Metaverso e eventos: uma boa combinação?

Para você que sempre se interessa em estar atualizado quanto a recursos mais modernos usados em eventos, descubra bastante informação sobre como a tecnologia está oferecendo mudanças conceituais em realização de eventos com o Metaverso.

Publicado em 17/05/2022

Avalie este Artigo

As mudanças de comportamento geradas pelas possibilidades que a tecnologia vem oferecendo são bastante significativas nas vidas de todos.

São processos que vêm se tornando possíveis e que há pouco tempo eram inatingíveis e inimagináveis, porém vêm sendo oferecidos com uma rapidez surpreendente.

Um dos mais recentes exemplos foi o anúncio do Metaverso, que teve um impulso de divulgação maior feito pelo Facebook, alterando inclusive sua marca para Meta, dada a importância e a expectativa de mudança comportamental que essa nova tecnologia irá disponibilizar a todos.

Com o aval do gigante das redes sociais, o Metaverso já gerou grande curiosidade e expectativa e está tendo a possibilidade de se tornar uma verdadeira revolução em termos de relacionamentos sociais e realização de atividades presenciais, com impacto significativo para o segmento de eventos.

Vamos ver a seguir detalhes sobre esse recurso e como a combinação de Metaverso e eventos será uma tendência importante para o futuro desse setor.

O que é o Metaverso?

Metaverso e eventos: uma boa combinação?

Para melhor entendimento, o Metaverso é um ambiente virtual criado para representar a realidade cotidiana das pessoas, incluindo aí suas atividades no lar, no trabalho e no convívio social.

Como um jogo virtual, onde a diferença se faz a partir de seus participantes, que são representados por avatares definidos por eles e não pela máquina e que assumem as suas rotinas de acordo com os comandos dos seus criadores, de acordo com os comportamentos reais, observados no mundo presencial.

É como uma realidade alternativa comandada não por máquinas, mas pelos próprios seres humanos.

A diferença entre essa tecnologia e os recursos de realidade aumentada é que ela permite que os participantes observem suas atuações de forma geral, como se inseridos nesse ambiente virtual, e, no caso da realidade aumentada, a experiência é como um elemento externo ao ambiente.

Essa nova experiência virtual permite maior imersão das pessoas em locais efetivos, sendo um passo importante para a evolução do relacionamento entre seres humanos num futuro não muito distante.

A relação entre Metaverso e eventos dessa maneira está totalmente comprovada, pois a realização de qualquer evento, seja social ou corporativo, irá possibilitar a redução de custos com contratação de estruturas, decoração, vigilância, emissão de convites impressos, contratação de atrações presenciais como músicos, entre outros gastos, como aluguéis de espaços físicos.

Será necessário investir na tecnologia mais avançada, que permita condições ideais de imagem e participação a todos.

O funcionamento do Metaverso

Metaverso e eventos: uma boa combinação?

Para ter uma boa compreensão da relação que o Metaverso e eventos terá, é preciso aceitar que as pessoas no mundo atual são altamente dependentes de acessos a seus dispositivos móveis e computadores para realizarem as mais diversas atividades.

Sejam para contatar pessoas ou mesmo para exercerem atividades profissionais, o mundo digital é necessário para que possam ser realizadas desde as tarefas mais simples àquelas mais complexas.

Então o uso de recursos e equipamentos computacionais já se tornou uma realidade, e assim a possibilidade de usar esses recursos para interação a distância com maior proximidade à realidade permite que se assuma um papel de protagonista nesse cenário, e não apenas para usar como um ferramental digital.

Estamos presenciando uma migração para um convívio virtual muito mais ativo e que possibilite diversas facilidades para todos.

O Metaverso está baseado em três pilares fundamentais para seu funcionamento:

  • Os avatares que são os personagens criados pelos participantes de acordo com suas características pessoais, sendo permitido que assuma diferentes configurações de roupas e estilos para cada local que frequentar;
  • A criação do ambiente virtual permite ao participante dar seu estilo de decoração e moradia onde reside, passando a receber visitas ou se divertir em seu ambiente virtual;
  • Possibilidade de deslocamentos imediatos entre ambientes, como o Metaverso, é totalmente integrado: o avatar pode estar na sala de casa e imediatamente ser transportado para uma conferência em outro país, como se fosse teletransportado a determinado comado.

Esses três componentes formam a base do Metaverso, que se expande a todos os demais ambientes que ele possibilita, como um escritório, uma sala de reuniões, um local de eventos e até mesmo a possibilidade de lazer, como a participação efetiva em jogos digitais em que seu avatar será o personagem.

Metaverso já tem, de certa forma, aplicações básicas em eventos

Essa relação Metaverso e eventos já está em andamento mesmo antes da adoção mais ampliada dessa ferramenta.

Isso decorre do fato de disponibilização de eventos on-line, tão importantes na pandemia de COVID-19, para que o segmento de eventos não sofresse ainda mais com a interrupção das realizações presenciais.

Esse foi um conceito que se expandiu e foi bastante aceito por participantes e empresas.

O objetivo do Metaverso é expandir essa experiência com uma imersão total dos participantes como elementos fundamentais nos eventos, transmitindo assim a energia de um evento presencial com os recursos digitais.

A relação de Metaverso e eventos

Metaverso e eventos: uma boa combinação?

Agora que já entendemos a aplicação prática do Metaverso e eventos, podemos apresentar os principais diferenciais que podem impactar diretamente em novos eventos:

  • Possibilita maior engajamento para e entre os participantes, permitindo aumentar os acessos;
  • Elimina a ausência de participação de profissionais em reuniões e atividades de trabalho;
  • Maior interação com diversas pessoas em todo o planeta;
  • Aumenta a possibilidade de coleta de dados de tendências e expectativas em eventos;
  • Possibilidade de participação em eventos sem dificuldades de deslocamentos;
  • Obter as melhores atrações com maior facilidade;
  • Redução de gastos com contratações de diversos tipos para a realização de eventos.

 

Considerações finais sobre metaverso e eventos

A combinação de Metaverso e eventos parece ser a maior tendência de relacionamentos sociais e empresariais dentro em breve.

Com diversas alterações de comportamento e de mudanças de participações presenciais das pessoas em eventos, com um impulso significativo que se aprofundou durante a pandemia de COVID-19, com a realização de eventos virtuais e/ou híbridos, inclusive com uso de realidade aumentada, esse é o momento para uma revolução.

E o Metaverso está para contribuir em preencher essa oportunidade, com maior inovação e dar mais opções de participações e interações a todos.

Aproveite e deixe sua opinião sobre metaverso e eventos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39787 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...