Como calcular quantidade de alimentos e bebidas para a ceia de Natal 2

Para você, que deseja controlar seus gastos e não ter desperdício ou falta de produtos em sua ceia de Natal, vamos demonstrar como calcular a quantidade de alimentos e bebidas para compor a sua ceia de Natal 2019. Boa Leitura!

Publicado em 20/12/2019

Avalie este Artigo

Em dezembro, todo ano, as atenções estão voltadas para as festas de confraternização de Natal e de Ano Novo.

Tais eventos podem incluir apenas a família, ou então aqueles amigos mais chegados, ou ainda ser ampliados para se tornar um evento comunitário relevante. Desse modo, muita gente pode comparecer e comemorar.

Nesses casos, a preocupação passa a ser não somente com os elementos básicos de qualquer reunião como: o local da festa, acessórios, utensílios, bebidas e comidas.

Neste artigo, vamos orientar como calcular a quantidade de alimentos e bebidas para a ceia de Natal 2019.

Planejamento para uma comemoração perfeita

Como calcular quantidade de alimentos e bebidas para a ceia de Natal 2019

Para que a ceia de Natal 2019 possa ser realizada com a maior tranquilidade e sem contratempos é importante que sejam tomados alguns cuidados para que tudo possa correr bem.

Deve ser avaliada com precisão a quantidade de pessoas que participarão de sua ceia para que tudo possa ocorrer dentro do previsto e sem sustos com desperdícios e/ou falta de alimentos e bebidas, nessa ocasião tão importante.

A quantidade de salgados, doces, opções de kits de salgados e doces, bolo etc, são relacionadas ao tamanho da reunião, considerando seus participantes, para então definir a quantidade e tipo de comidas e bebidas comprar.

É importante ainda definir bem o cardápio e o prato principal, além de salgadinhos e outros acompanhamentos para que jamais ocorra excedente – levando a estragar e desperdiçar alimentos – ou falta – que deixem convidados com fome.

Outro cuidado é o de estabelecer receitas que não exijam seu preparo durante a ceia de Natal, para que todos, sem esquecer nem mesmo dos anfitriões, possam realmente participar sem preocupações.

Faça uma avaliação do tempo de duração do evento para que possa planejar a quantidade de itens a servir. Avalie ainda o que será servido e os perfis das pessoas que participarão da festa, de modo a adaptar o que será servido às limitações impostas pelas condições de saúde de seus convidados.

Como definir quantidade de bebidas no Natal 2019

O indicado para a ceia de Natal 2019 é investir em sucos naturais, água, refrigerantes, cervejas e vinhos.

Tudo de acordo com o perfil dos participantes, é claro, e levando em conta o tipo de bebida que mais os agrada, bem como a restrição de consumo a cada pessoa e suas idades.

Quanto aos sucos e água uma quantidade aproximada de 350 ml por convidado é uma boa indicação e cerca de 500 ml de refrigerante por pessoa, para atender com conforto a quem deseja esse tipo de bebida.

Quanto a quantidade de cervejas pode considerar duas latas por pessoa ou 700 ml caso de garrafas.

No caso de servir vinho é importante considerar uma garrafa para quatro pessoas

Como definir quantidade de aperitivos no Natal 2019

Para sua ceia de Natal 2019 ser um sucesso, o cuidado com os aperitivos a serem servidos deve ser considerado com muito critério, pois são aqueles pratos ou comidinhas mais leves que serão a introdução para a ceia de natal 2019.

Normalmente, as famílias respeitam o horário de meia-noite para começar a servir a ceia, comemorando assim o nascimento de Jesus como manda a tradição religiosa. Dessa maneira, aperitivos e entradas servem para ir preparando os convidados para o ápice da comemoração, sem deixar que sintam fome.

O cálculo a ser considerado é de cinco unidades por pessoa e 100 gramas de frios por convidado.

Como definir quantidade de alimento no Natal 2019

Prato principal

Como calcular quantidade de alimentos e bebidas para a ceia de Natal 2019

Como tradição, a ceia de Natal 2019 pede uma receita tradicional nesse tipo de confraternização, isto é, a opção entre peru, chester ou carne de porco.

Uma peça de qualquer desses tipos pode atender a até 10 pessoas de maneira satisfatória.

Normalmente, o total consumido por uma pessoa é de até 250 gramas e esse pode ser um parâmetro utilizado para calcular a divisão entre os convidados.

Há a possibilidade de servir a peça inteira ou devidamente cortada.

Acompanhamentos

Não se pode citar apenas o prato principal e deixar de lado os acompanhamentos; assim, a ceia de Natal 2019 deve considerar que o arroz e a farofa são os maiores representantes nessa categoria.

Nesses casos, o cálculo que deve ser realizado considerando 1 kg para servir em torno de 15 pessoas.

Podem ser preparadas porções de batatas-fritas, maionese e saladas para acompanhar o prato principal e, nesses casos, é importante avaliar o total de pessoas que mais admiram esses alimentos, com o crianças e idosos.

Não esquecer do pessoal que prefere comida vegana ou que tenha uma seleção de ingredientes mais natural, de modo a disponibilizar comidas para atender a esse tipo de convidados.

Sobremesa

Como calcular quantidade de alimentos e bebidas para a ceia de Natal 2019

Muitas vezes, esse será o ponto alto da ceia de Natal 2019, pois, ao aproveitar tudo que foi oferecido em comemoração, agradecimento e carinho no preparo das refeições e ao servir a todos, vem a hora da sobremesa para fechar com  chave de ouro a data.

É possível servir sobremesas individualmente, em porções, ou disponibilizar para as pessoas se servirem a vontade.

O cálculo ideal e de duas porções por participante da ceia de Natal 2019, já no caso de sorvetes é indicado considerar que cinco pessoas são adequadamente servidas por um litro desse refrescante produto.

Mas cuidado, pois dependendo do calor esse consumo pode aumentar bastante, então leve em consideração o clima na época.

Se preparar um bolo, considere entre 50 e 100 gramas por convidado, sendo que para mousses ou pudins, calcule um total de 130 gramas por convidado.

Use o critério de definir para sua ceia de Natal 2019 sobremesas com frutas e que poderá ser um sucesso e atenderá a paladares mais exigentes, sendo adequado considerar um consumo de uma fruta por pessoa.

 

Conclusão sobre quantidade de alimentos para ceia de Natal 2019

Para que a ceia de natal possa transcorrer de forma adequada e sem qualquer problema, é importante que sejam adotados todos os cuidados com planejamento, organização e definição dos alimentos, desde os salgados e doces, até os pratos principais e bebidas que acompanharão a data.

A ceia de Natal 2019 será, com todos esses cuidados, um sucesso e também possibilitará que não ocorra desperdício ou falta de algum item e, assim, todos poderão ter um momento de muita alegria e comemoração sem preocupações com algum aspecto que possa atrapalhar uma confraternização tão linda. E o melhor: com boa dose de economia.

Deixe seu comentário sobre este artigo que aponta quantidade de alimentos para ceia de Natal 2019, pois assim estará nos auxiliando a sempre melhorar nosso conteúdo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39761 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...