Evento phygital: Como unir físico e digital em eventos

Se você deseja entender mais sobre as constantes mudanças no ambiente de negócios de empresas de eventos, é importante acompanhar as informações relativas ao conceito de evento phygital, decisivo para a união do modelo presencial e o digital.

Publicado em 19/05/2022

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O modelo tradicional de realização de eventos está sendo rapidamente superado pelo avanço de possibilidades que a tecnologia vem apresentando, assim como pelas tendências comportamentais dos participantes.

Com a necessidade de suspensão de participações presenciais ao longo da pandemia de Covid-19, e uma mudança de perfil e de possibilidades de acessos a participações a distância, a consolidação de modelos de transmissões virtuais foi efetivado.

Porém, com a liberação de eventos, foi possível voltar a realizá-los presencialmente, e até mesmo híbridos, com mais aceitação, bem como com a consolidação de novas propostas de trabalho.

Como um dos objetivos de negócios é melhorar a experiência dos clientes, a busca em realizar eventos cada vez mais que atendam aos seus participantes permite que se obtenha maior sucesso.

E, para isso, o termo evento phygital possui as características comerciais para atender as expectativas de todos e a melhoria dos eventos.

Vamos apresentar, a seguir, o que é um evento phygital e como a união dos conceitos físicos e digitais nessa proposta pode representar o sucesso de um evento.

O que é o conceito de evento phygital?

Evento phygital: Como unir físico e digital em eventos

Um evento phygital se refere a realizações que envolvem participações presenciais e digitais, simultaneamente.

É um modelo que visa a usar as melhores práticas em ambos e que possa auxiliar o participante a ter melhor experiência com o evento.

Nesse conceito, é permitida a interação em ambos os ambientes de forma simultânea, e com qualidade, para que os participantes possam ter momentos com mais aproveitamento de suas experiências.

Essa proposta utiliza a tecnologia no que ela pode apresentar de mais interessante para engajar e para contribuir no aproveitamento do evento, usando registros em tempo real da participação de todos, disponibilizando-os para interação em redes sociais.

Com a possibilidade de obter dados de consumidores e tendências de interesses, assim como os dados de geolocalização, é possível estabelecer ações de marketing para obter sucesso na participação do evento, inclusive destacando potenciais de inovação e de interconectividade.

Quais as condições que se destacam em evento phygital?

Evento phygital: Como unir físico e digital em eventos

A implementação de evento phygital teve bastante impulso com a necessidade de realização de eventos on-line durante a pandemia de Covid-19.Entretanto, com o passar do tempo e o avanço da vacinação no país, voltou-se a adotar eventos presenciais.

Com essa mudança, ocorreu a possibilidade de usar uma estratégia mais direcionada a facilitar a comunicação e destacar diversos aspectos de participantes em eventos.

Esse modelo necessita de investimentos em qualidade de estruturas, em segurança de diversos aspectos, em equipamentos de transmissão e em melhorias em imagens, de forma a  garantir que os objetivos interativos sejam alcançados.

Nesse conceito, é possível efetuar a integração de participantes com os bastidores de um evento, como também aproximar as atrações ao público.

Permite que sejam disponibilizadas gravações para acessos após os eventos, presença remota de atrações e expositores, que evitam deslocamentos ao local onde está sendo realizado o evento presencial.

Além de possibilitar o acompanhamento com recursos de ângulos e tomadas exclusivas.

Todos esses são recursos que valorizam e diferenciam a qualidade do evento e podem trazer mais retornos a todos.

Nesse tipo de experiência, o que se busca é promover e dar protagonismo a cada participante, com um destaque ao longo do evento de forma natural e com captura de emoções e de reações para serem lembradas.

Como o evento phygical impacta nas estratégias de marketing?

Evento phygital: Como unir físico e digital em eventos

Um evento phygital abre muitas vantagens quanto aos objetivos de marketing digital, pois ele se destina a ampliar a experiência do participante com a sua satisfação no evento e assim consolidar a marca que organiza,com autoridade de mercado e com diferencial frente à concorrência.

Considerar um destaque nos convites quanto a novas experiências que o participante terá e os diferenciais do espaço onde será realizado o evento, seja em ambiente virtual ou presencial, é uma estratégia positiva para maior engajamento de participantes e para o sucesso do evento.

O marketing pode favorecer bastante nesse modelo, com a obtenção de dados dos participantes e a filtragem dos interesses para que possam ser disponibilizados ao longo do evento e, assim, a avaliação ser muito mais positiva.

Assim é possível adotar ações de aproximação do público com a marca, aumentar as vendas, simplificar os acessos ao evento e disponibilizar credenciais digitais para os participantes.

Tudo isso voltado a atender a demanda das pessoas em ter mais facilidade e menos complicação quando decidem efetuar uma compra, além de melhorar a interação em eventos e fortalecer o networking.

O phygital possibilita que sejam estimuladas ações nos participantes através de dicas e de sugestões que ele encontrará ao longo do evento e que podem fazer toda a diferença em suas avaliações.

Ele permite criar experiências complementares entre os ambientes físicos e digitais, manter engajamento mesmo após o término do evento, estimular o consumo com base em avaliação de tendências de comportamento e de interesses.

Melhorando a experiência do participante dos eventos

Phygital permite atuar de forma intensa na melhoria da experiência do cliente e nesse caso é possível buscar que os participantes tenham um diferencial com o evento.

É importante destacar que as tendências de mercado apontam para aquelas em que as pessoas se sintam bastante satisfeitas quando se encontram com experiências que parecem criadas para cada uma delas.

Em tempos de interação em tempo real, poder contar com a divulgação de participação de forma mais natural possível é um fator diferenciado para alcançar melhor avaliação e satisfação possíveis.

 

Ações para auxiliar em sua estratégia nesse modelo

Alguns cuidados devem ser adotados para que phygital seja bem sucedido com relação à maior participação e à melhor avaliação do seu evento, sendo importante ampliar os canais de comunicação com os participantes, disponibilizando experiências diferenciadas e marcantes aos participantes, a partir do uso da tecnologia em todo seu potencial, a fim de obter os melhores resultados.

 

Considerações finais sobre evento phygital

O conceito de evento phygital permite que os participantes tenham a possibilidade de transitar entre modelos digitais e físicos e isso atende a demandas e a interesses que permitem aumentar o engajamento de seu público.

Aproveite e deixe um comentário com sua opinião sobre evento phygital.


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