Nove sugestões para escolher o local de casamento

Para você que gosta de ter informações a respeito de eventos, especialmente de comemorações relacionadas a casamentos, conheça sugestões para escolher o local mais adequado para a cerimônia desse tipo de evento.

Publicado em 12/07/2022

Avalie este Artigo

O casamento é uma experiência muito marcante e que une duas pessoas com intenção de conviver em harmonia, superando seus obstáculos com a união de forças e os mesmos objetivos de vida. Por isso, festejar esse momento e realizar uma cerimônia que represente os desejos do casal e de todos aqueles que compartilham desse momento é tão importante.

Dedicar bastante atenção e cuidado com a preparação e realização dessa cerimônia é necessário, e todos os detalhes importam para que em seu conjunto possam oferecer acolhimento, conforto e muita diversão ao comemorar esse momento.

Um dos aspectos que mais se destaca nesse processo é escolher o local de casamento, e é isso que apresentaremos a seguir, indicando nove sugestões para escolha de um espaço para realizar um casamento.

1.      Verifique as autorizações de funcionamento do local

Um detalhe importante e fundamental ao escolher o local de casamento é verificar e atestar que há uma autorização de funcionamento, como o alvará emitido pela prefeitura. Além disso, é preciso verificar as autorizações e os órgãos de segurança, como o atestado do corpo de bombeiros, que é o comprovante de segurança de todos.

Muitas vezes, o local está apto a funcionar para finalidade diferente daquela que se deseja utilizar, e as chances de cancelamento de uso são grandes e a decepção e os riscos com a realização do evento terão mais possibilidades de ocorrer.

É aconselhado identificar também os aspectos de isolamento acústico para o caso de cerimônias que utilizem sons em alto volume, a fim de evitar problemas com a comunidade local.

2.      Defina o estilo da cerimônia

Nove sugestões para escolher o local de casamento

Para escolher o local de casamento, é preciso avaliar o tipo de cerimônia que se deseja realizar. Esse é um aspecto que proporciona a definição do local correto, como a contratação de um salão de festas, o uso de uma chácara, praia, ou até mesmo de uma cerimônia em casa ou em um templo religioso.

A definição do estilo da cerimônia será fundamental para determinar, além do local, os demais detalhes da comemoração.

3.      Trabalhe com a quantidade prevista de convidados

Nove sugestões para escolher o local de casamento

Para escolher o local de casamento, é preciso saber a quantidade de convidados que você deseja que participem da cerimônia. Esse aspecto é o que determinará o espaço necessário para se realizar o evento, assim como todos os aspectos relacionados ao acesso e à segurança do evento.

Definir a quantidade dos participantes orienta, com mais assertividade, a busca pelo local adequado, evitando desperdícios de recursos.

4.      Atente-se à localização

Ao escolher o local de casamento, é preciso que ele tenha um acesso viável para oferecer as melhores condições de transporte e de guarda de veículos. Conforme for essa localização, verifique e forneça mapas ou indicações que auxiliem na chegada dos convidados ao local.

De acordo com o perfil de comemoração, pode-se optar por locais mais distantes para que os convidados se locomovam, e nesse caso, é possível avaliar condições específicas de deslocamento que possibilitem mais conforto e mais liberdade para aproveitar o evento.

5.      Verifique a infraestrutura do espaço

Nove sugestões para escolher o local de casamento

Uma preocupação ao escolher o local de casamento é identificar a estrutura que o espaço possui com relação à capacidade de energia e aos recursos para a utilização de equipamentos.

Avaliar a infraestrutura de cozinhas, sanitários, entradas e saídas, bem como tamanho do local, acústica, iluminação e equipamentos disponíveis é bastante importante ao se fechar a contratação do espaço.

6.      Avalie o que o espaço inclui no valor da contratação

Ao escolher o local de casamento e examinar as condições de custo-benefício, é preciso verificar se no preço contratado já estão inclusos os serviços a serem avaliados ou se o local disponibiliza apenas do espaço.

Deve ser avaliado, também, se estarão disponibilizados e se atendem as expectativas do casal, o fornecimento de equipamentos adequados e modernos, incluídos no preço do espaço, serviços acessórios de atendimento como Buffet, decoração, mobiliário e equipes de segurança.

Isso pode ser um fator importante de controle e de redução de custos, valorizando a contratação do espaço e centralizando todos os detalhes na negociação.

7.      Considere as condições do local

A definição do espaço ideal será relacionada ao estilo da comemoração, ao perfil do casal e às condições de recepcionar os convidados. Dessa maneira, podem existir situações de pessoas que participarão da festa, mas que residem em locais distantes, precisando de acomodações próximas à cerimônia.

Então, considere a possibilidade de incluir hospedagens para receber esses convidados. Isso pode ser realizado com tranquilidade em cerimônias em locais exclusivos e distantes de grandes centros, como em praias ou pousadas, por exemplo.

8.      Atente-se à segurança

A segurança do espaço e de sua localização é fundamental para oferecer mais tranquilidade a todos os participantes do evento. Para que se possa obter essa condição, deve ser avaliado com cuidado o entorno do espaço, as condições de garantir mais segurança e a contratação de pessoal que possa dar tranquilidade ao interior da cerimônia.

Além disso, é preciso garantir as condições de segurança de combate a incêndio e a existência de geradores, para que possa evitar riscos de imprevistos.

9.      Verifique as condições de acessibilidade

Oferecer um espaço acessível não é somente referente à sua localização,  deve-se considerar toda a condição de acessibilidade ao espaço. Contar com facilidade de entrada, deslocamentos e saídas do local para pessoas com necessidades especiais ou até mesmo para idosos é fator fundamental na escolha do espaço ideal.

Nos dias atuais, muitas pessoas transitam e aproveitam seus momentos de diversão com seus pets, então, é importante considerar se o local aceita tais convidados. Isso permite que mais pessoas possam participar sem impedimentos.

Considerações finais sobre escolher o local de casamento

Há vários aspectos a serem observados ao escolher o local de casamento, e esse processo envolve muito mais do que apenas o desejo dos noivos, envolve também aspectos diversos que devem ser considerados e adequadamente planejados.

Neste artigo, indicamos algumas sugestões que podem ajudar na busca de um espaço adequado e que surpreenda a todos, considerando o tipo de cerimônia que se deseja.

Esperamos que este conteúdo tenha auxiliado em seu planejamento. Aproveite e contribua com sua opinião sobre escolher o local de casamento.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39811 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...