Workshop e curso: qual a diferença?

Se você se interessa em obter todas as informações relacionadas a organização e realização de eventos, descubra a diferença existente entre workshops e cursos e, ainda, as características de cada um desses eventos.

Publicado em 21/05/2021

Avalie este Artigo

Existem diversas modalidades de eventos que se relacionam à troca de informações e estudos de casos que são adotados por empresas e instituições de ensino.

Esses eventos visam alcançar objetivos específicos de treinamento e melhoria da qualificação de pessoas e profissionais, com uma abordagem mais detalhada sobre determinados assuntos, explorando as possibilidades ou apresentando situações já analisadas, para discussões.

Dessa maneira, é possível realizar palestras, seminários, congressos, cursos e workshops, com características e objetivos distintos para que suas realizações possam atingir os resultados e o sucesso esperados.

Mas você sabe qual a diferença entre workshop e curso? É isso que abordaremos neste artigo.

Características de workshop e curso

Workshop e curso: qual a diferença?

PHOTO BY NICK MORRISON ON UNSPLASH

É preciso entender os conceitos de workshop e curso para conseguir identificar com mais detalhes suas diferenças e formas de realização.

Ambos são eventos com caráter educacional e tratam de temas diversos que possam atender a objetivos de adquirir ou ampliar conhecimentos, com seus conteúdos a ser aplicados em atividades pessoais ou profissionais.

Eles contribuem para que sejam aprofundados aspectos para que os aprendizados possam ser mais eficazes e aplicados de maneira adequada pelos participantes.

O que diferencia ambos os tipos é seu objetivo, pois num curso, o aprendizado é mais detalhado e pode envolver diversos assuntos que se inter-relacionam para formar o conhecimento amplo de assuntos, com uma duração maior de tempo de apresentações e estudos.

No workshop, o objetivo a alcançar em curta duração é o de abrir discussões e apresentar temas com abordagem mais específica sobre algum detalhe ou mesmo de inovações que sejam identificadas em pesquisas ou aprofundamento de análises.

Principais diferenças entre workshop e curso

Workshop e curso: qual a diferença?

PHOTO BY ISAAC MATTHEW ON UNSPLASH

Para simplificar e direcionar as diferenças entre ambos, podemos destacar os seguintes aspectos:

  • Curso
  • Visa apresentar a teoria básica;
  • Objetiva a formalização e capacitação pessoal e/ou profissional;
  • Tem uma duração de tempo extensa, que visa atender à carga horária estabelecida no planejamento pedagógico;
  • Pode ser utilizado com metodologia de EAD;
  • Abrange aspectos técnicos e aplicações práticas para consolidar os conhecimentos;
  • Atribui desafios por meio de tarefas aos participantes.
  • Workshop
  • Apresentar assuntos práticos e de apresentação de teses ou estudos relacionados a determinado assunto;
  • Tem como objetivo a fixação e a ampliação de conhecimentos específicos;
  • Tem duração de tempo curta, no máximo de 2 dias;
  • Apresentações livres e sem terem de cumprir exigências de órgãos reguladores;
  • Inclui aspectos técnicos e de pesquisas sobre determinado tema;
  • Permite ampliar visões de determinados assuntos e consolidar conhecimentos.

Objetivos de workshop e curso

Agora, vamos detalhar os objetivos de workshop e curso, pois já identificamos suas características, que são distintas, mas precisamos esclarecer melhor o que se deseja alcançar com cada um desses tipos.

Cursos se direcionam à formação de uma pessoa, sendo bem detalhado para que o conhecimento seja bem consolidado, por meio do acesso aos conceitos, e que permita exercer atividades ou mesmo mudanças comportamentais com base no aprendizado adquirido de maneira profunda.

Os cursos podem ser ministrados para determinado assunto e seus desdobramentos, mas também pode ser específico para determinado assunto que será amplamente estudado.

Já os workshops, que podem ser traduzidos como oficinas, são eventos que complementam os aprendizados dos cursos, pois tratam de assuntos específicos que devem ter sido estudados em cursos e que serão demonstrados com maior abordagem de maneira prática e de experiências realizadas para ampliar o aprendizado.

Como em oficinas físicas, os workshops servem para discutir e executar o aprendizado.

Como realizar um workshop

Workshop e curso: qual a diferença?

PHOTO BY LEON ON UNSPLASH

Importante conhecer como realizar um workshop e curso, pois eles apresentam características e objetivos distintos, e assim devem ser considerados para que as estruturas sejam adaptadas ao tipo que se deseja realizar.

O modelo de apresentação se baseia em uma pessoa que será a condutora do evento, exercendo a mediação e um ou vários expositores que trarão novas visões e experiências para ampliar as discussões e os conhecimentos.

Nesse caso, a estrutura pode ser realizada com a escolha de um local físico ou de maneira on-line, possibilitando a participação de todos de maneira remota.

Esse evento traz a necessidade de ter apresentação, interação e discussão sobre o tema, tanto entre os expositores quanto entre eles e os demais participantes e a conclusão sobre a apresentação.

Para esse tipo de evento, é preciso investir numa boa estrutura de transmissão e apoio.

Como realizar um curso

Como os objetivos de workshop e curso são distintos. Um curso deve atender a um formato de palestras e transmissão de conhecimentos que visem o aprendizado dos participantes.

Nesse caso, o curso tem um papel de fornecer informações que possam despertar novos horizontes e ganhos de conhecimento para que possam ter um diferencial quanto às suas trajetórias pessoais e profissionais.

Os cursos normalmente usam métodos pedagógicos que possam auxiliar a melhorar o aprendizado e devem ser ministrados por pessoal qualificado, com formação específica de metodologia educacional de boa qualidade.

 

Escolha entre workshop e curso de maneira clara

Conhecer exatamente as diferenças entre workshop e curso é fundamental para identificar as necessidades que deverão ser providenciadas para que cada um desses modelos seja um evento de sucesso.

Lembrando que ambos podem ser realizados de maneira on-line, híbrida ou presencialmente, e, nesses casos, é importante avaliar os tipos de estrutura necessária a suas realizações, sendo que a definição de um espaço adequado é necessário em todos os modelos, assim como os cuidados com toda a infraestrutura, como melhores equipamentosa escolha de uma boa qualidade de som e imagem , e preocupações em garantir a segurança física ou de acesso remoto.

E para os eventos híbridos ou presenciais é necessário cumprir as exigências de saúde e uso de acessórios e distanciamento, assim como a escolha dos melhores prestadores de serviços, como Buffet e garçons.

Deixe sua opinião sobre o que achou de conhecer diferenças sobre workshop e curso, assim nos ajudará a sempre melhorar cada vez mais os nossos conteúdos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39759 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...