Renovar os votos está na moda

Revigorar os votos de casamento além de ser uma tendência é também uma oportunidade para expressar o amor maduro e dar um novo passo para uma etapa ainda mais feliz.

Publicado em 05/07/2012

Avalie este Artigo
5

Revigorar os votos de casamento além de ser uma tendência é também uma oportunidade para expressar o amor maduro e dar um novo passo para uma etapa ainda mais feliz.

Depois de anos compartilhados juntos, nada como algumas homenagens durante a renovação dos votos. Se o dia do casamento é, sem dúvida, inesquecível, a oportunidade de reviver esse dia tão especial também não fica atrás, assim muitos casais optam pela renovação de votos após alguns anos de casados.

A tendência, inclusive, é muito comum entre as celebridades internacionais. E no Brasil artistas conhecidos também aderiram à ideia romântica. “O que mais vejo são casais que renovam ao completar 10 ou 15 anos de casado”, conta Daniela Rodrigues, assessora de casamento de uma empresa de eventos. A iniciativa ainda é uma boa ideia para aqueles que, quando se casaram, não tiveram a chance de fazer a festa dos sonhos. E, após alguns anos, já com a casa montada, veem a oportunidade de realizá-la com mais glamour.

Para a assessora de eventos Priscila Fernandes, como o país está vivendo um crescimento econômico cada vez maior e o mercado de casamentos também, cada vez mais pessoas se empolgam com a ideia de renovar os votos e realizar um segundo, terceiro, quarto, quinto...casamento. “Isso faz com que mais casais realizem o sonho da festa de casamento ou de renovar os votos, porque casar está na moda hoje em dia”, comenta a especialista em festas.

Ainda sob um outro olhar, a renovação também é uma forma de expressar sentimentos mais maduros. “A maturidade e uma vida mais estabilizada fazem com que o momento fique mais propício”, comenta a assessora de eventos Lizie Chermann. Afinal, muitos casamentos acontecem com casais jovens que, quando mais velhos, sentem a necessidade de reafirmar o compromisso.

A Cerimônia

Não é só porque é uma renovação que não é possível incluir os itens tradicionais de um casamento. “Acho fundamental que haja o ritual completo do casamento, pois precisa ter a sensação de uma primeira vez, com tudo que o casal tem direito”, conta Lizie. Mas como cada casal deve seguir seus sonhos, mesmo mantendo a linha tradicional, o vestido de noiva pode ser um pouco mais discreto, não precisando ser necessariamente branco, as daminhas e pajens podem ser representados pelos filhos do casal, ou netos...assim cada cerimônia acaba se tornando única.

Caso o casal seja religioso, não há porque dispensar uma nova cerimônia mais tradicional na igreja, por exemplo. Segundo as especialistas, é comum e deve ser feito caso seja o desejo dos noivos. Trocar novas alianças também é uma escolha única do casal que fará a festa. E ela é muito bem recomendada além de ter toda a sua simbologia.

arco.jpgFoto: maisaflores.com

Estilo

Normalmente, festas de casamento têm uma lista de convidados bem abarrotada, principalmente quando as famílias dos noivos são grandes. Mas, na renovação, é diferente. É comum que se faça uma festa bem caprichada, rica em detalhes, mas com poucos convidados, entre 60 a 100. Uma festa mais íntima mesmo, com pessoas realmente próximas e especiais.

Apesar das semelhanças do casamento com a renovação, fazer lista de presentes não é uma atitude muito adequada. A assessora de eventos Lizie Chermann explica que a lista é uma ajuda para quem está montando a casa. “Quando há a renovação, o casal já mora junto, já tem a casa montada e quer apenas comemorar o momento especial com pessoas queridas. Mas há casais que curtem pedir doações para instituições de caridade ou cotas para uma nova lua de mel”, conta a especialista.

Homenageando familiares a amigos

Depois de anos compartilhados juntos, nada como homenagens durante a renovação dos votos. Elas podem ser feitas entre o casal, reafirmando o amor que sentem um pelo outro, contando o que vivenciaram durante os anos juntos, falando sobre filhos ou netos, homenageando a família e os amigos. Como sugestão, podem ser feitas músicas, vídeos e discursos. Isso só depende da criatividade dos noivos de segunda viagem. Mas, além da opção de homenagens feitas pelo próprio casal, a participação extra de amigos e familiares também é uma ideia excelente. 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39746 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...