plataformas digitais.

Trata-se de uma tendência já existente nos tempos anteriores à pandemia e que podem continuar, uma vez que agregam os principais benefícios de ambas as modalidades de eventos.

Além disso, outra sugestão para o setor de eventos no Brasil pós-pandemia é manter o contato com patrocinadores, fornecedores e parceiros. Em caso de débitos, negocie também a extensão de prazos e redução de juros junto aos bancos e demais instituições credoras.

Estudar possibilidades de manutenção dos aportes financeiros e das modalidades de parcerias já em curso poderá dar o fôlego necessário ao seu negócio para ultrapassar a pandemia.

 

Conclusão sobre o que pode acontecer com o setor de eventos no Brasil pós-
-pandemia

Neste artigo, trouxemos um breve panorama das transformações ocorridas no ramo de eventos e o panorama para o setor de eventos no Brasil pós-pandemia.

A partir disso, foi possível elencar desafios, perspectivas e estratégias capazes de assegurar às empresas do setor a chance de sobrevivência, dado que ainda nos encontramos no curso da pandemia.

É possível perceber que a palavra de ordem para o setor, durante esse período, foi reinvenção: sem a transformação dos processos de trabalho priorizados até então, não seria possível a continuidade dos serviços durante a pandemia.

Assim, torna-se indispensável pensar sobre o futuro do setor de eventos no Brasil pós-pandemia, de modo que sua empresa se encontre preparada para atravessar possíveis obstáculos e manter-se firme no mercado.

Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo "O que pode acontecer com o setor de eventos no Brasil pós-pandemia". Não se esqueça de nos deixar o seu feedback, nos comentários, abaixo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39751 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...