Como setor de eventos vence crise com tecnologia?

Se você tem interesse em assuntos relacionados a organização e realização de eventos, deve acompanhar a nova perspectiva de mercado, com a realização de eventos com maior uso de tecnologia, estrutura e segurança de dados.

Publicado em 03/03/2021

Avalie este Artigo
3

O segmento de eventos sofreu grande impacto com a pandemia de COVID-19 por restrições à realização de eventos presenciais e, assim, teve de se adaptar quanto à realização de eventos on-line.

Esse novo cenário exigiu que as empresas investisse com maior empenho em buscar soluções de estruturas , equipamentos , adaptação de espaços , investimento em segurança de dados.

Nesse novo cenário, a retomada de eventos presenciais pode utilizar as alternativas inovadoras para organizar eventos híbridos que, muitas vezes, recorreram a assessorias  especializadas em organizar eventos nesse novo conceito, com transmissões e filmagens ao vivo, que exigiram maior planejamento e profissionalismo.

Vamos apresentar, neste artigo, como o setor de eventos vence crise com tecnologia, segurança de dados e estrutura, fazendo com que eventos sejam mais interessantes e possam facilitar a integração de frequentadores, dentro do novo cenário.

A pandemia como necessidade de inovar em eventos

Como setor de eventos vence crise com tecnologia?

Photo by Tiler Lastovich on Unsplash

O segmento de eventos foi um dos que mais vem sofrendo impacto com a pandemia, com uma situação que passou a ser crítica logo no início e se agravou ao longo do biênio 2020-2021.

Algumas empresas já atuavam na área de eventos on-line e fez com que ampliassem seu leque de atuações, com oferta de festas e shows on-line. Outras tiveram que se adaptar e conseguir se aprimorar para ingressar nesse novo mercado de uso da tecnologia para a realização de eventos.

Com a retomada de eventos presenciais a experiência em novos modelos foi adaptada a esse tipo de evento e se passou a adotar formatos híbridos, que proporcionaram a presença dos participantes ou situações de participação on-line.

Com a necessidade de adotar medidas mais restritivas a partir de 2021, e a ampliação das dificuldades, certamente o setor de eventos vence crise com tecnologia, estrutura e segurança de dados, que deverão receber maior atenção e investimentos das empresas do setor.

Um novo contexto de negócios

Como setor de eventos vence crise com tecnologia?

Photo by Kushagra Kevat on Unsplash

Com base na situação identificada, o setor de eventos vence crise com tecnologia e, consequentemente, a adoção de ambientes virtuais de qualidade, com ampliação da participação do público deve ser feita, seja voltado para poucas ou grandes contingentes de público.

Além disso, vem sendo possível ampliar a realização dos eventos sem barreiras físicas, o que expande a base de clientes e assim se conseguem maiores ganhos.

Dessa forma, está ocorrendo uma verdadeira transformação na forma como os eventos são realizados, deixando para trás uma realidade de contato físico para uma outra maneira de participação que conjuga a participação presencial e a virtual, sem a perda da qualidade do evento.

Algumas empresas se reinventaram com as dificuldades impostas pela pandemia e, assim, se mantiveram em operação e até com crescimento.

A adaptação necessária das empresas

Como setor de eventos vence crise com tecnologia?

Photo by Hans Vivek on Unsplash

Muitas empresas fora da área de eventos foram favorecidas com esse novo cenário e começaram a ser incentivadas a participar e oferecer serviços de apoio em sistemas digitais e novas experiências em realização de eventos on-line, adaptando, inclusive, esse tipo de atuação para eventos presenciais.

O foco tem sido agregar valor a experiência do participante, seja em eventos presenciais ou on-line e motivam a interagir de maneira mais intensa e sair com uma experiência inovadora dos eventos em que participem.

Nesse aspecto, as novas tecnologias aplicadas puderam auxiliar não só para que o setor de eventos vence crise com tecnologia; assim como diversas outras empresas parceiras tiveram a chance de entrada ou melhorar seus negócios, com a busca de processos inovadores.

Os investimentos que serão necessários

O setor de eventos vence crise com tecnologia, além de ter de investir em estrutura e na parte de segurança de dados.

Essa é uma nova maneira de atuar e requer bastante empenho e determinação dos empresários que atuam com a organização de eventos e a parceira com empresas que possam trabalhar sempre com soluções criativas para seus negócios.

Vamos apresentar como esses três fatores tecnologia, estrutura e segurança de dados podem ser percebidos nessa nova configuração de eventos.

Tecnologia

O setor de eventos vence crise com tecnologia e para isso é importante entender qual o público que se deseja alcançar e investir em soluções que estejam de acordo com a busca desse público, por informação, diversão e qualidade.

As soluções tecnológicas de som, imagem e transmissão vêm sendo, a cada dia, aprimoradas e, por isso mesmo, é importante que sejam conhecidas as oportunidades que o mercado oferece, para garantir eventos com a mais alta performance.

O uso da realidade virtual permite uso de recursos de iluminação e truques de transmissões inacreditáveis e assim causar um impacto bastante positivo e participação com maior interesse.

Estrutura

Usar plataformas de ótima qualidade e que possam atender as necessidades de acesso e realização dos eventos é uma necessidade para que possamos afirmar que o setor de eventos vence crise com tecnologia e estrutura.

Cuidar da interface para que seja amigável com interessados em participar dos eventos; assim como espaços e toda a parte de iluminação e som são fundamentais para despertar interesse e ter um evento de qualidade.

Outro fator importante é ter uma velocidade de conexão adequada para que o evento, sendo online possa ser apreciado sem riscos de quedas de transmissão ou falhas na comunicação.

Além disso, usar a robótica como aliada em manter um estúdio mais enxuto equipe de apoio e com maior segurança na transmissão é um fator diferencial para eventos.

Segurança de dados

E a segurança de dados é um dos fatores mais importantes para que possamos garantir como o setor de eventos vence crise com tecnologia.

O uso de novos métodos digitais exige que a segurança antes somente vista como a presença física de vigilantes ou pessoal de apoio, seja também adotada para evitar fraudes e perda de dados, assim como acessos indevidos a seus eventos, tanto presenciais como online.

A preocupação com a segurança digital é algo bastante correta e deve ser bem elaborada para evitar que a empresa e os participantes possam sofrer riscos, antes, durante e depois dos eventos.

 

Conclusão: setor de eventos vence crise com tecnologia

Certamente o setor de eventos vence crise com tecnologia, estrutura adequada, qualificação de mão de obra e investimento em segurança digital.

Nesses novos tempos e com aprendizado adquirido ao longo da pandemia será possível investir em novas tecnologias e efetuar eventos com maior criatividade, interação e usando meios digitais mais modernos.

Aproveite e deixe um comentário com sua opinião sobre o tema setor de eventos vence crise com tecnologia.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...