Qual diferença entre cerimonial e assessoria

Quer se aprofundar no universo de organização de eventos? Então, confira aqui qual a diferença entre cerimonial e assessoria neste mercado. Boa leitura!

Publicado em 10/06/2019

Avalie este Artigo
5

Independentemente do tipo do evento, o planejamento, a organização e a realização precisam do auxílio de um cerimonial e de um assessor, mas quais são as diferenças entre os dois? Quais são as vantagens? Nesse texto falaremos tudo sobre organização de eventos, o que é assessoria e cerimonialista e qual é a diferença entre cerimonial e assessoria.

Organização de eventos

A organização de um evento é um procedimento de planejamento de uma festa, festival, convenção, feira ou cerimônia.

Na organização de um evento inclui etapas importantes como a escolha da temática do evento, estabelecer o valor que será gasto com ele, escolha de data e horário no qual ocorrerá, escolha e reserva do local que ocorrerá o evento - seja uma casa de shows, chácara, salão de festas, entre outros.

Além disso, é necessário pensar na contratação de fornecedores como: organização de decoração, comidas e bebidas, aluguel de mesas e cadeiras, equipes de limpeza e de segurança, aluguel de brinquedos infláveis - em caso de eventos infantis ou se há presença de crianças -, iluminação e música - contratação de bandas ou de DJ - e planos de emergência para caso ocorra algum problema ou imprevisto.

O planejador é o profissional que organiza tudo sobre o evento, toda essa preparação é essencial para ele ocorrer sem problemas; claro que podem ocorrer imprevistos, mas deve estar sempre preparado para qualquer emergência.

O planejador de eventos deve ser capaz de gerenciar o seu tempo de forma sábia para assim garantir que o evento ocorra sem problemas. Tudo isso precisa ser organizado com a ajuda de um assessor, o cerimonial também faz parte de toda essa organização, garantindo o sucesso da sua comemoração.

A seguir, falaremos sobre o que é e qual a diferença entre cerimonial e assessoria.

O que é cerimonial e assessoria?

Qual diferença entre cerimonial e assessoria

O cerimonial é um conjunto de métodos e padrões em solenidades e atos públicos. Isto é, a realização dos atos durante a realização do evento. O cerimonial é, por assim dizer, a forma como o protocolo correto se conscientiza, ou a organização do evento conforme o protocolo definido.

É aquele profissional que executará o serviço no grande dia do evento e será ele também que inicia o trabalho próximo à data escolhida, e executa a tarefa durante o evento. Além disso, o cerimonial é responsável pelo andamento do evento coordenando os fornecedores e tudo mais que for necessário para resolver no grande dia.

O cerimonial é sempre uma referência para que tudo ocorra conforme o combinado e no tempo. Coordenação e conferência dos profissionais contratados, recepção dos convidados, tomada de decisões e cuidados com emergências. Enfim, toda a logística do grande dia que ocorrerá o evento.

Ele também é responsável para confirmar as tarefas que serão realizadas com os fornecedores. Resumindo, o cerimonialista é aquele profissional que foca no dia do evento, coordenando todos os envolvidos para cumprirem o protocolo.

Já a assessoria pode ser útil em diversas áreas da organização de um evento, desde o seu planejamento - etapa que envolve fatores como objetivos, público-alvo, orçamento e possíveis atrações -, divulgação - a assessoria conta com uma equipe capacitada para realizar a divulgação do evento com material gráfico e até contato físico com o público-alvo -, contratação de fornecedores - assessores sabem indicar os melhores fornecedores do mercado para garantir o sucesso do seu evento - e ainda saberá gerenciar problemas que podem ocorrer, afinal, nenhum evento está livre de um imprevisto.

O assessor é aquele profissional que é especialista em um tema e está sempre preparado para auxiliar o seu cliente, ele possui conhecimento sobre a rotina de organizar e viabilizar um evento, podendo listar tudo que é essencial e, com isso, adaptar-se ao que o cliente espera e deseja, respeitando a sua intenção.

A diferença entre cerimonial e assessoria

 

Qual diferença entre cerimonial e assessoria

Os dois serviços são conceitualmente distintos e ambos são essenciais para a organização de um evento. Sabendo a diferença entre cerimonial e assessoria facilitará a escolha de qual é indispensável para você.

O assessor é essencial para cuidar dos preparativos, garantindo o estilo desejado, mas sem passar do limite do seu orçamento. É um profissional que possui contatos e é capaz de indicar provedores que se encaixem na sua necessidade. Dentre as funções de um assessor, está ainda cuidar da harmonia entre os serviços contratados para que não ocorra nenhum exagero ou falta.

A diferença entre cerimonial e assessoria é que o assessor ajuda a controlar os prazos de entrega, cobra possíveis atrasos, monitora tudo que ocorre na organização do evento e não descansa até o último segundo, pois ele é responsável por coordenar, principalmente, a equipe de limpeza e entrega do salão, os últimos detalhes de fotografia e acertos finais com o Buffet.

 

Qual diferença entre cerimonial e assessoria

Já o cerimonialista possui um papel mais pontual, mas é igualmente relevante. A diferença entre cerimonial e assessoria é que esse profissional conhece a fundo os ritos, todas as regras de protocolo e o que precisa ser feito para que o estilo do evento seja feito de acordo com o que o cliente deseja, independentemente de ser uma celebração social, religioso ou político.

Além da diferença entre cerimonial e assessoria, a contratação de ambos é essencial para que o seu evento se desenvolva e ocorra com sucesso. A contratação desses profissionais evita que o cliente contrate fornecedores de baixa qualidade, por exemplo, ou até mesmo de assinar contratos abusivos. O que mais importa é o cliente ficar tranquilo sabendo que a organização de evento está em boas mãos, sem se preocupar com detalhes.

Depois de entender a diferença entre cerimonial e assessoria, a pergunta é: qual contratar?

Independentemente da diferença entre cerimonial e assessoria, a contratação dos dois profissionais é essencial, pois a assessoria auxiliará do começo até o fim do evento, o assessor apontará por onde você deve começar a organização do seu evento.

Já o cerimonial auxiliará cuidando dos mínimos detalhes da organização do seu evento, seja ele uma festa de formatura, aniversário, casamento, entre outros.

Esses dois profissionais são indispensáveis para a organização e realização de um evento para garantir que o mesmo seja um sucesso!

Gostou do texto sobre a diferença entre cerimonial e assessoria? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39619 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...