10 dicas para organizar conferências on-line para empresas

Para quem deseja obter orientações sobre a realização de eventos on-line não só durante a quarentena, mas em qualquer ocasião, não pode deixar de acompanhar dicas de como organizar conferências on-line para empresas. Boa leitura!

Publicado em 24/04/2020

Avalie este Artigo
5

O momento atual exigiu que as empresas reformulassem suas atuações quanto a novas estratégias de negócios e aspectos de desenvolvimento e treinamentos de suas equipes.

Ficou comum que a comunicação realizada on-line que envolve reuniões de diretoria e com equipes, além de aproximação com clientes, fornecedores e demais elementos relacionados à empresa.

O processo de comunicação digital já se fazia presente em diversos segmentos do mercado. Esse fato tinha impacto direto em custos de deslocamentos e de infraestrutura para a realização de eventos.

Com a situação necessária de isolamento social os deslocamentos foram diretamente afetados e assim os processos de comunicação remota se impuseram ou serão adotados em larga escala dentro das organizações.

Neste artigo vamos dar 10 dicas para organizar conferências on-line para empresas a fim de ter os melhores resultados possíveis.

1.      Contar com uma assessoria

10 dicas para organizar conferências on-line para empresas

Uma das melhores maneiras para organizar conferências on-line para empresas com sucesso é contar com uma consultoria para que possa orientar a maneira correta de planejar e executar o seu evento.

Uma assessoria de qualidade poderá ser um diferencial para o resultado obtido e a imagem da empresa.

2.      Realizar um planejamento da abordagem

Um planejamento estratégico dos assuntos a ser abordados é uma excelente dica para organizar conferências on-line para empresas, que tenham como resultado final o absoluto sucesso e atendam às expectativas dos participantes.

Definir os temas e a forma como serão tratados é fundamental para conseguir os melhores resultados para seu evento.

3.      Cuidar da qualidade de transmissão de dados

10 dicas para organizar conferências on-line para empresas

Ao organizar conferências on-line para empresas é importante avaliar os recursos necessários para sua efetivação.

Investir em equipamentos e estruturas adequadas e que possam garantir a qualidade das transmissões é fundamental para o sucesso desse tipo de iniciativa.

Importante ainda ter cuidados com uma característica em transmissões on-line, que é o delay. Como esse é um problema de difícil solução, é fundamental entender sua interferência sobre a qualidade das transmissões, principalmente em eventos com  participação de todos, para evitar danos e perdas de informações.

4.      Trabalhar com programas de controle de perguntas e respostas

Para poder organizar conferências on-line para empresas é importante definir os critérios de comunicação de todos, expositores e participantes, durante o evento.

Definir as melhores ferramentas para viabilizar com segurança essas participações faz toda a diferença na avaliação final do evento e evita problemas em elaborar questões e esclarecer dúvidas.

5.      Definir o local de transmissão

10 dicas para organizar conferências on-line para empresas

Cuidar do ambiente de transmissão é importante ao se organizar conferências on-line para empresas.

Deve-se ter a visão de que esse é um evento remoto, porém que está relacionado à sua marca e assim não se deve descuidar dos detalhes do ambiente, para não desviar a atenção dos participantes.

Atentar-se a detalhes como tamanho da sala e sua decoração, qualidade da luz, som e imagem, além dos cuidados ao introduzir informações como gráficos e dados estruturados, são determinantes para o sucesso da conferência.

Incluir nessa lista, como item prioritário, a climatização adequada do ambiente, para manter o conforto dos apresentadores.

6.      Atentar-se para a segurança de acesso

Ao organizar conferências on-line para empresas é importante cuidar tanto da segurança física dos equipamentos como da segurança virtual e de acesso a seu evento.

Manter controle sobre a segurança do sistema de transmissão e da restrição de acesso dos participantes, assim como dos dados transmitidos, é uma necessidade inclusive para preservar a imagem da empresa e garantir que suas informações sejam utilizadas de maneira correta. 

Usar os recursos de privacidade de salas virtuais é uma necessidade que garante com maior eficiência a proteção de seu evento.

7.       Estabelecer prazos e formas de inscrições

Ao organizar conferências on-line para empresas é fundamental definir os prazos das pautas a ser abordados, assim como disponibilizar as formas de inscrição e confirmação de participação na conferência.

Isso é importante para a conciliação de agendas de compromissos dos participantes e também para apurar a quantidade de pessoas que irão participar e suas localizações.

8.      Definir a forma de divulgação

Divulgar o evento faz parte do processo de organizar conferências on-line para empresas.

Tal cuidado é exigido para que todos os interessados ou convocados possam ter participação no evento sem riscos de ausências.

O envio de convites a pessoas permite conseguir obter o interesse ou a informação da realização do evento.

9.      Definir o cronograma de assuntos e tempos de apresentação

Ao organizar conferências on-line para empresas é fundamental determinar uma pauta e o cronograma de exposição, assim como de participação no evento.

Tais cuidados permitem focar na apresentação e obter maior interesse e melhores resultados.

Manter um controle rígido da duração da conferência, assim como de qualquer evento, é um diferencial que impacta diretamente na imagem da empresa; sendo assim, não pode ser desconsiderado.

10. Avaliar o uso de tradução simultâneas e comunicação para pessoas com necessidades especiais

Importante manter a comunicação num único idioma, porém nem sempre isso é possível, dependendo do alcance de sua conferência.

Assim, é importante estudar maneiras de usar tradutores para os idiomas mais usados pelo tipo de público que irá participar, com vistas a garantir a qualidade das informações do evento.

Além disso, é importante cuidar de um detalhe que cause maior impacto em  acessos futuros, que está relacionado a manter disponibilizadas as gravações da conferência para seus participantes, assim como depoimentos e envio de lembranças do evento.

 

Considerações finais sobre organizar conferências on-line para empresas.

 

Existem diversos cuidados ao se organizar conferências on-line para empresas.

Os pontos a ser observados numa conferência presencial são a base que deve guiar um evento on-line, no entanto alguns detalhes são fundamentais para que o evento possa ser de qualidade e que nada contribua como elemento de risco para sua realização com sucesso.

Dessa maneira, contar com uma assessoria em eventos desse tipo é sempre uma excelente forma de garantir resultados adequados a sua iniciativa e obter ganhos com ela.

Então, gostou de nosso artigo a respeito de organizar conferências on-line para empresas? Deixe seu comentário sobre este artigo, pois assim estará nos auxiliando a sempre melhorar nosso conteúdo.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39740 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...