8 funções de cerimonialista em eventos

Você conhece o trabalho e atribuições de um cerimonialista? Então, confira aqui 8 funções de cerimonialista em eventos. Leia já!

Publicado em 30/03/2018

Avalie este Artigo
5

Está organizando um evento e não sabe como e por onde começar? Você sabe o que é um cerimonialista? Quais são as diferenças de um cerimonialista e uma assessoria? Quais são as funções de cerimonialista em eventos? Neste artigo falaremos tudo sobre essa profissão e as funções de cerimonialista em eventos. Acompanhe a partir de agora!

Cerimonialista

O cerimonialista é um profissional que auxilia no planejamento e organização de cada detalhe de um evento e deve garantir que tudo ocorra conforme planejado. A contratação de um cerimonialista pode ser tanto um dos primeiros passos da organização quanto dos últimos. Isso depende do cliente e da quantidade de tarefas que devem ser resolvidos. Ele ainda organiza o evento com antecedência e pode até mesmo aparecer no dia do evento para analisar se tudo está andando conforme foi planejado.

Em um casamento, a contratação de um cerimonialista é essencial, pois ele é capaz de garantir toda tranquilidade e segurança de que o evento seja incrível e memorável, tanto para os noivos quanto para os amigos e familiares. Procure investir em um profissional de qualidade e com experiência comprovada.

Antes de contratar o serviço, procure ouvir outras pessoas que já contrataram aquele cerimonialista, peça referências. O valor de um cerimonialista para eventos varia de acordo com os serviços que serão prestados no dia do evento e podem variar entre R$ 300 e R$ 2 mil.

Por mais que você acha que não vale a pena contratar um cerimonialista para o seu evento, é importante ter alguém profissional para lhe ajudar a organizar passo a passo todas as etapas a fim de garantir que tudo saia perfeitamente bem.

Portanto, é muito importante saber quais as atribuições de um cerimonialista, bem como a diferença entre cerimonialista e a assessoria, conforme veremos a seguir. Acompanhe!

Diferença entre cerimonialista e assessoria

Uma das funções de cerimonialista em eventos é a organização do evento. Tem a função de organizar o roteiro, os passos, ordem dos acontecimentos, duração e cronometria. Esse profissional tem conhecimento sobre a colocação das mesas, regras de etiqueta, protocolo e cerimonial.

Ele também cuida dos problemas e imprevistos que podem surgir durante o evento, sem envolver o cliente na resolução do assunto. E isso facilita a vida de cada pessoa e tranquiliza os contratantes dos serviços.

Já a assessoria é aquela que procura por fornecedores e profissional para prestar serviços no dia do evento, relacionadas a funções mais práticas, apenas.

Quais são as funções de cerimonialista em eventos?

As funções de cerimonialista em eventos são:

1.       Atender todos os detalhes

 

Resultado de imagem para cerimonialista	atender todos os detalhes

 

Uma das funções de cerimonialista em eventos é o planejamento e coordenação da etapa que antecede o evento, orçamentos de fornecedores, definição do cardápio do buffet, decoração do local, contratação de iluminação e até mesmo DJ. Ou seja, o cerimonialista é aquele que cuida de toda a parte administrativa.

2.       Inspirar confiança

Um cerimonialista é um profissional que transmite confiança para quem o contrata. É a peça principal na organização de um evento, pois ele é capaz de resolver problemas que possam ocorrer.

3.       Apresentar dedicação

O cerimonialista é um profissional bem dedicado para que o evento seja realizado com sucesso. Esse profissional tem todas as informações sobre o evento, uma de suas principais funções é transformar os desejos do cliente em realidade da melhor forma possível.

4.       Visar economia

Com um cerimonialista é possível economizar, pois esse profissional tem conhecimento sobre uma rede de fornecedores que prestam ótimo custo-benefício. O cerimonialista deve ter uma boa relação com o mercado de fornecedores a fim de adquirir desconto(s) exclusivo(s) para seu(s) cliente(s).

5.       Criar cronograma

O cerimonialista cria cronogramas que ajudam você a seguir e realizar todas as etapas de seu evento. Além disso, ele é responsável pelos agendamentos, entregas, entre outros.

6.       Trabalhar junto à recepção dos convidados

 Resultado de imagem para cerimonialista	trabalhar junto a recepçao dos convidados

 

Uma das principais funções de cerimonialista em eventos é receber os convidados do seu evento e garantir que fiquem acomodados em seus lugares da melhor maneira. Em caso de casamento, o cerimonialista ajuda a preparar e a orientar a entrada do cortejo e à espera da noiva.

7.       Cuidar do ensaio de entrada

Uma das funções de cerimonialista em eventos é organizar um ensaio prévio de entrada em um casamento para os pais, noivos, damas e pajens para que eles saibam como e o que fazer no dia do evento. Isso garante que o evento ocorra conforme o combinado, evitando problemas e/ou imprevistos.

8.       Conservar tudo dentro do orçamento

Quando se está organizando um evento, uma das funções de cerimonialista em eventos é manter o orçamento original. Quando se está organizando um casamento, normalmente os noivos podem perder o controle e sair do valor que foi estipulado a se gastar no evento. A função do cerimonialista é criar planilhas e fazer pesquisas de opções econômicas, desde os convites até fornecedores de alimentos com valores acessíveis.

Por que contratar um cerimonialista?

 

Resultado de imagem para cerimonialista

 

Uma das primeiras vantagens de contratar um cerimonialista é que ele tem facilidade em organizar um projeto, trazendo tudo para o âmbito mais concreto e, desse modo, conseguindo enquadrar orçamento dentro da realidade de cada cliente.

É o responsável por criar planilhas com detalhes de estimativas de investimentos e assim o cliente tem mais controle sobre o quanto irá gastar antes de começar a organizar e pôr em prática. Além disso, o cerimonialista está sempre antenado nas tendências e sempre bem informado.

Ter um cerimonialista à frente dos preparativos de seu evento é, absolutamente, contar com um profissional capacitado. Esse tipo de profissional é a peça principal para a organização de um evento, pois se trata de alguém, com amplo conhecimento sobre a área, que está presente desde o primeiro dia, participando ativamente de todas as etapas do evento, desde o seu planejamento.

Um cerimonialista é capaz de resolver problemas e imprevistos que possam surgir no dia do evento para garantir que tudo saia conforme planejado. Ou seja, sem qualquer preocupação extra para você. Já pensou? O dia de seu evento será apenas de aproveitar e receber o feedback muito positivo do público!

Gostou do artigo sobre funções de cerimonialista? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 14/05/2018 às 22:05

    5 Sou cerimonialista e gostei muito do artigo! Muito bom saber que temos profissionais que não nos veem como um fiscal do evento. Estamos ali, para garantir que tudo saia de acordo com o planejado, se possivel ainda melhor! Parabéns pelo artigo!


Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39385 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...