Dez sugestões de segurança para eventos presenciais de grande público

Se você quer saber tudo sobre como organizar um evento de sucesso, vai gostar de ler nossas diversas sugestões de segurança para eventos presenciais de grande público, após a possibilidade de retorno desses eventos neste momento da pandemia.

Publicado em 01/03/2022

Avalie este Artigo

A retomada dos eventos presenciais com grandes participações de público finalmente está sendo autorizada pelas autoridades sanitárias no país, assim como no resto do mundo.

No Brasil, esse processo está com atraso em relação a outros países da Europa devido às condições de vacinação avançada, mas ainda assim está abaixo dos demais países. Entretanto, a realização desses tipos de eventos já está acontecendo após longo período de interrupção, e, dessa maneira, o interesse das pessoas em participar está bastante grande.

Ainda são necessários diversos cuidados de segurança sanitária para acessar os eventos, assim como cuidar de todos os aspectos relacionados ao controle de vendas de ingressos, ocorrências de violência e demais aspectos para garantir que o evento seja seguro para todos e realizado adequadamente.

A seguir, veremos dez sugestões de segurança para eventos presenciais de grande público.

Atenção a todos os aspectos relacionados à segurança

Quando se menciona aspectos relacionados à segurança para eventos presenciais de grande público, é preciso considerar tanto aqueles relacionados à segurança  patrimonial e física de quem está participando, sejam colaboradores, sejam fornecedores, sejam convidados, quanto os riscos de segurança sanitários.

Com o surgimento da pandemia, a retomada dos eventos presenciais apresentou exigências a serem cumpridas para que os eventos pudessem ser autorizados e realizados. Dessa forma, é necessário cuidar de ambos os aspectos de segurança, para que o evento transcorra de maneira adequada e com os menores riscos possíveis.

A partir de agora, relacionaremos dez sugestões de segurança para eventos presenciais de grande público.

1.      Seja claro na emissão dos convites

PHOTO BY VIKA FEYSHER ON UNSPLASH

As regras para atender à segurança para eventos presenciais de grande público devem ser as mais claras possíveis e constar detalhadamente nos convites.

Todas as exigências e formalidades a serem seguidas devem estar bem detalhadas na emissão dos convites, evitando, assim, que os participantes desconheçam as regras presentes no evento e consigam escolher por participarem ou não, sendo uma excelente ferramenta para reduzir riscos.

2.      Escolha um local que ofereça condições ideais para a realização do evento

Para garantir a segurança para eventos presenciais de grande público, o ideal é escolher locais amplos e abertos, de preferência ao ar livre, como chácaras e sítios, onde as pessoas possam se espalhar e tenham facilidade de locomoção na entrada e na saída do espaço. Ambientes com boa ventilação permitem mais conforto para os participantes e evitam, com mais segurança, problemas de transmissão de doenças.

3.      Cumpra as exigências sanitárias para acesso e presença no evento

PHOTO BY DIEGO SAN ON UNSPLASH

Atualmente, as medidas de controles sanitários fazem parte de boas práticas de segurança para eventos presenciais de grande público. Existem diversas exigências que variam por locais e por definições específicas de autoridades públicas e de saúde, e elas devem ser cumpridas. Atentar para essas determinações e cumprir com cuidado é uma maneira de garantir a segurança do evento.

4.      Mantenha uma equipe de segurança qualificada

A boa avaliação de segurança para eventos presenciais de grande público está diretamente relacionada à sensação de segurança que os participantes tem em relação ao evento.

Manter equipes de segurança bem treinadas e com as melhores técnicas de orientação aos presentes transmite tranquilidade e segurança a todos. Sendo assim, não deixe que os prestadores de serviços, que devem garantir a segurança, passem a ser agentes de insegurança aos participantes.

Perceba como o treinamento para equipes em grandes eventos é bastante específico e deve sempre ser considerado nesses eventos.

5.      Invista na tecnologia para facilitar o acesso ao evento

A tecnologia é grande aliada quando se aborda a segurança de eventos, então, ela deve ser sempre aplicada, com vistas a melhorar as condições de realização do evento. Essa afirmativa está relacionada principalmente aos eventos de maior porte, por representarem aspectos de possibilidades de grandes aglomerações e de dificuldades de controles.

Estude adotar credenciamentos automáticos e com leitores de QR Code para facilitar o trânsito das pessoas e reduzir a necessidade de atender aos procedimentos burocráticos.

6.      Cumpra as determinações de controle total dos participantes

As demandas para participação das pessoas em grandes eventos, após tantos meses longe, é algo bastante compreendido. Entretanto, é importante que as limitações de acesso sejam rigorosamente verificadas para evitar riscos e cancelamento de eventos.

Grandes eventos não significam acesso descontrolado de pessoas, mas, sim, a possibilidade de ter uma organização que facilite a segurança de todos.

7.      Mantenha uma equipe de atendimento médico no local

PHOTO BY NATIONAL CANCER INSTITUTE ON UNSPLASH

Ter equipes médicas de plantão para atendimentos de urgências em eventos de grande porte é uma exigência em termos de prevenção e de possibilidade de identificação de primeiros socorros, que podem salvar vidas. Manter uma estrutura desse tipo reforça a sensação de segurança aos participantes e é uma condição para um evento diferenciado e bem avaliado.

8.      Trabalhe com equipes de apoio treinadas

Defina espaços para que as bebidas e as comidas sejam consumidas e escolha equipes de apoio, como garçons  bem treinados e com experiência em grandes eventos.

Avalie a possibilidade de autosserviço para que os próprios participantes se sirvam nesses tipos de eventos, recorrendo a máquinas automáticas.

9.      Invista na definição de layout e em mobiliários adequados

Mesmo em eventos de grande porte, é possível disponibilizar espaços para áreas de descontração, além de mesas e cadeiras que permitam o descanso.

Esse ponto é importante para reduzir tanto as chances de aglomeração descontrolada quanto a possibilidade de transmissão de doenças com mais facilidade.

10.   Cuide do monitoramento do ambiente

Investir em estruturas e em equipamentos de controle de acesso e de monitoramento do ambiente onde se realiza o evento é uma excelente forma de controle, garantindo a segurança do público de maneira mais sutil.

Mantenha as pessoas à vontade, mas sem descuidar do controle sobre as situações de riscos. Verificar, também, o acesso de pessoas com objetos e armas que possam trazer danos aos participantes é uma atitude indicada em grandes eventos, e a tecnologia pode ajudar a realizar esse trabalho de maneira menos agressiva.

Considerações finais sobre segurança para eventos presenciais de grande público

Ter cuidado com a segurança para eventos presenciais de grande público se torna mais do que necessário para que tudo se torne adequado e o evento seja um sucesso.

Neste artigo, demonstramos aspectos que devem ser considerados para realizar eventos desse tipo e que devem ser adotados para garantir eventos de qualidade.

Deixe um comentário sobre segurança para eventos presenciais de grande público e tire todas as suas dúvidas sobre o importante tema. .


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39812 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...