Por que investir no mercado de eventos (mesmo com coronavírus)

Com a pandemia atual, as empresas que atuam no mercado de eventos vêm loidando com a crise, pois uma das medidas a se conter o novo coronavírus é a de não ter contato com outras pessoas. Mas, como investir nesse mercado, mesmo com o coronavírus? Confira os melhores motivos.

Publicado em 01/05/2020

Avalie este Artigo

O mercado de eventos é uma das áreas mais afetadas pela pandemia; porém, é possível continuar investindo nesse mercado. Mas, como? Por que investir no mercado de eventos mesmo na pandemia? Neste artigo, falaremos mais sobre o mercado de eventos e porque deve-se investir mesmo em meio ao coronavírus.

O mercado de eventos

Por que investir no mercado de eventos (mesmo com coronavírus)

O mercado de eventos conta com diversos setores, desde eventos empresariais e até mesmo eventos infantis, casamentos, datas comemorativas, entre outros.

Todos detêm por responsabilidade organizar evento, com etapas importantes que garantam o sucesso da empreitada. As ações essenciais são:

  • escolha do tema e estilo de evento;
  • definição do público-alvo;
  • opção por certo tipo de espaço;
  • delimitação de horário;
  • contratação de fornecedores confiáveis(para aluguel de brinquedos infláveis, escolha de banda ou músicos, recreadores, entre outros);
  • montagem e desmontagem dos equipamentos e estruturas;
  • equipes de limpeza, confecção de convites e divulgação.

Todos os setores do mercado de eventos vêm passando por uma crise nessa pandemia. Isso porque, com a pandemia, há medidas de restrição proibindo a realização de eventos assim como festas, congressos, feiras, reuniões, entre outros eventos públicos, ou que compreendam aglomeração – mais de 10 pessoas. Segundo os dados levantados pela ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e Sebrae, cerca de 95,4% do setor é composto por MEI, somando mais de 297 mil empresas.

Diversos proprietários de empresas que organizam eventos sofreram com o cancelamento de eventos de sua agenda e, diante desse cenário, a maioria revela preocupação com o futuro dessa área. Os reflexos da crise ocorrem em cadeia, pois envolve cada parte da organização de eventos, desde os organizadores, fornecedores de serviços, aluguéis de produtos, segurança, recepcionista, Buffet, iluminação, entre outros.

Antes de tudo, para saber por que investir no mercado de eventos mesmo na pandemia, é preciso saber o que é coronavírus.

O que é coronavírus?

Por que investir no mercado de eventos (mesmo com coronavírus)

É uma família de vírus que possui estrutura em formato semelhante a uma "coroa". Coronavírus causa infecções respiratórias e também já provocou outras doenças. Geralmente, coronavírus circula apenas entre animais como roedores e morcegos; porém, passou a infectar também humanos quando a convivência é muito próxima. O coronavírus pode sofrer mutações espontâneas e aleatórias.

O novo coronavírus, que começou a circular na China, recebeu o nome de Covid-19. Sua transmissão ocorre através de gotículas expelidas pela tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas.

A infecção ocorre após o contato das gotículas com o nariz, olhos e boca. As gotículas podem também estar presentes no ar ou sobre superfícies como elevador, teclado, corrimão e diversas outras, bem como pelo consumo de carnes de animais silvestres.

Os sintomas do novo coronavírus podem variar. Os mais comuns são: tosse (com secreção ou não) e febre acima de 37º. Os sintomas mais severos do novo coronavírus são: dificuldade respiratória e insuficiência renal. Outros dados que podem ocorrer são: congestionamento nasal, dores no corpo, diarreia e inflamação na garganta.

Para evitar o contágio pelo novo coronavírus é recomendado (pela Organização Mundial de Saúde) manter a distancia de dois metros de outro individuo e, mais recentemente, utilizar máscara. A limpeza das superfícies também pode ajudar a evitar a proliferação do coronavírus com produtos desinfetantes assim como a água sanitária, álcool 70% e até mesmo a água com sabão.

Por que investir no mercado de eventos (mesmo com coronavírus)?

Agora que já sabemos tudo sobre o coronavírus e como nos prevenir, vamos pensar um pouco em por que investir no mercado de eventos mesmo no tempo de pandemia? O mercado de eventos pode ajudar no aumento da visibilidade da marca da sua empresa. Além disso, também traz diversos motivos para que ocorra esse investimento. Eles são:

Fortalecimento da sua marca

Investir no mercado de eventos ajuda a fortalecer a sua marca no mercado e dentro do setor que atua. Para ter maior credibilidade, as pessoas precisam saber que a sua empresa existe e através da estratégia de eventos, é possível ter maior visibilidade dentro do mercado, criando uma imagem positiva. Divulgue eventos que podem ocorrer após a pandemia ou até mesmo eventos utilizando a tecnologia, como as transmissões ao vivo em plataformas on-line.

O fortalecimento da sua marca é um dos motivos por que investir no mercado de eventos durante essa pandemia.

Gerando networking

Por que investir no mercado de eventos (mesmo com coronavírus)

Outro aspecto que responde a pergunta “por que investir no mercado de eventos durante a pandemia” é gerar a possibilidade de a o alcance do sucesso, facilitando a construção da reputação da sua marca e ainda amplia a visão que o empreendedor possui em relação ao mercado em geral.

Com o mercado de eventos, é possível se aproximar de seus clientes, fornecedores e parceiros, além de fortalecer a sua rede de contatos, aumentando as chances de negócios e novas possibilidades de possíveis clientes.

Eventos ajudam a motivar os colaboradores

Outra forma de entender por que investir no mercado de eventos é: sua realização pode ser uma grande ferramenta para tornar um clima mais agradável, além de incentivar o trabalho colaborativo. Os eventos costumam animar o ambiente interno e melhora o engajamento dos profissionais.

Ideal para lançar novidades

O mercado de evento é ideal para os clientes conhecerem mais os seus produtos e/ou serviços e ainda mostrar aos convidados e ao mercado os lançamentos da sua marca. Então, pense por que investir no mercado de eventos?  Trata-se de grande iniciativa que contribuirá para um maior engajamento nas vendas e ainda gerar apoio ao Marketing. A tecnologia é uma das formas para investir no mercado de eventos e, para se aproximar de seus clientes, é recomendado utilizar as redes sociais como marketing do seu produto e/ou serviço.

O apoio ao Marketing

Os eventos também servem de apoio ao departamento de Marketing. Essa ação influencia diretamente os possíveis clientes que podem enxergar a marca e também afetar na sua decisão de comprar um de seus produtos e/ou serviços. Além disso, os eventos servem para aproximar aqueles que já são clientes.

É possível investir no mercado de eventos na pandemia. O mercado de eventos pode estar sofrendo com essa crise, mas há meios de contorná-la e ganhar reconhecimento. Seguindo as recomendações para evitar a proliferação do novo vírus, logo estaremos realizando eventos pessoalmente novamente.

Gostou do artigo sobre por que investir no mercado de eventos, mesmo com a pandemia? Deixe o seu comentário e continue acompanhando nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39770 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...