7 dicas para evento de Natal

O Natal é uma época que muitas pessoas adoram comemorar. Está pensando em organizar um evento de Natal e não sabe por onde começar? Confira aqui nesse artigo tudo sobre Natal e dicas para você organizar um evento de sucesso.

Publicado em 19/12/2017

Avalie este Artigo

O Natal é uma época muito importante, é onde as famílias se reúnem para comemorar essa data incrível. Você está pensando em organizar algum evento de Natal e não sabe por onde começar? Neste artigo iremos daremos dicas de organização para evento de Natal. Então não perca mais tempo e continue sua leitura para descobrir todas as nossas dicas especiais e aplicar todas as que considerar úteis. Vamos lá, começar agora mesmo? Ainda dá tempo de fazer a diferença!

O Natal

O natal é um festival religioso cristão comemorado anualmente no dia 25 de dezembro. A data é o centro das festas de temporada de férias e de fim de ano, no cristianismo é o marco inicial do ciclo do Natal que dura aproximadamente doze dias.

Originalmente, essa data é destinada para celebrar o nascimento do Deus Sol no solstício de inverno e essa comemoração foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para incentivar a conversão dos pagãos sob o domínio do Império Romano e, então, se passou a festejar o nascimento de Jesus de Nazaré.

O fato é que, por princípios religiosos, ou não, o dia de Natal é algo que envolve mais que uma religião apenas passou a ser um acontecimento social, que se junta às demais comemorações de final de ano. Portanto, precisa ser tratado com muita atenção, seja para qual público-alvo for. Só assim o evento de Natal se transformará em êxito.

Evento de Natal

O Natal também é comemorado por não cristãos por costume popular. Nessa data é realizada a troca de presentes e cartões, a ceia e as casas ficam decoradas com guirlandas, pisca-piscas, árvores de Natal e presépios. Além de tudo, também há uma figura chamada Papai Noel, mitológica em diversos países, relacionada com os presentes para as crianças.

Há canções natalinas com letras que simbolizam as tradições das comemorações, a paz, o amor, o nascimento de Jesus, a fraternidade e os valores cristãos. No Brasil, essa tradição se tornou popular nos anos de 1990. Também há amigo-secreto em que amigos, funcionários de empresas, colegas de escola e famílias trocam presentes em uma brincadeira onde cada pessoa seleciona outra e a presenteia, seja no próprio dia, ou então na véspera do Natal.

Dicas para evento de Natal

Abaixo, listamos dicas incríveis para organizar um evento de Natal. Confira:

1.      Planejamento

Essa dica é uma das mais importantes dessa lista para organizar um evento de Natal. O planejamento é o que garantirá uma festa de sucesso. É preciso anotar tudo, desde o que precisa comprar para os comes e bebes até a decoração do ambiente do evento de Natal. Não Outra dica é começar o planejamento no mínimo um mês antes da data do Natal.

2.      Decoração de Natal

 

7 dicas para evento de Natal

 

Outra dica que faz também parte do planejamento é a decoração de natal. A decoração pode ser feita com pisca-pisca, árvore de Natal, entre outros enfeites natalinos. Você também pode adquirir uma toalha temática ou várias toalhinhas para as mesas dos convidados. Nada de excessos, apenas garanta que os detalhes estejam em harmonia. É isso que fará a diferença dentro do contexto das dicas para evento de Natal memorável.

3.      Convidados do evento de Natal

Nesse momento é muito importante saber a quantidade de convidados que terá em seu evento de Natal. No momento de convidá-los, entregue antecipadamente convites personalizados na temática natalina. Além disso, é bom também avisar sobre o evento uma semana antes para que os seus convidados se organizem e não faltem para não ter prejuízos com comidas e bebidas. Com o número de convidados é possível saber o tamanho da mesa que será usada para servir a ceia no evento.

4.      Ambiente do evento

Uma dica é fazer o evento ao ar livre, até porque a época de Natal é num mês de verão, ou seja, vai estar calor e um ambiente externo é uma ótima opção. Lembre-se de ficar atento e organizar um plano B caso o tempo feche nesse dia e comece a chover, então tenha um espaço interno fechado também para os seus convidados ficarem mais à vontade e satisfeitos.

5.      A ceia de Natal

Sobre a ceia, o ideal é servir na seguinte ordem: entrada, salada, carnes e massas e no final a sobremesa. Já sobre as bebidas, uma garrafa de vinho serve até quatro pessoas, uma garrafa e meia de cerveja serve uma e a garrafa de champanhe serve até duas. Se quiser, contrate um buffet  para ajudar na organização da ceia.

Os pratos quentes, salgados e doces que normalmente são servidos em evento de Natal são: peru assado, rabanada, bolinho de bacalhau, peru com castanhas, bacalhoada, chester com farofa, pudim, manjar, tortas, panetones e/ou chocotones, pernil assado e bolachas doces.

Normalmente, a ceia de evento de Natal é feita por volta do horário de meia-noite, mas devemos considerar o conforto dos convidados, principalmente porque terá crianças e até mesmo pessoas de idade. Ou seja, nada impede que a ceia seja feita antes do horário que geralmente é realizada.

6.      Crianças em evento de Natal

 

7 dicas para evento de Natal

 

É muito importante que as crianças também se divertam no Natal, por isso é importante reservar um espaço para atividades assim como recreação, brincadeiras, espaço para colorir, sessão de filmes e espaço com brinquedos. Lembre-se que é muito importante que as crianças também participem da confraternização para sentirem a energia do espírito natalino.

 

7.      Lembrancinhas

 

7 dicas para evento de Natal

 

As lembrancinhas também conferem uma maneira de agradecimento pela presença no seu evento de Natal. Até mesmo pelo fato de que o Natal é conhecido como a época de se presentear as pessoas. Portanto, além da troca de presentes, dar lembrancinhas marca o evento em si, em termos de sua organização. Isso o tornará memorável!

Gostou do artigo com 7 dicas para evento de Natal? Então, não deixe de apresentar seu comentário, ou opinião no espaço abaixo. Continue acompanhando o blog Organizando Eventos, sempre com uma grande novidade para ajudar a vida de quem trabalha na área de eventos, seja iniciante, ou já veterano. Até a próxima e Feliz Natal!

 

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39679 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...