8 dicas para organizar evento tipo workshop

Está planejando em organizar um workshop e não sabe como fazer? Você sabe a diferença entre um curso e um workshop? Confira aqui nesse artigo tudo sobre workshop, as diferenças entre curso e workshop e dicas incríveis de como organizar evento tipo workshop.

Publicado em 05/01/2018

Avalie este Artigo

Está pensando em organizar um evento tipo workshop e não sabe como? Você sabe o que é workshop e a sua diferença com curso? Nesse artigo iremos explicar tudo sobre workshop, uma ótima opção para os representantes que buscam discutir ideias com outros indivíduos. Também traremos dicas incríveis para ajudar você a organizar um evento de workshop de sucesso.

O que é workshop?

 

8 dicas para organizar evento tipo workshop

 

O workshop é uma forma de encontro onde os representantes de diversas organizações discutem técnicas e ideias que surtiram efeitos positivos em suas empresas, por meio de uma interação entre os participantes. Possui atributos equivalentes a seminários e palestras na parte oral, complementando a demonstração de serviços e produtos. O workshop é voltado à aprendizagem por meio da concretização de exercícios práticos sobre o tema desenvolvido.

Diferença entre curso e workshop

Tanto o workshop quanto o curso são eventos educativos com um propósito bem definido a depender da temática. Na prática até podem parecer semelhantes, mas se o organizador não conhece os conceitos e as práticas que definem cada um, ele não irá conseguir ter uma produção que atenda com maestria a proposta.

O curso é um evento voltado à profissionalização e/ou a formação de indivíduos. Por esse fundamento, ele costuma detalhar assuntos de uma determinada área de forma mais teórica do que prática. O participante aprende os conceitos de um determinado ramo de atuação e se torna capacitado por meio de conhecimentos obtidos, a exercer alguma função relacionada ao que estudou. O curso possui um tempo maior que os workshops podendo durar horas, dias e até meses para concluir, sendo que os indivíduos podem participar fisicamente ou por plataformas de ensino a distância.

Já no workshop geralmente se aprende teorias e conceitos fundamentais, mas eles focam muito na aplicação do conhecimento em atividades práticas que irão ajudar o participante na fixação do conhecimento obtido. Os workshops normalmente possuem curta duração, no máximo 8 horas que ocorrem em um único dia.

Como organizar um evento tipo workshop?

O workshop é essencial para o fortalecimento do branding da sua empresa, associação ou instituição porque os workshops são oportunidades da sua marca se tornar uma alusão na hora de tratar um tema. Além disso, o workshop ajuda a aumentar a visibilidade e concede credibilidade a marca. Abaixo estão as dicas mais incríveis para tornar o seu workshop em um sucesso. Veja:

1.      Definindo o tema

Esse é a primeira dica essencial para o seu workshop, é preciso escolher o tema que será abordado e que deixe o público convidado satisfeito. O tema é aquilo que dá essência a seu evento e um posicionamento consistente. Ele ajuda a definir todas as etapas de um planejamento de um workshop. É essencial você escolher uma temática que seja tendência na parte de atuação. É preciso que o tema seja algo que profissionais e estudantes de uma área estejam buscando melhorar e tenham interesse. Para isso você pode realizar uma pesquisa sobre temas que estão sendo usados pelos concorrentes, pois assim você consegue gerar ideias.

2.      Hora de conhecer o público

Esse é o ponto-chave para organizar um workshop. Dessa maneira, você saberá quais assuntos precisam ser abordados e de como apresenta-los de forma  interessante ao público, mas lembre-se que eles precisam estar relacionados com o resultado planejado. Para construir um perfil aprofundado de seus participantes é preciso pensar no tipo de pessoa que pode se interessar em participar de um workshop com o tema escolhido, se serão homens ou mulheres. É muito importante também determinar a faixa etária.

Com essas informações você escolhe melhor quem irá dar a palestra em seu workshop e escolhe os melhores lugares onde seus convidados se sintam confortáveis. Depois de determinar tudo isso, não se esqueça de também decidir a quantidade de participantes que estarão presentes em seu workshop.

3.      O workshop será pago ou gratuito?

Desde o planejamento é preciso deixar claro se será pago ou gratuito. Claro que tudo depende dos seus recursos e do que pretende fazer. Caso o seu workshop tenha um palestrante conhecido, tenha Buffet e uma produção sofisticada, o ideal é que ele seja pago e para isso é preciso que tenha ingressos. Mas, se o seu objetivo for atrair um público novo para a sua empresa, divulgar a marca e serviço ou produto, é ideal utilizar a técnica de mailing de pessoas com certo tipo de perfil ou interesse.

4.      Data, local e horário

Para essa etapa é muito importante levar em consideração onde o seu público está concentrado, quais são os seus interesses, lugares que frequentam e se são profissionais ou estudantes. Após isso, é preciso definir o melhor horário para que todos consigam comparecer, se será em dias úteis ou aos finais de semana. Já o local é preciso escolher aquele que seja confortável e amplo, e que seja principalmente fácil de localizar.

5.      Determinando os mediadores e palestrantes

 

8 dicas para organizar evento tipo workshop

 

É preciso escolher quem irá ensinar a temática do workshop. O ideal é procurar profissionais que sejam referência dentro das áreas e que agreguem valor ao conhecimento do seu público. Se for possível, o ideal para tornar o workshop ainda mais inovador, traga pessoas que não sejam locais, pois essas podem fazer a diferença no momento de transmitir conhecimento.

6.      Preparar a produção gráfica

 

8 dicas para organizar evento tipo workshop

 

Nessa etapa é preciso verificar os materiais necessários para o workshop que será impresso. Geralmente, banners, flyers e convites são os materiais mais importantes para um workshop. Se possível, forneça canetas, blocos de anotações e pastas, pois são úteis e é uma maneira de inserir a marca de sua empresa e também de seus patrocinadores.

7.      Equipamentos necessários

É fundamental checar todos os materiais que serão utilizados para garantir o trabalho dos professores, palestrantes, educadores ou quem estiver compartilhando o conteúdo. Procure criar um checklist contendo todos os equipamentos assim como caixas de som, notebook, projetores e microfones. Todos os detalhes são muito importantes para adquirir o sucesso.

8.      Hora de divulgar

Chegou uma das etapas mais importantes desse processo todo. É preciso fazer um planejamento de divulgação conforme os objetivos e as verbas disponíveis. A dica é distribuir todo material impresso de divulgação em pontos como escolas se o público for mais jovem e faculdades. É muito importante divulgar o seu workshop em locais onde o público-alvo seja mais presente. Outro ponto muito importante é que é preciso informar tudo sobre o workshop, como o objetivo, os valores, caso tenha, a área de atuação e as oportunidades que eles terão ao participar do workshop. Você também pode divulgá-lo em redes sociais.

 

Gostou do artigo? Confira a nossa lista de fornecedores para organizar eventos e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39178 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...