10 sugestões de etiqueta para convidados de casamento

Vai a um casamento e não sabe como se comportar na cerimônia e na festa? Tem medo de fazer algo de errado e constranger os noivos? Confira aqui as melhores dicas de etiqueta para quem foi convidado para uma festa de casamento.

Publicado em 17/09/2018

Avalie este Artigo

Você sabe como se comportar em uma cerimônia de casamento? Nesse artigo falaremos tudo sobre casamento e daremos as melhores dicas de etiqueta para convidados de casamento.

O casamento

 

 

10 sugestões de etiqueta para convidados de casamento

O casamento é um momento único e especial para um casal, pois eles estão iniciando e celebrando uma nova etapa suas vidas. O casamento é um evento que consiste em uma cerimônia na igreja, em sítio ou até mesmo ao ar livre e a festa ocorre em salões ou em lugares externos como uma chácara.

A organização do casamento possui diversas etapas como a escolha do local e data, decoração, contratação de uma assessoria para auxiliar no que deve ser feito, escolha de convidados, elaboração e entrega de convites, orçamento, Buffet, entre outros.

Dicas de etiqueta para convidados de casamento

Abaixo selecionamos as melhores dicas de etiqueta para convidados de casamento para você arrasar. Confira:

1.       Agradeça

Uma das primeiras dicas de etiqueta para convidados de casamento é agradecer, pois ser convidado para um casamento é uma honra! Quem nunca organizou um casamento não sabe o quanto a lista de convidados é milimetricamente revista e pensada, cada pessoa na lista desempenha um papel importante para os noivos. Assim que receber o convite sinta-se honrado (a) e demonstre entusiasmo pela celebração.

2.       Não leve outras pessoas

Outra das principais dicas de etiqueta para convidados de casamento é não levar outras pessoas, como familiares ou amigos, sem os mesmos serem convidados. Lembre-se sempre de que convidado não convida, não leve alguém que não conheça os noivos, até porque eles deixaram de convidar um amigo para te privilegiar.

Caso seja possível, comunique antes os noivos para saber se você pode levar mais uma pessoa, mas que conheça os dois. Caso no convite tenha outra pessoa junto ao seu nome e essa pessoa não puder ir, comunique aos noivos e se é possível fazer a substituição.

3.       Dress Code

 

10 sugestões de etiqueta para convidados de casamento

Mais uma das dicas de etiqueta para convidados de casamento é seguir o Dress Code do casamento e nunca utilizar vestido ou roupa branca, pois somente a noiva pode utilizar branco, a não ser que o vestido dela seja de outra cor.

Caso não tenha nada informando especificamente sobre o que vestir no convite, procure optar pelo convencional para aquele tipo de festa. Lembre-se de estar elegante, mas não chame mais atenção do que os noivos que são os principais da festa.

4.       A festa é dos noivos

 

10 sugestões de etiqueta para convidados de casamento

Entender que a festa é dos noivos e não sua é outra dica de etiqueta para convidados de casamento. Em alguns casos, o estilo dos noivos podem não corresponder aos seus, assim como a música que estará tocando na festa do casamento, portanto, não reclame, procure curtir a festa, afinal você está ali para celebrar a felicidade dos noivos e não para ditar o que você quer na festa ou não, pois a festa é toda deles. Lembre-se também de não pedir insistentemente ao DJ para trocar de música, somente os noivos devem fazer isso!

5.       Restrições alimentares

Se você tiver alguma restrição alimentar, procure ser discreto. Quem é vegetariano ou possui algum tipo de alergia a certos ingredientes, é muito importante se informar com o garçom ou maitre sobre os alimentos sem que ninguém perceba para não atrapalhar o evento ou os noivos.

6.       Não exagere na bebida alcoólica

Além de ser uma situação deselegante, beber demais em uma festa de casamento pode causar situações totalmente desagradáveis. Procure lembrar que esse tipo de evento não é feito para beber exageradamente a ponto de passar vergonha como passar mal e incomodar outros convidados. Procure saber o seu limite ou nem beba nenhuma bebida alcoólica, deve-se considerar também se você vai embora dirigindo.

7.       Se levar crianças, cuide delas

Mais uma dica muito importante de etiqueta para convidados de casamento é se você tiver que levar alguma criança, cuide dela e não a deixe sozinha em nenhum momento da festa, até porque ninguém da festa será sua “babá”.

Outra dica é perguntar com antecedência aos noivos se você pode levar a criança. Normalmente, algumas festas de casamento possuem entretenimento para as crianças assim como os brinquedos infantis, nesses casos há monitores que podem ficar com elas, mas é muito importante ficar de olho caso não tenha algo para entretê-las, pois elas podem se machucar caindo na piscina, por exemplo.

8.       Evite chegar atrasado

Evitar chegar atrasado no dia do casamento é mais uma dica de etiqueta para convidados de casamento, pois não é nada legal chegar atrasado a um evento, não é mesmo?

Tudo bem que às vezes pode ocorrer algum imprevisto, mas é muito importante evitar e para isso você deve se programar e sair algumas horas antes de sua casa. Caso não seja possível e você chegue atrasado ao local, procure entrar em silêncio sem fazer barulho para não chamar atenção e desconcentrar os noivos.

9.       Não levar arranjos da festa para casa

Por mais tentador que essa ideia seja, procure não levar para a sua casa, seja arranjos de mesa ou até mesmo os docinhos. Essa atitude é deselegante, então para evitar essa situação a dica é servir-se sempre durante a festa e sem exageros. Lembre-se que os arranjos fazem parte da decoração, ou seja, pode ter sido alugado e não comprado o que pode ser um prejuízo aos noivos.

10.   Confirme a sua presença

Por fim, mas não menos importante como dicas de etiqueta para convidados de casamento é confirmar a sua presença na cerimônia e na festa, pois assim garante aos noivos a quantidade de convidados que estarão presentes em ambas as ocasiões.

A situação de não confirmar a presença é comum e ainda há casos de pessoas que não confirmam e aparecem mesmo assim e isso pode comprometer a quantidade de comida e bebida da festa, por exemplo. Até porque os noivos já tinham a lista de convidados que confirmaram e baseado nisso adquiriram a quantidade adequada para todos.

Gostou do artigo sobre etiqueta para convidados de casamento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39389 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...