regras de etiqueta para casamentos

As regras de etiqueta para casamentos são bem tradicionais; mas você conhece todas? Não deixe para depois o que pode fazer agora e conheça todas as regras de etiqueta necessárias para que a festa de casamento seja um sucesso. Leia já!

Publicado em 04/10/2017

Avalie este Artigo
3

Quer conhecer todas as regras de etiqueta para casamentos? Para isso é importante saber como organizar casamentos, para que tudo ocorra da maneira que deve ser. Para isso, você precisa ter a melhor equipe, com pessoas qualificadas e que saibam o que estão fazendo. Além disso, ter em mãos tudo o que precisa para que a festa de casamento ocorra em alto padrão. Para auxiliar você, daremos ótimas dicas de como organizar o melhor casamento.

Com esses direcionamentos, você também vai descobrir quais são as regras de etiqueta para casamentos indispensáveis. Porém, é importante saber que algumas regras podem ser adaptadas, mas outras não podemos quebrar. Confira as nossas dicas agora mesmo.

1. Convite

 

regras de etiqueta para casamentos

 

Para que as pessoas possam comparecer ao casamento é preciso que sejam convidadas. Por isso, o convite é parte essencial das regras de etiqueta para casamentos e não pode ser esquecido.

A escolha do convite deve lembrar a preferência dos noivos e, claro, o tema da festa de casamento. Quem deseja saber como organizar casamentos, não deve abrir mão de um bom profissional que forneça convites de diferentes estilos, tamanhos e opções. Afinal, hoje em dia, temos mil e uma possibilidades em várias áreas e não é diferente quando o assunto é convite de casamento.

O convite pode ser entregue com um mês de antecedência, mas conforme a etiqueta, deve ser entregue com 3 meses de antecedência da data oficial da cerimônia e festa.

Hoje em dia, muitas pessoas enviam os convites pelos correios, o que a regra não condena. Mas a melhor forma de entregar o convite é em mãos, e  claro, ver a reação da pessoa que o recebe.

2.  Indumentária

regras de etiqueta para casamentos

A roupa que se usará na festa de casamento, também é uma questão importante e não pode ser deixada de lado. Principalmente, quando o vestuário em questão é o do noivo, por exemplo.

Se você deseja saber como organizar casamentos, é importante saber que a indumentária clássica – como o fraque – ainda é a mais procurada pelos noivos, mesmo que muitas vezes não seja bem usada.

Na verdade, as regras de etiqueta para casamentos não deixam muitas alternativas, por isso, o terno completo escuro para a noite ou fraque para quem for casar de dia está de bom tamanho.

A gravata pode variar de cor e estilo, isso não é problema. Porém, o sapato deve ser preto, seja de atacadores ou fivelas. Portanto, muita atenção a isso.

Além do mais, é importante lembrar do pai do noivo e dos padrinhos, pois de acordo com as regras de etiqueta de casamentos, devem usar o mesmo tipo de roupa do noivo.

Já a noiva deve prestar muita atenção na cor do vestido, pois de acordo com as regras de etiqueta para casamentos diz que a noiva que já tem filhos não deve usar branco – pelo fato de a cor .

Porém, em alguns casos não há nenhum problema em quebrar as regras. No entanto, a opção da cor pérola ou um tom de nude é uma ótima escolha.

Outro ponto da indumentária que não podemos esquecer é o vestido das convidadas. A regra, nesse caso, é clara: não é permitido o uso de vestido branco. Afinal, essa cor é a da noiva e de mais ninguém.

3.  Igreja

regras de etiqueta para casamentos

A cerimônia religiosa é importante para muitas pessoas. Mesmo que hoje em dia seja comum apenas o casamento com o juiz de paz, a cerimônia religiosa ainda é muito pedida e deseja entre os noivos.

Por isso, é necessário prestar bastante atenção quanto aos ritos religiosos. Para isso, é preciso definir as leituras, as músicas que serão cantadas pelo coro, decidir quem vai ler e participar da oração.

Os convidados também não podem se esquecer que, de acordo com as regras de etiqueta para casamentos, devem chegar com, no mínimo, 20 minutos de antecedência da hora marcada para a cerimônia. Se, por algum motivo, houver atraso, deve-se sentar da forma mais discreta possível para não atrapalhar a cerimônia de alguma forma.

Se a intenção é seguir as regras de etiqueta para casamentos, lembre-se de que os convidados da noiva sentam-se à esquerda e o do noivo à direita. Mas como já falamos, há algumas regras que não tem problema nenhum em serem quebradas.

Quanto a entrada da noiva e de acordo com as regras de etiqueta de casamento a noiva deve ser sempre a última a entrar.  

E outro ponto que se deve dar atenção é que normalmente quem leva a noiva ao altar é o pai, mas nada impede que a noiva entre sozinha na igreja, ou que seja qualquer outro acompanhante escolhido pela noiva, como padrasto, padrinho de batismo ou irmão, por exemplo. O ideal é que devemos sempre nos adaptar quanto a nossa realidade.

Outro ponto importante está relacionado ao buquê que durante a cerimônia deve ser entregue a uma das madrinhas, e no final da cerimônia é devolvido à noiva.

4.  Saída da igreja

Depois da celebração do casamento, os noivos sempre são os primeiros a sair, após eles vêm as crianças, os padrinhos, os pais, etc.

5.  Salão de festa

Os noivos devem ser os últimos a chegar, pois assim eles podem ser devidamente anunciados.

A distribuição das mesas é um ponto crucial de como organizar festas de casamento, uma vez que deixar a escolha dos convidados pode causar uma certa confusão, por mais simples que possa parecer. Por isso, a melhor escolha é sempre organizar previamente as mesas dos convidados, colocando pessoas afins sempre na mesma mesa ou em mesas próximas para que possam conversar e se distrair sem nenhum empecilho.

Por isso, para saber como organizar uma festa de casamento é importante ter em mente todas essas regras, e as que podem ou nãos erem quebradas. Afinal, fazer e organizar uma boa festa é essencial para ter clientes satisfeitos e assim conseguir ainda mais clientes. Por isso, foco total para a escolha do salão de festas.

Se você gostou desse artigo deixe nos comentários. Se precisa de mais informações sobre o assunto nos comunique, pois estamos aqui para passar informações valiosas para que você saiba como organizar festas de casamentos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39009 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...