Dicas de alimentação saudável para festas infantis

Quem acha que festa infantil não combina com comida saudável esta muito enganado, Veja as dicas do Organizando Eventos para a criançada não abusar dos doces, e comer com vontade comidas mais saudáveis.

Publicado em 01/06/2017

Avalie este Artigo
2.8

Quem não ama comer? Quando se é criança então, é difícil não resistir aos salgadinhos de festa, docinhos e algodão doce durante uma festa infantil. Porém, como agradar as crianças com os alimentos e fazer com que elas comam coisas saudáveis ao mesmo tempo? No artigo a seguir, damos algumas dicas de alimentos que você pode usar durante uma festa infantil sem se preocupar com a saúde das criancinhas. Confira!!

 

1- Combine frutas e iogurte

Cortando frutas em pequenos cubos, é possível fazer diferentes combinações que agradem as crianças, não só com as cores, mas com o sabor. Mesmo que as crianças não sejam fãs de frutas, é possível conquista-las com o acompanhamento de um iogurte junto das frutas.

Você pode colocar as frutas em espetinhos (ou se não quiser arriscar a segurança das crianças, palitos de sorvete) e deixar um pequeno recipiente para que as crianças mergulhem os espetos no iogurte, adicionando um sabor extra ao alimento. Assim, substitui-se a famosa cascata de chocolate.

 

2- Sanduíches saudáveis

Existem tipos de sanduíche mais saudáveis que outros. Para alcançar o lanche mais saudável possível, é necessário pensar no recheio e no pão correto. Evite bisnaguinhas. Use sempre pão de forma, se possível feito de pão integral. No caso dos recheios, opte por carnes mais leves como atum ou peito de peru. Você também pode usar queijo, ricota e tomate seco.

Se prefere usar carne vermelha para agradar as crianças, cozinhe a própria carne e faça sanduíches de carne seca. A preferência por pão de forma existe, porque com ele você pode brincar um pouco. Cortando as bordas do pão, é possível criar formatos que agradem as crianças, como estrelas e corações.

 

3- Espetinhos variados

Misturando variedades de vegetais, pães e queijos é possível fazer espetinhos criativos e saudáveis para as crianças. Você pode fatiar pepino, cortar cubinhos de queijo e presunto, separar alguns tomates-cereja e criar espetos saudáveis e divertidos para os pequenos. Você também pode cortar formatos criativos em cada ingrediente para deixá-los mais atraentes para as crianças. Escolha os ingredientes mais coloridos possíveis.

 

4- Frutas Inteiras

Você não precisa cortar as frutas sempre para que as crianças possam comer. Especialmente se já têm dentes para comer tudo sem preocupação. É possível desenhar e enfeitar frutas inteiras de maneira que deixe a festa mais bonita, divertida e ainda proporcionando uma alimentação saudável para os participantes. Uma ótima escolha para casar alimentos saudáveis com o tema da festa, de forma simples.

 

5- Vegetais cozidos e patê

Assim como a combinação de frutas com iogurte garante vitória em conquistar as crianças, legumes e patê são uma combinação saborosa e saudável no cardápio da festa. Fatiando os legumes na forma de palitos e deixando um recipiente com patê (de sua preferência) próximo são uma ótima opção de salgado, para logo após ser acompanhado da sobremesa à base de frutas da estação.

 

6- Salgadinhos leves

Só porque você quer um cardápio saudável em sua festa infantil, não significa que você pode apenas utilizar frutas e legumes. Existe uma variedade de salgadinhos e biscoitos leves que podem ser ingeridos pelas crianças sem preocupação. Alguns desses salgados são biscoitos de polvilho, grissinis, integrais e caseiros.

Uma opção clássica e simples também é a pipoca, que pode ser combinada com diversos condimentos. Só não exagere demais na manteiga hein?

 

7- Maçã do amor

Não precisa ser necessariamente chamada de maçã do amor durante a festa, mas uma fruta mergulhada em algo saboroso que seja do agrado para as crianças é uma ótima estratégia para incentivá-las a comer frutas. Se achar que a receita tradicional é doce demais, pode fazer variações, como mergulhar a maçã em cascata de chocolate. Aproveitando o chocolate derretido, você também pode cobrir a maçã com castanhas, que também são nutritivas e fazem bem para a saúde das crianças.

 

8- Combinar frutas com recheios doces e outras coberturas

Embora não seja uma das opções mais saudáveis, é uma forma de incentivar aquelas crianças que já não são fãs de frutas a experimentarem-nas. Assim como no caso da maçã do amor, existem outros tipos de fruta que você pode cobrir com does, e até mesmo rechear. Seja utilizando chocolate ou doce de leite, com o manuseio correto é possível criar uma sobremesa interessante e mais saudável que o normal.

 

9- Gelatinas e pudins

Quer colocar uma variedade maior em suas sobremesas com frutas? Uma opção viável é fazer gelatinas que acompanhem frutas. É muito fácil de saber e as crianças vão adorar. Você também pode fazer uma mistura de salada de frutas com pudins, misturando doce e saudável. Adicionar iogurte ou leite na mistura da gelatina pode ser um diferencial na receita.

 

Devo abandonar alimentos tradicionais em festas infantis?

Não. Você pode fazer bolos, brigadeiros e outros tipos de agrados. A ideia não é fazer uma repaginada completa no cardápio mas adicionar opções mais saudáveis junto a receitas tradicionais. Existem até opções dessas mesmas receitas que você pode incrementar de forma que elas se tornem mais saudáveis para os convidados.

Salgadinhos fritos, por exemplo, podem ser substituídos por salgados assados, que são menos nocivos a saúde das crianças. Os bolos podem ser misturados com sucos de fruta natural e gelatinas, assim como pedaços de frutas. Se não quiser usar gelatinas com sabor artificial, pode investir em gelatinas sem sabor e usar suco natural de frutas na receita para dar o sabor da fruta.

No lugar de hambúrgueres congelados, você pode fazer hambúrgueres com carne moída. Ou então, para facilitar o preparo do lanche, fazer sanduíches de carne moída para servir na festa. É uma opção viável, caso não esteja interessado em lanches de carne seca.

Seguindo essas dicas, você consegue criar um cardápio saudável e saboroso para as crianças e os demais convidados de sua festa infantil.

Gostou de nosso artigo com dicas de alimentos saudáveis para festas infantis? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. Siga Organizando Eventos!

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38842 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...