Dicas de segurança para crianças em festas com cama elástica

A cama elástica entre outros brinquedos são sem dúvida a parte mais divertida da festa. Veja agora mesmo nossas dicas de segurança para aproveitar a festa mais tranquilo.

Publicado em 05/06/2017

Avalie este Artigo
2.9

Durante uma festa infantil, como ocorre com os tradicionais aniversários, a diversão das crianças é uma preocupação. Uma forma de garantir que a garotada se divirta é alugando brinquedos para eventos infantis, dentre outros meios. Um desses brinquedos é a cama elástica. Muito popular entre as crianças, elas pulam, gritam e se deixam levar pela brincadeira. Mas como fica a questão da segurança de crianças? Esse é o tema do post de hoje.

Porém, sem o cuidado apropriado, a brincadeira pode acabar em tragédia. O que fazer para manter a segurança das crianças sem atrapalhar a brincadeira? É necessário pensar não apenas na segurança durante a festa, mas antes da montagem da cama elástica. Confira a seguir algumas dicas de como deixar os pequenos seguros na brincadeira da cama elástica. 

Dicas segurança cama elástica

1- Conheça a marca e o fornecedor

Pesquise e descubra quais são as melhores empresas e fornecedores de cama elástica. Investigue as marcas e tente saber a qualidade de cada produto. Se possível, converse o máximo possível com os responsáveis de cada setor. Não esqueça de exigir nota fiscal e contrato de locação.

Também procure saber a reputação dos clientes anteriores de cada empresa. Esse tipo de informação é fácil de encontrar nas redes sociais em publicações e comentários. Se a empresa for positiva em todos os requisitos, já é um bom sinal. 

2- Acompanhe a chegada e montagem do produto

Ao receber o item, seja um brinquedo inflável ou de montar, verifique todas as condições para o uso do produto e tenha certeza de fazer as instalações e montagens, seguindo as regras de segurança, se informadas.

Investigue tudo sobre o brinquedo para ter certeza de que não veio com nenhum defeito que possa causar acidentes, como furos ou rasgos na lona, ou conforme o caso. Analise o estado do brinquedo. Ele aparenta ser velho demais ou muito usado?

Mesmo que o pula-pula, o futebol de sabão, ou a piscina de bolinhas não estejam desgastados ou quebrados, fique atento à limpeza do equipamento. Sujeira atrai germes, que podem prejudicar a saúde das crianças. E se alguma delas ficar doente durante a festa por causa disso, não é o fornecedor que será culpado, mas você que está organizando eventos. Não arrisque sua reputação. Avalie tudo!

Não se esqueça de dar atenção ao local em que o brinquedo será posicionado. Ainda que sejam seguros, a superfície errada pode causar acidentes. 

3- Tenha uma equipe para ajudar

Quando se trata da segurança dos equipamentos e de convidados, ter mais olhos presentes pode ser essencial, às vezes alguma coisa possa passar despercebida por você e é isso que pode estragar a brincadeira toda na cama elástica.

É nesses momentos que uma segunda perspectiva é bem-vinda. Alguém que perceba o que você não identificar e te alertar sobre isso. Melhor ainda se ela souber como resolver, fora que a ajuda de pessoas como monitores ajudam a orientar melhor as crianças no uso da cama elástica, evitando machucados desnecessários.

Tome cuidado para não se distrair demais, interagindo com os convidados e, caso seja um negócio familiar, com os parentes que estão organizando eventos com você. Um momento sem prestar atenção no que está acontecendo e alguma coisa acaba surgindo. 

4- Siga as instruções

Além das instruções de montagem, existem as regras de uso do equipamento. Siga tanto as orientações oficiais do produto quanto a de pessoas que já possuem experiência com eventos, ou ao menos experiência lidando com brinquedos infláveis ou de montar. Mesmo que as instruções façam com que a brincadeira seja menos divertida, as regras devem ser seguidas. A saúde das crianças vem antes do sucesso do evento.

Algo comum de se ver em festas com cama elástica é o fato de várias e várias crianças ao mesmo tempo brincando em uma cama elástica só. Nem todas as estruturas são capazes de aguentar tantas pessoas pulando ao mesmo tempo, ainda que se tratem de crianças.

Mesmo quando a cama elástica aguentar, ainda existe o risco de uma criança cair em cima da outra, o que pode variar de um arranhão a um ferimento mais grave nos pequenos.

Por isso, siga todas as regras à risca. Se as instruções da cama elástica dizem que somente uma pessoa por vez pode usar o produto, deixe claro para os convidados e crianças que apenas um de cada vez pode usar a cama elástica. Deixe alguém para cronometrar cada vez para não acontecer brigas entre as crianças. Todo mundo quer se divertir na cama elástica,afinal. Por isso, monitores ou colaboradores de prontidão é algo essencial, para evitar acidentes. 

Outras dicas para segurança de crianças a considerar

  • As crianças não podem usar calçado enquanto brincam na cama elástica. Elas só podem pular descalças ou usando meias. Se as crianças tiverem algo no bolso que seja pontiagudo, peça para que retirem os objetos. Eles serão devolvidos ao final da brincadeira;
  • Lembre-se de deixar um espaço amplo o suficiente para que as crianças possam pular sem se machucarem. O mínimo é 7,5 metros de altura. Tome cuidado com galhos de árvores, redes elétricas, forros e outros obstáculos que possam machucar as crianças enquanto pulam. Não esqueça de retirar qualquer outro obstáculo que esteja embaixo da cama elástica;
  • Nunca deixe as crianças brincarem sozinhas. Mantenha sempre pelo menos uma pessoa monitorando a brincadeira até o fim;
  • Evite deixar animas domésticos perto, e principalmente sobre a cama elástica. Afinal, podem acabar tentando danificar o equipamento com mordidas ou arranhões, fora o risco à própria saúde do animal se resolver atacar enquanto as crianças estão pulando, ou se for ferido, pelo fato de uma criança cair sobre ele;
  • Evite usar a cama elástica durante ventanias ou chuva. Se possível, instale a cama elástica em um lugar coberto – respeitandoo limite de altura para a segurança das crianças, como já dito. A água deixa a superfície da lona escorregadia, impedindo que as crianças pulem corretamente no brinquedo, causando tombos e machucados.
  • Monte brinquedos de festa somente em superfícies planas. Uma superfície tombada pode causar acidentes.
  • Se o aparelho não estiver em uso por quaisquer motivos, não o deixe montado. Apenas deixe à disposição equipamentos testados e aprovados. 

Seguindo essas dicas e recomendações, é possível realizar uma festa infantil com segurança e eficiência. O que achou das dicas que deixamos neste artigo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. Continue com Organizando Eventos!

Fontes:

Diversão com segurança - https://www.inventosemeventos.com/single-post/2015/02/21/Divers%C3%A3o-com-seguran%C3%A7a-cuidados-na-contrata%C3%A7%C3%A3o-e-uso-de-brinquedos-em-festas-infantis

Segurança na cama elástica - http://henritrampolim.com.br/v2/seguranca-na-cama-elastica/


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 25/08/2017 às 09:08

    5 boas dicas segurança e importante


Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38838 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...