Como usar interatividade em eventos de sucesso?

Se quiser entender sobre realização de eventos híbridos ou que sejam presenciais e até mesmo totalmente on-line, é importante conhecer o que está sendo desenvolvido para provocar um elemento importante nos participantes: a interatividade. Boa leitura!

Publicado em 08/03/2021

Avalie este Artigo
1

Nunca foi tão necessário investir em interatividade como atualmente, isso porque as pessoas, com o uso das redes sociais, participam e interagem com outras pessoas.

Na área de eventos isso tem se mostrado um fator fundamental para que sejam realizados com sucesso a atraiam cada vez mais participação.

Como as mudanças observadas no mercado fez crescer a quantidade de eventos on-line, a interatividade nesses eventos já é uma necessidade, porém os eventos híbridos ou presenciais também estão exigindo uma mudança para atrair mais pessoas.

As empresas acabaram tendo que investir em estruturas e equipamntos  de alta complexidade para poderem obter o máximo de interatividade em seus eventos.

Além disso, os espaços destinados a realização dos eventos devem ser adequadamente preparados com coberturas e que possam abrigar com conforto e  segurança que aliás deve ser uma preocupação em eventos on-line também.

Assim, é importante contar com a assessoria de empresas que possam contribuir com orientações e preparação do seu evento de forma adequada e com qualidade.

Neste artigo, vamos apresentar dicas de como usar interatividade em eventos, contando com um bom planejamento e a tecnologia para auxiliar você.

Como funciona a interatividade em eventos?

Os tempos mudaram e, se antes a comunicação era feita de forma mais restrita, sem uma interação entre as empresas e seus clientes, atualmente a interatividade se tornou uma forma de conseguir maior participação de um evento.

A aproximação que as redes sociais permitiram com a inclusão e a possibilidade de interagir entre diversos grupos, fez com que o comportamento e as exigências dos consumidores passassem a ser em outro nível de comunicação, mais inclusiva.

A contribuição dos participantes é fundamental para atrair seguidores e conseguir maior sucesso de uma empresa que trabalhe com eventos – e também para negócios de outros segmentos.

E como usar interatividade em eventos passa a ser um fato de muita importância para que a marca seja reconhecida e inovadora.

Como usar interatividade em eventos

Para que se possa conseguir que um evento seja o mais interativo possível, é importante seguir alguns conceitos básicos que possam viabilizar esse objetivo, como o planejamento, o investimento em inovação e criatividade, o conhecimento do público e também disponibilizar um espaço, seja físico ou digital, e tecnologia adequada para que se possam ter os resultados desejados.

É preciso atrair a atenção dos participantes motivando-os para serem elementos importantes na realização do evento e não simplesmente meros espectadores.

Definir as formas e os recursos para atingir esses objetivos é um passo fundamental de planejamento que deve ser bem estabelecido e que possa atender a alguns fatores críticos de sucesso, como:

  • usar os melhores recursos de divulgação do evento, destacando seus diferenciais;
  • estabelecer possibilidade de acesso aos convidados e atrações apresentadas no evento; e
  • manter bons mediadores que possam ser viabilizadores das participações.

Dicas de como usar interatividade em eventos

A seguir, apresentaremos alguns exemplos de como usar interatividade em eventos, para que possa servir como uma relação básica para buscar a melhor interação, considerando as características do evento que será realizado.

Ø  Utilize a tecnologia

Não há como usar interatividade em eventos sem o uso da tecnologia a seu favor para viabilizar a aproximação e maior interação entre os participantes e sua empresa.

Investir em equipamentos e plataformas de alta performance e resolução permite que se criem ferramentas bastante interessantes para gerar interesse e participação de todos.

Ø  Use totens

Ao longo do evento presencial ou híbrido disponibilize totens que permitam a participação das pessoas.

No caso de eventos on-line, esses tipos de acessos podem ser feitos por janelas e pop-ups que façam com as pessoas tenham como como usar interatividade em eventos.

Ø  Promova jogos e desafios

Como usar interatividade em eventos de sucesso?

Uma boa forma de como usar interatividade em eventos é se utilizar de jogos.

Essa estratégia está em linha com uma realidade presente em todas as pessoas que usam a tecnologia digital, pois sempre são atraídas para participarem de jogos e desafios on-line, e assim tem grande possibilidade de aumentarem a interação no evento.

Ø  Invista em quizzes

Como usar interatividade em eventos de sucesso?

Photo by Georgia de Lotz on Unsplash

Outra maneira de como usar interatividade em eventos é se utilizar de um programa de quizzes com premiações ao final, gerando uma competitividade saudável entre os participantes e aumentando o interesse em vencer obstáculos ao longo do evento.

Ø  Faça uso da realidade aumentada

Como usar interatividade em eventos de sucesso?

Photo by CX Insight on Unsplash

Usar as mais modernas inovações tecnológicas para benefício dos participantes é uma excelente maneira de se ter como usar interatividade em eventos.

A realidade virtual e aumentada apresenta uma maneira bastante interessante de conseguir que seu evento seja um referencial de criatividade e que deixe uma experiência bastante marcante nos participantes.

Ø  Invista em bandas de sucesso

Uma maneira de sucesso de como usar interatividade em eventos é aproximar os participantes de seus ídolos e assim manter uma interação organizada entre os músicos e outras celebridades com o público.

Ø  Crie oficinas interativas

Essa é uma estratégia que visa manter o interesse dos participantes e conseguir grande sucesso de interação entre eles e seu evento.

É possível criar ciclos de debates, assim a participação de todos será muito maior e despertará maior interesse em comparecer ao seu evento.

Ø  Disponibilize eventos artísticos

Manter artistas como atrações paralelas ao evento é uma grande oportunidade para obter a interação de todos.

Conseguir a apresentação de grupos teatrais, disponibilização de artistas gráficos que possam criar caricaturas e até mesmo idealizar pequenas histórias com os participantes é uma maneira interessante de obter maior interatividade.

Normalmente essa técnica é usada por empresas para viabilizarem treinamentos e podem ser adotadas para incrementar a interatividade em seus eventos.

Como usar interatividade em eventos: a resposta

Vimos como usar interatividade em eventos e a importância de investir nesse processo para que seu evento possa ser reconhecido de forma diferenciada e considerado um sucesso.

Assim você conseguirá elevar a sua marca a outro patamar de competitividade e conseguirá que as pessoas tenham interesse em buscar novos eventos.

Deixe um comentário com sua opinião sobre este artigo a respeito de como usar interatividade em eventos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39750 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...