Arraiá para todos!

O comércio se prepara para venda de produtos juninos. E a boa notícia é que os preços praticados no ano passado continuam os mesmos.

Publicado em 05/06/2012

Avalie este Artigo
5

Em todo o Brasil o comércio se prepara para venda de produtos juninos. E a boa notícia é que os preços praticados no ano passado continuam os mesmos em 2012.
E para quem vende o faturamento previsto para esta linha de produtos deve chegar a 15%.

Canjica, pipoca e amendoim se transformam em protagonistas nas gôndolas dos supermercados nesta época do ano. E em Minas Gerais, de acordo com a Associação Mineira dos Supermercados, o faturamento previsto para esta linha de produtos, em 2012, varia entre 10% e 15%. Para se ter uma ideia, por causa das festas juninas, a procura pela canjiquinha aumenta 1000% no mês de junho, já a venda de amendoim chega a ser quatro vezes maior do que em qualquer outro período do ano. A média é de um aumento em torno de 200% na venda desses produtos.

Para quem gosta de doces típicos desta época a degustação no supermercado já deixa o cliente no ritmo de quadrilha. “Os produtos mais vendidos são as paçocas e também aquelas com chocolate e doce de amendoim”, contou a promotora de vendas Nadia Mara da Cruz.

Além do crescimento nas vendas no supermercado, as festas juninas provocam um aumento na procura por roupas, outro nicho que tem muito a ganhar com esta festa típica. Tem que ter os trajes típicos e o xadrez está em alta. Nessa época, há um aumento de 10% a 15% na venda desses trajes, principalmente para crianças, época em que as escolas pedem este tipo roupa.

Festa em família

Já que no Brasil as festas para os santos no mês de junho já é uma tradição há tempos, que tal juntar a família, vizinhos e amigos para realizar a própria festa junina? Crianças e adultos certamente vão adorar!

O primeiro passo, claro, é entrar em contato com todos os possíveis “caipiras” e ver quem tem interesse em participar. Com os adeptos definidos, é hora de planejar a festa, para que nada saia errado. Dividir as tarefas é uma ótima maneira de integrar os participantes e facilitar a realização do evento, que pode dar trabalho.

Alguns itens são bastante importantes para a festa junina ser um sucesso: decoração, comidas e bebidas, e, se o grupo for animado, uma quadrilha com todos à caráter, que tal?

Quanto às datas, bem, são três os santos ligados a cultura nordestina e que tem seus dias celebrados em junho - Santo Antônio (dia 13), o casamenteiro; São João (dia 24), que é o santo festeiro; e São Pedro (dia 29), protetor dos pescadores. Escolher um dia próximo é uma ótima forma de começar o planejamento da festa.

E, claro, festa junina que se preze tem que ter as mulheres de vestido estampado, maquiagem caipira e trancinhas no cabelo; e os homens com a calça remendada, camisa xadrez e chapéu de palha. Já ao combinar o evento com os amigos, sugira essa possibilidade, para todos entrarem no clima da brincadeira, pois assim tudo fica mais intimista e divertido.

O clima da roça tem que estar presente, então as bandeirinhas e balões coloridos pendurados não podem faltar. Para fazê-los nada de elevar os custos, combine com os participantes de cada um fazer um pouco, para não sobrecarregar ninguém. Pode ser de papel ou tecido colorido e até mesmo de jornal ou revista que também fica bem legal. Nessa hora as crianças vão adorar ajudar a cortar, colar e pendurá-las.

E se fizer questão, é preciso um espaço reservado para a fogueira.  E esta é uma tarefa dos adultos ok!

Dividir os pratos entre os convidados de forma organizada é essencial para garantir a variedade de comidas e bebidas na festa. Faça uma lista com as comidas típicas e veja quem pode trazer o que, sempre com uma opção de doce e uma de salgado para cada família ou casal.

CUPCAKE-FESTA-JUNINA.jpgFoto:cupcake.com

 

Você ainda pode organizar a festa estipulando o tipo de alimento pelo sexo. Exemplo: homens levam pratos salgados, mulheres os doces ou o inverso. Veja o que não pode faltar:

Pratos doces: pé de moleque, canjica, maria mole, arroz doce, doce de batata doce, quindim, pipoca doce, curau de milho, pamonha, paçoca, bolo de fubá ou bolo de fubá cremoso...

Pratos salgados: cachorro quente, cuscuz, pipoca salgada, caldos, espetinho de churrasco, pinhão e milho verde...

A bebida típica? Quentão! Ah sim, e se todos toparem, que tal organizar uma tradicional quadrilha, com dança de roda e as brincadeiras, como o casamento caipira. Separes os casais em pares, elegendo os que representarão os noivos e o padre, daí é só curtir a festança. Se tiver bastante criança, pode ser uma boa organizar duas quadrilhas, uma com os pequeninos e outra com os marmanjos. Caso não se lembre dos detalhes da quadrilha, as crianças são ótimas colaboradoras, já que ainda vivem esse clima junino nas escolas todos os anos.

Obviamente que as tradicionais canções caipiras não podem faltar para que todos entrem no clima. Algumas sugestões são "Pula a fogueira", "Cai, cai balão", "Capelinha de melão", as músicas tradicionais caipiras ou até mesmo as sertanejas mais moderninhas garantem a diversão. E se há algum voluntário com uma sanfona...melhor ainda!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39503 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...