Empreendedores e eventos

Capacitação e estudo são importantes para o setor

Publicado em 21/06/2013

Avalie este Artigo
1

O setor de hotelaria no Brasil vem ganhando um novo e importante impulso nos últimos anos com os megaeventos que serão sediados no país como, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. E o mercado hoteleiro vem se preparando para receber e receber bem os visitantes que chegarão ao País.

Assim, muitas instituições de ensino públicas e privadas têm aberto inscrições para o curso Superior de Tecnologia em Hotelaria. O curso tem, geralmente, duração de quatro semestres e apresenta entre os seus objetivos valorizar o conhecimento de como se realiza as ações e os procedimentos na área de hospitalidade, incluindo os segmentos de hospedagem, alimentos e bebidas, hotelaria hospitalar, lazer e recreação de eventos. Além da sala de aula, as disciplinas são ministradas em laboratório de gastronomia e hotéis.

 

01.jpg

 

Cultura

Outra iniciativa, que vem de Foz do Iguaçu (PR), tem o objetivo de ofertar um programa de qualificação e aperfeiçoamento dirigido a artistas, agentes e gestores culturais, abrangendo as várias etapas e áreas ligadas à produção artístico-cultural. “Esse é o início de um processo permanente de formação, que deverá abranger várias áreas e segmentos culturais, visando à qualificação dos artistas e produtores, como forma de fortalecer as ações realizadas, fomentar novos projetos e olhares sobre a cultura iguaçuense e contribuir para a qualificação da juventude para o mercado de trabalho”, revelou a Arinha Rocha, diretora de Cultura da Fundação Cultural.

Com base em consulta realizada à comunidade pela Fundação Cultural, foram identificadas as demandas e necessidades apresentadas pelos realizadores do município. Entre as áreas de interesse apontadas na pesquisa está o teatro, a formação cultural, a moda, a música, as artes visuais, entre outras.  Os cursos são resultado da parceria entre a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Senac e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Ministério da Cultura e as instituições locais de ensino. Mais informações sobre os cursos e as inscrições, podem ser adquiridas por meio do telefone: (45) 2105-1308.

 

Mercado

Tornar as empresas da área de eventos e sua cadeia produtiva mais preparada para aproveitar oportunidades do mercado. Com este pensamento a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), em parceria com o Sebrae, realiza a fase regional de lançamento do programa de Qualificação em Gestão de Micro e Pequenas Empresas de Eventos. Com abrangência em 12 estados, o programa já foi lançado em várias cidades. O próximo evento será no dia 28 de junho, em Belo Horizonte (MG).

Nesses encontros, as empresas interessadas podem se inscrever no programa, direcionado aos organizadores e a toda a cadeia de fornecimento de negócios e eventos. A primeira fase é a do diagnóstico da gestão, que serve para orientar os temas dos cursos, oficinas, palestras e consultorias que serão aplicados. A ideia é que os empreendimentos se qualifiquem cada vez mais e fiquem aptos para receber o Selo de Qualidade Abeoc Brasil.

As inscrições estão abertas no site www.abeoc.org.br/qualidade. Após ingressarem no programa, os empreendedores irão preencher o diagnóstico para identificar os pontos fortes e oportunidades de melhoria de cada participante. Integra essa fase o mesmo diagnóstico aplicado no Prêmio MPE Brasil, além de questões específicas para empresas da área de eventos. Um consultor irá apoiar o preenchimento das respostas.

O programa realizado em parceria com a Abeoc promove a competitividade do turismo de negócios e eventos. “Essa iniciativa contribuirá para se criarem padrões mínimos de qualidade na prestação de serviços. O programa está alinhado à estratégia de aproveitarmos esse momento excepcional que o Brasil vive, como sede de grandes eventos”, destaca Andrea Faria, analista se Serviços do Sebrae.

O coordenador de capacitação do programa pela Abeoc Brasil, Luiz Carlos Barboza explicou que “toda a etapa posterior de capacitação, com palestras, oficinas e consultoria, vai ser direcionada para atender às necessidades das empresas identificadas nesse diagnóstico”. Por esse motivo, ele ressalta a importância de se responder o questionário com a maior precisão possível.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39300 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...