10 dicas para gerenciar equipes remotas

Para você que se interessa por assuntos de gestão de negócios e de organização e realização de eventos em momentos de mudança de ambientes de negócios, não pode deixar de conhecer tudo sobre como gerenciar equipes remotas. Boa leitura!

Publicado em 13/09/2021

Avalie este Artigo

O trabalho remoto ganhou um impulso bastante significativo com a pandemia de COVID-19, em razão da necessidade de manter a segurança e reduzir a possibilidade de contágio da doença.

Com o afastamento de profissionais de um local físico único, foi preciso adaptar os modelos de gestão de equipes para que pudesse ser realizado de forma mais adequada a essa nova estrutura e não comprometesse a segurança do negócio.

O gerenciamento de equipes envolve aspectos específicos que devem ser adotados em qualquer situação, porém quando as equipes se encontram distantes fisicamente é preciso ter atenção a alguns fatores.

Vamos apresentar a seguir 10 dicas para gerenciar equipes remotas.

A moderna gestão de equipes

Gestão de equipes é necessária para acompanhar e ajustar processos e atividades para que as metas definidas sejam adequadamente atendidas e os resultados das empresas possam ser alcançados com segurança.

Normalmente, o modelo tradicional parte para uma gestão de equipes presencial, sendo que muitos gestores preferem esse modelo, que permite acompanhar in loco o desempenho das pessoas e possibilita conhecer a sua equipe com maior profundidade.

Porém, com o avanço da tecnologia, foi possível adotar modelos mais modernos de gestão que auxiliam a efetuar o acompanhamento da produção e dos resultados obtidos pelas equipes.

E para que tudo possa ser realizado de maneira segura e adequada é preciso adotar uma mudança de postura e uma estratégia de atuação, que deve considerar alguns procedimentos de acompanhamento, a fim de conseguir realizar uma gestão de qualidade.

Dicas para gerenciar equipes remotas

Para uma correta gestão de pessoas e manter a produtividade sempre adequada, é preciso ter um gerenciamento adequado. Assim, vamos apresentar a seguir as principais dicas para gerenciar equipes remotas.

1.      Estabeleça um plano de trabalho

Uma das dicas para gerenciar equipes remotas está relacionada a definir um plano de trabalho que possa representar uma forma de atingir os resultados esperados.

Essa estratégia permite que a equipe possa entender suas responsabilidades e o que esperar de seu desempenho.

Ter uma linha clara de atuação e as expectativas que se deseja alcançar são fatores importantes para maior segurança de gestão.

2.      Defina metas

Estabelecer metas claras é uma das fundamentais dicas para gerenciar equipes remotas ou qualquer tipo de trabalho.

Ter metas a ser alcançadas gera desafios e mantém as equipes de trabalho sempre atentas para que possam cumprir e até mesmo terem incentivo para superação delas.

Um gestor de qualidade define desafios adequados, considerando um objetivo real de superação das metas estabelecidas, até como uma maneira de desafiar a equipe.

3.      Acompanhe os resultados da equipe

Introduzir ferramentas de acompanhamento adequado dos resultados da equipe é uma das dicas para gerenciar equipes remotas que traz grandes benefícios para a gestão.

Importante acompanhar com bastante atenção e de forma periódica os resultados alcançados para que possam ser ajustados para facilitar o seus cumprimentos e evitar riscos de perdas.

Com esse critério, é possível acompanhar a produtividade e avaliar as necessidades de adotar melhorias na equipe. Além disso, é importante divulgar esses resultados.

4.      Promova reuniões on-line

Ter uma aproximação com a equipe é fundamental como elemento motivacional e de identificação de necessidades de eventuais ajustes ou auxiliar a equipe em suas necessidades.

Manter uma gestão próxima da equipe é uma das dicas para gerenciar equipes remotas e que auxilia a manter a coesão e o interesse sempre vivos.

Mesmo nessas situações, considere momentos de coffee-break para não se estender muito e ser um momento cansativo.

Cuide ainda com bastante atenção da emissão de convites com clareza sobre o que deseja tratar e estabelecendo a definição de horários a ser cumpridos.

5.      Aja com transparência

Manter uma boa comunicação e ser transparente é uma das dicas para gerenciar equipes remotas que tragam um grande diferencial, como em trabalhos presenciais também.

Tenha cuidado com as trocas de mensagens e prefira manter a comunicação mista, para se certificar de que ocorreu um entendimento daquilo que foi apresentado por meio de comunicação verbal e descritiva.

6.      Trabalhe com bons recursos humanos e tecnológicos

10 dicas para gerenciar equipes remotas

PHOTO BY LEON ON UNSPLASH

Entre as dicas para gerenciar equipes remotas, essa tem grande valia, pois como os relacionamentos ocorrerão com uso de recursos digitais, é importante ter equipes que tenham habilidades com o uso da tecnologia.

Além disso, estabelecer condições adequadas de trabalho, como espaços apropriados, imagem e som, equipamentos, estruturas de transmissões de qualidade e investir em segurança de dados, é determinante para um trabalho remoto e gestão corretas.

7.      Efetue reuniões de feedback

10 dicas para gerenciar equipes remotas

PHOTO BY HEADWAY ON UNSPLASH

Uma das mais importantes dicas para gerenciar equipes remotas é manter a aproximação entre seus participantes e efetuar reuniões.

Reuniões de feedback não podem ser esquecidas e devem ser priorizadas para que as pessoas possam ter informações para a melhoria contínua de suas atividades.

Casos mais consolidados desse tipo de gestão de Recursos Humanos indicam inclusive feedbacks da equipe com seus gestores, que contribui bastante para reflexões e melhorias em todos os níveis.

Reuniões desses dois tipos devem ser feitas de forma individual para evitar exposições desnecessárias.

8.      Controle os limites de horário

Ficar atento a horários é uma das dicas para gerenciar equipes remotas que causam grande impacto.

Normalmente, os trabalhos remotos podem provocar uma extrapolação de limites e envios de mensagens em dias e horários inapropriados.

Cuide então de estabelecer as trocas de mensagens para os horários definidos de trabalho.

9.      Delegue decisões

10 dicas para gerenciar equipes remotas

PHOTO BY LIKEDLN SALE SOLUTIONS

A delegação é fator importante para uma gestão; porém, de difícil aplicação. Essa situação é causada, principalmente, pela insegurança dos gestores em manter uma equipe treinada e qualificada, por medo de competição.

10.    Invista em treinamentos

Ter uma equipe bem treinada é fator de sucesso de uma gestão de qualidade.

Importante patrocinar treinamentos e requalificações com a equipe, inclusive visando atrair maior interesse no desenvolvimento pessoal e manter uma maior fidelização para a empresa, evitando transtornos com alta rotatividade da equipe.

 

Agora você conhece dicas para gerenciar equipes remotas

As dicas para gerenciar equipes remotas devem ser consideradas como um padrão a ser aplicado, inclusive quando os gestores estiverem atuando com equipes presenciais.

As boas práticas aqui descritas são necessárias para manter um time coeso e qualificado para atingir os resultados esperados e, de preferência, até superá-
-los.

Deixe um comentário sobre as melhores dicas para gerenciar equipes remotas nos ajude a melhorar sempre nosso conteúdo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39751 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...