Design de alimentos – tendência para um futuro próximo

Você sabe o que é design de alimentos? Esta nova modalidade pode indicar novas formas de consumo para os próximos anos, dizem especialistas do setor

Publicado em 27/06/2012

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Você sabe o que é design de alimentos? Esta nova modalidade pode indicar novas formas de consumo para os próximos anos, dizem especialistas do setor.

Quem visitou a 28ª Fispal Food Service, Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar, em São Paulo, maior evento do setor na América Latina, teve a oportunidade única de entrar em contato com empresas expositoras e decisores de compras do setor para fechar bons negócios, e claro entender melhor o que é design de alimentos.

Durante quatro dias, profissionais de todos os segmentos do mercado, restaurantes, padarias, bares, lanchonetes, redes de fast-food, sorveterias, supermercados, empresas de refeições coletivas, hotéis, cozinhas industriais, buffets, entre outros, se encontram para conhecer as novidades e participar de eventos de qualificação profissional.

Enivrance

Criada na França e há um ano atuando no Brasil, esta é uma empresa que atua na criação de novas formas de consumo alimentar. Incentivar o consumo de produtos nacionais amplamente conhecidos no exterior, mas de uma forma que possa agregar valor à indústria nacional, com novos conceitos e inspirações, é a proposta da Enivrance, escritório especializado em design de alimentos, que esteve presente na Fispal Food Service.

A empresa apresentou durante o eventoo catálogo Brazil Food Vision 2020, que apresentou 20 conceitos que pretendem guiar o mercado de alimentos e bebidas com o intuito de criar experiências únicas de consumo de produtos brasileiros. Para Diego Ruzzarin, diretor da Enivrance no Brasil, “a indústria de alimentos não assimilou a metodologia de criação como a indústria automobilística fez, por exemplo. É necessário que o Brasil deixe de ser um fornecedor de commodities alimentícias, precisamos criar maneiras genuinamente brasileiras de criar, vender e consumir produtos nacionais”, disse.

No catálogo surgem conceitos inusitados para apresentar pratos de frutas, como por exemplo, o Fruta Me First. Trata-se de um hambúrguer composto por duas fatias de abacaxi, no lugar do pão, e um recheio de kiwi e mamão.

Há ainda um wafer salgado com recheio de churrasco, salpicado com gergelim. Entre outras receitas, uma caipirinha em forma de petisco sólido e brigadeiros de queijo, todas elas sugestões que podem parecer estranhas até agora, mas talvez estejam nos restaurantes e lanchonetes em um futuro próximo, afirmam os especialistas.

A Fispal Food Service atraiu cerca de 65 mil visitantes que puderam também participar da Fispal Café,  Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro, da TecnoSorvetes, 9ª Feira Internacional de Tecnologia para a indústria de Sorveteria Profissional e, pela primeira vez, também puderam visitar o SIAL Brazil , Salão Internacional de Alimentação para a América Latina.

BTS

Sendo a segunda maior promotora de feiras do País, a BTS Informa consolida-se como a principal promotora voltada para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas na América Latina, com feiras e publicações que são referência no mundo inteiro.
Seu portfólio inclui nomes como: Fispal Tecnologia, FispalFood Service, Fispal Hotel, Fispal Café, TecnoSorvetes, ABF Franchising Expo, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, Fispal Food Service Nordeste, Fispal Tecnologia Nordeste e ABF Franchising Expo Nordeste. Na área editorial é responsável pela publicação das revistas Leite e Derivados, Revista Nacional da Carne, SilkScreen e Sign, as quatro maiores e mais importantes publicações técnicas dos seus segmentos. A BTS Informa possui escritórios em São Paulo (sede), Curitiba e Recife, onde uma equipe de profissionais altamente qualificados investe na conquista de novas oportunidades e espaços que façam de seus produtos a porta de entrada para quem quer fazer negócios na América Latina.

Entenda o conceito

Do projeto urbano ao paladar. Depois de completar 100 anos e festejar o aniversário da sua criatura que ajudou a criar, Brasília, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer deu-se ao luxo de se divertir com um ingrediente inédito e surpreendente; para ser consumido em pequena escala: o design de uma barrinha de chocolate, especialmente para uma famosa empresa gastronômica.

“Q” é o nome da guloseima e que se apresenta com o inconfundível traço sinuoso que caracterizou a arquitetura modernista do grande mestre. O visual sinuoso meio chaise longue, meio uma onda no mar, parece convidar ao prazer de degustar a iguaria, antecipando o contato com nosso paladar.

A embalagem, extremamente elegante, feita em madeira, também criação de Niemayer, ainda contêm seis tipos diferentes blends de chocolates, todos preparados com os frutos dos melhores cacaueiros do Brasil.

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