Por que eventos on-line são tendência para os próximos anos

Para você, que deseja conhecer todos os aspectos envolvidos na organização e realização de eventos, veja os motivos que estão levando eventos on-line a ser tendência para os próximos anos.

Publicado em 07/06/2021

Avalie este Artigo

A inovação é uma necessidade para a sobrevivência das empresas, e os eventos passaram a demonstrar que essa afirmativa é verdadeira também para esse segmento.

Com a proibição em realização de eventos presenciais, foi necessária uma adaptação desse tipo de atividade de maneira virtual e com uma grande aceitação e participação de todos.

Nesse novo momento, a organização de eventos exerceu um papel determinante no sucesso de suas realizações, tendo que investir fortemente em recursos tecnológicos com uso de equipamentos de transmissão, adaptação de espaços, investimentos em estruturas  de som e imagem além de cuidados específicos com a segurança de acesso aos eventos.

Pesquisas realizadas pelo LinkedIn mostram que a maioria dos organizadores de eventos indica que os eventos on-line possibilitaram oportunidades inovadoras e que esse tipo de evento não será mais abandonado, inclusive com maior participação dos eventos híbridos.

Neste artigo, vamos apresentar por que os eventos on-line são tendência para os próximos anos.

Um jeito de inovar e se destacar no mercado

Por que eventos on-line são tendência para os próximos anos

PHOTO BY BROOKE CAGLE ON UNSPLASH

O segmento de eventos deveria obter formas de inovar em suas atividades, visando se manter com as chances de superar um momento tão complicado como o imposto pela pandemia. E recorrer aos eventos on-line foi o maior exemplo dessa busca, mantendo o mercado com eventos sendo realizados de maneira virtual.

Com essa nova experiência, que já era praticada na área educacional com cursos de longa distância, aumentou a viabilidade para a realização de eventos de diversos tipos.

Os eventos on-line são tendência cada vez mais percebida, inclusive porque a tecnologia e os meios de comunicação e acesso vêm sofrendo mudanças e a viabilização de manter as pessoas conectadas sem restrições de barreiras físicas.

A adoção de uma nova configuração de velocidade de acesso à internet e a possibilidade de oferecer maior segurança e conforto às pessoas, trarão uma aceitação maior para a participação e a adaptação dessa nova forma de convívio.

Aumenta e facilita a participação no evento

Os eventos on-line são tendência inclusive por mudanças comportamentais que ocorreram no período da pandemia, uma vez que muitas pessoas passaram a evitar o contato presencial e assim permitiram que pudessem participar dos eventos que começaram a ser realizados de forma on-line.

Houve mudança na forma de convidar as pessoas, passando a ser usadas as ferramentas de comunicação por celular, como WhatsApp e redes sociais.

Introduziu-se a possibilidade de acesso com maior disponibilização de gravações e acessos irrestritos, aumentando, assim, os acessos e participação.

E possibilitou que os eventos pudessem ter um alcance de participantes além das fronteiras, com um alcance global.

Redução de custos

Os eventos on-line são tendência, inclusive por um aspecto importante que está relacionado à redução de custos, tanto dos participantes como das empresas.

A possibilidade de reduzir gastos com:

  • Pessoal;
  • Aluguéis de espaços;
  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Segurança física;
  • Logística;
  • Controles,

foi um fator importante, pois a substituição dessas despesas por investimentos tecnológicos foi ampliada e, dessa maneira, vemos diversos eventos sem necessidade de novos investimentos a cada organização.

A partir de agora, a estratégia é realizar investimentos em melhorias tecnológicas, de recursos de transmissões e apresentações, assim como de segurança digital.

Condições de gerar receitas maiores e visibilidade para a marca

Por que eventos on-line são tendência para os próximos anos

PHOTO BY NICK MORRISON ON UNSPLASH

Além da redução de gastos, os eventos on-line são tendência, uma vez que possibilita a maior condição de geração de receitas para as empresas.

Isso ocorre porque os patrocinadores têm maior interesse em investir em eventos com expectativas e grandes audiências exposição de suas marcas, ou retornos imediatos dos investimentos realizados.

O aumento da segurança de controles e a possibilidade de acompanhar as avaliações dos eventos também contribuem para a melhoria contínua e ampliação das receitas.

Maior possibilidade de contar com os destaques nas suas áreas

Os eventos on-line são tendência, pois permitem que as pessoas que são referência em suas áreas – e que por limitações de agendas e deslocamentos físicos não pudessem comparecer aos eventos –, possam eliminar essas restrições com maior facilidade.

Além disso, toda a estrutura de apoio poderá ser dispensada, pois controles de hospedagens, refeições, deslocamentos e atenção presencial serão substituídos por condições mais acessíveis e de menores preocupações para atender às necessidades de apoio que eventos presenciais exigem.

Tipos de eventos on-line

Por que eventos on-line são tendência para os próximos anos

PHOTO BY VISUALS ON UNSPASH

Os eventos on-line são tendência para os próximos anos e eles podem ser realizados de diversas formas, usando os recursos mais modernos de transmissão e participação.

É possível que sejam feitos para qualquer objetivo, seja educacionais, comemorações, shows, corporativos, conferências, feiras, festivais culturais ou qualquer objetivo que se deseje reunir pessoas e comemorar ou desenvolver os participantes, com a disseminação do conhecimento e da possibilidade de aumentar as redes de relacionamento.

Os tipos de eventos são encontrados com as seguintes classificações:

  • Webinars: realizados para seminários que permitem a interação dos participantes em tempo real, feita por chats;
  • Meetups: destinados a fins profissionais que promovem a aproximação de participantes para a discussão e troca de informações de suas áreas específicas, servindo como uma plataforma de desenvolvimento on-line;
  • Workshops: apresentações destinadas a apresentações de métodos de trabalho ou apresentações de inovações que servirão para o ambiente corporativo ou pessoal, com intensa participação;
  • Palestras e conferências: destinados a variados assuntos, sejam científicos, pessoais ou mesmo de novas metodologias ou para assuntos já consolidados e que sejam necessários alinhamentos de conceitos e práticas, conduzidos por especialistas em cada tema ou setor;
  • Seminários: se destinam a treinamentos e qualificações com debates de assuntos específicos e de interesse restrito ou amplo de toda a sociedade;
  • Culturais: eventos que envolvem shows, apresentações, lives, exposições, peças de teatros, festivais etc.
  • Festas: destinadas a comemorações de grupos ou empresas, proporcionam uma participação bastante grande de pessoas e organizações.

 

 Aproveite que eventos on-line são tendência

Os eventos on-line são tendência após o surgimento da pandemia, e assim os eventos deverão ser consolidados em sua maioria com realizações integralmente on-line ou mesmo híbridos.

Pelas pesquisas de opinião de especialistas no segmento, esse tipo de evento (on-line) será o mais utilizado a partir de agora com grande aceitação dos participantes.

Importante destacar a necessidade de uma assessoria de qualidade e que acompanhe os procedimentos a ser adotados na organização de eventos on-line.

Deixe um comentário com sua opinião sobre o tema eventos on-line são tendência.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39759 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...