Como resolver conflito entre sócios de uma empresa de eventos

Se você quer saber sobre os detalhes de como organizar um evento de sucesso, vai gostar de ler este artigo, em que abordaremos a importância de resolver conflito entre sócios de uma empresa de eventos. Tenha uma boa leitura!

Publicado em 25/07/2022

Avalie este Artigo

Alinhar objetivos e manter uma governança corporativa de qualidade são maneiras de conduzir uma empresa ao sucesso, mantendo sólida a composição de seus sócios. Os conflitos podem existir e são bastante comuns nas empresas, porém, não devem ser motivo de rompimentos ou brigas judiciais, preferindo-se que sejam realizadas ações para evitar esses conflitos ou tentativas amigáveis para resolvê-los.

Isso pode acontecer em empresas de todos os tipos e de qualquer segmento, e é necessário que os conflitos estejam previstos, adotando-se medidas preventivas para sua solução. Em empresas de eventos, essas situações podem ser mais frequentes devido a alguns motivos, como: ser uma empresa de menor porte, com sociedades informais e sem respaldo de elementos jurídicos robustos.

Além disso, suas características de envolvimento comercial com fornecedores variados, como de  compras de artigos de festas, contratação de segurança, buffet, decoração, equipamentos, estruturas e aluguel de espaços, torna a gestão mais complexa, com risco de gerar discordâncias e conflitos relacionados aos custos e aos controles.

Neste artigo, vamos apresentar os principais motivos de conflito entre sócios de uma empresa de eventos que podem acontecer em qualquer ramo de negócio, bem como eventuais ações para que essas situações se resolvam.

Principais motivos que geram conflito entre sócios de uma empresa de eventos

O conflito entre sócios de empresa de eventos pode ser gerado por diversos motivos, tais como: divergências na condução da gestão, aspectos de caráter pessoal e desalinhamento de práticas e de desempenho nos negócios.

A condução da gestão pode ser redirecionada com ações de fortalecimento de controles e de obtenção de informações mais confiáveis, além de treinamentos e qualificação constante de gestores. As questões pessoais são mais complicadas de serem resolvidas, devido ao aspecto de conduta individual e às características de personalidade que podem ser difíceis de superar.

Destacamos alguns fatores que podem gerar conflitos de interesse entre sócios:

  • Indefinição de responsabilidades dos sócios;
  • Práticas de conduta ética não adequadas;
  • Necessidade de romper a sociedade em que ocorra discordância sobre tais condições;
  • Descumprimento de contrato social;
  • Crises de mercado;
  • Discordâncias quanto aos valores e à cultura empresarial.

Como tentar evitar conflito entre sócios de uma empresa de eventos

Como resolver conflito entre sócios de uma empresa de eventos

O conflito entre sócios de uma empresa de eventos pode ser resolvido quando se adotam proteções contratuais e de condições que regem a sociedade de forma clara e objetiva. Esse processo ajuda a esclarecer modelos de relacionamento e a estabelecer competências e formas de condução da sociedade, evitando que possíveis divergências sejam colocadas como condições não previstas nesse importante modelo de parceria.

Como resolver conflito entre sócios de uma empresa de eventos

Como resolver conflito entre sócios de uma empresa de eventos

Por mais comum que seja o conflito entre sócios de uma empresa de eventos, assim como nas demais companhias, há maneiras de se proteger e de se prevenir de danos maiores no momento de suas ocorrências. Assim, a seguir, apresentaremos algumas orientações para que os conflitos sejam resolvidos antes que se tornem irreversíveis e deem prejuízos aos envolvidos.

Faça reuniões de alinhamento e de ajustes

Ao primeiro sinal de que a sociedade está em crise, é necessário manter a transparência e o diálogo para tentar solucionar a crise societária. Para que isso ocorra, é fundamental que os incômodos e os desconfortos sejam claramente expostos, como em uma relação qualquer que deseje que seja duradoura.

Esconder dores é a pior maneira de conseguir solucionar problemas, fazendo com que eles se agravem, muitas vezes de forma irreversível. Em uma sociedade, o profissionalismo e a ética devem ser os principais indicadores de sucesso de uma parceria duradoura.

Invista na melhora da governança corporativa

Muitas vezes, os conflitos são gerados por falhas na gestão e no ambiente de controle. Se for essa a razão, então, o fortalecimento da governança é seu melhor investimento. Esse processo envolve reuniões entre os sócios, bem como a definição de estratégicas da empresa, ajudando a identificar e a alinhar divergências para que elas não se tornem insuperáveis.

Alinhe expectativas

Manter o foco nas condições que ocorrerão dentro das expectativas de mercado é bastante significativo para superar problemas e direcionar esforços na obtenção de melhores resultados. Assim, é possível superar conflitos gerados por ações anteriormente realizadas e ajustar passos futuros.

O que fazer se o conflito entre sócios não for resolvido?

Como resolver conflito entre sócios de uma empresa de eventos

Quando esses conflitos forem permanentes, sem que sejam resolvidos de forma amigável com acordos extrajudiciais, torna-se necessário recorrer a uma ação judicial que resolva eventuais disputas. Mas, antes, o ideal é que sejam testadas todas as possibilidades de um entendimento; e caso o distrato seja uma opção, que seja a melhor e a menos onerosa para todos.

É possível recorrer à assessoria jurídica especializada em direito empresarial para que se realize uma conciliação, propondo alternativas para a solução dos conflitos. Essa etapa é considerada importante, pois evita prejuízo para a condução dos negócios, e as partes se sentem confortáveis ao adotar um caminho menos doloroso para a empresa.

Principais documentos para garantir uma sociedade transparente

Em determinada empresa, quando há uma sociedade entre pessoas, é preciso tomar as providências legais que deem suporte à confirmação dessa situação societária. Isso pode ser feito com a elaboração de um contrato social e de um acordo de acionistas ou sócios, sendo eles os principais documentos que regerão as condições de participação societária e que definirão claramente a situação para que todas as partes sejam preservadas, estabelecendo suas obrigações e seus direitos.

Considerações finais sobre conflito entre sócios de uma empresa de eventos

A resolução de conflito entre sócios de uma empresa de eventos está relacionada a diversos aspectos, que são: manter um diálogo, chegar a uma solução amigável, fortalecer a governança,  alinhar previamente as expectativas do negócio e, principalmente, formalizar juridicamente as condições da sociedade, emitindo um acordo societário.

Se, de toda forma, essas tentativas não tiverem resultados positivos, recorrer à via judicial é a solução para concluir os conflitos.

Aproveite e deixe um comentário com sua opinião sobre conflito entre sócios de uma empresa de eventos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39809 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...