Docinhos e talento

Publicado em 23/11/2012

Avalie este Artigo
5

 

Trabalhar com doces artesanais sempre atrai boa clientela. Principalmente se forem usados apenas ingredientes de primeira linha, garantindo assim, o sucesso e a qualidade da sua festa.  Fazer com que cada momento comemorado se transforme numa doce lembrança é a missão de muitas empresas do segmento.

Oferecer um trabalho personalizado, elaborado com muito cuidado, faz com que suas expectativas aconteçam exatamente do jeito que você sonhou!

Sucesso com doces artesanais

Construir um negócio do nada é uma ideia que muitos candidatos a empresários têm. Mas, às vezes, esta ideia pode passar para uma etapa mais real, quando há certas doses de arrojo e pé no chão. Criar seu próprio trabalho quando não se vê perspectiva é uma saída para muitos empreendedores brasileiros.  

Começar a trabalhar com doces caseiros, muitas vezes usando o que se aprendeu com a  mãe, na infância, é um recurso bastante comum e rentável. Nada em seu início é fácil e para conquistar definitivamente o cliente, optar pela simpatia pode ser uma estratégia viável. ‘Experimente apenas um’ é assim que muitas doceiras ou doceiros começavam o dia no início do projeto. E, em geral, a simpatia se revertia em venda.

Lúcia Teles obteve seu grande cliente, dono de um supermercado do interior do Paraná, dois anos depois de ter iniciado seu trabalho. Depois de bater em muitas portas, ela conseguiu a atenção desejada. “Ele queria doces mais finos e em grande quantidade eu não tinha quem me ajudasse, mas fui atrás e consegui fazer depois de angariar mais duas sócias”. A parceria deu certo e foi o primeiro impulso importante para solidificar o negócio. Ainda assim, consciente de que tinha muito a aprender, a recém empresária buscou conhecimento e informação.

O depois

Decisões importantes como a formalização do empreendimento, a compra de um galpão e a montagem de uma fábrica, foram estudadas e muito pensadas. Lúcia revela que frequentou vários cursos do Sebrae e esta intensa programação trouxe conhecimentos à empresária sobre vários aspectos do negócio. “No começo, eu queria fazer tudo sozinha. Achava que ninguém poderia fazer melhor que eu”, lembra. “Com o tempo, me dei conta de que meu negócio tinha um potencial e precisava delegar funções.”, recorda. “Estes cursos me fizeram acreditar que tinha um bom negócio e que tudo daria certo”, finaliza.

doce.jpgFoto: Dolce Arte

Nichos

Outro exemplo vem de Ubatuba (SP). Há 27 anos, Célia Parodi e sua filha Marília Parodi fundaram a fábrica de doces Tachão de Ubatuba.

Inicialmente as atividades da fábrica funcionavam num pequeno quintal, ali se produziam as mais deliciosas bananinhas, compotas e geleias usando somente frutas selecionadas e açúcar cristal com o propósito de fabricar doces caseiros a partir de ingredientes naturais oferecendo produtos saborosos e de qualidade. As primeiras ferramentas utilizadas foram confeccionadas artesanalmente por Giovanni Parodi, um dos pioneiros da fábrica.

Atualmente a marca Tachão de Ubatuba tonou-se um nome forte no segmento de doces caseiros, tendo como principal produto o doce de banana nas variações : Bananinha Original, Bananinha sem Açúcar e Bananinha coberta com Chocolate.

Sua produção não seria possível sem os mais de 40 funcionários e a comercialização é feita no varejo através de duas lojas de fábrica e seus distribuidores que atendem alguns estados como: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina.

Esta sólida estrutura está em constante evolução visando garantir sempre uma experiência surpreendente de sabor para aquele é a principal razão da fábrica existir, claro o consumidor.

Degustação

Algumas empresas que trabalham no ramo oferecem a oportunidade de mostrar os trabalhos e fazer com que o cliente prove as delicias e comprove a qualidade do estabelecimento. Agendar uma degustação é uma prática bastante interessante para quem quer apresentar o trabalho e para quem deseja levá-lo para a sua festa ou evento.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39978 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...