Vestuário e eventos: como funciona o dress code

Você, que se interessa por tudo que se refere à preparação e à realização de eventos, não pode deixar de ficar por dentro das etiquetas do dress code de vestuário e eventos! Confira!

Publicado em 25/05/2023

Avalie este Artigo

Ter uma boa apresentação em um evento exige que você tenha comportamento adequado e que possa vestir algo que seja apropriado à ocasião.

Nesse aspecto, seguir o dress code correto é sempre a melhor alternativa para que não se sinta deslocado e até mesmo que possa causar uma excelente impressão a todos.

Existem eventos de diversos tipos e que podem ter suas condições de acesso específicas com indicações de horários, limites e vestimentas a usar.

Em alguns, entretanto, a exigência de vestimenta não é determinada e assim cria-se a possibilidade de um participante usar a criatividade para comparecer ao evento, sem estar em desacordo com as regras previamente estabelecidas.

Porém é sempre importante conhecer quais as características e os limites que o evento irá considerar para o acesso e permanência em seu interior.

Para ajudar nesse tema, vamos apresentar agora como funciona o dress code de vestuário e eventos.

O significado e importância de dress code

Vestuário e eventos: como funciona o dress code

Dress code se refere ao padrão ou código de vestimenta de um evento, seja ele uma festa, recepção, sejam encontros corporativos ou mesmo eventos sociais.

Ele estabelece a prática que deve ser adotada pelos participantes quanto à melhor forma de se apresentar com assertividade entre o vestuário e eventos, para que os participantes possam se sentir integrados ao ambiente.

E definir os critérios de vestuário não significa apenas em tipos de roupas específicas, mas, sim, de maneira mais ampla, das possibilidades de conseguir vestir algo mais confortável e adequado ao momento, como é o caso do uso de fantasias, máscaras, perucas e chapéus que serão admitidos na ocasião.

Nesses casos, mesmo que os convites não especifiquem os tipos de roupa, é importante entender quais são adequadas para a ocasião.

Dress code para cada tipo de evento

Vestuário e eventos: como funciona o dress code

Quando se aborda o tema de vestuário e eventos, é importante conhecer o que cada tipo de evento adota como padrão de vestimenta para participantes.

Eventos podem requerer roupas mais originais, como Roupa Infantil de Festa, ou aquelas que são usadas unicamente em cerimônias de casamentos, como roupas de pajens, vestido(s) de dama de honra, que embora sejam usadas por apenas alguns participantes, devem ser estabelecidas previamente para ajudar na escolha.

Especificamente em festas de casamentos, o Vestido de Noiva pode ser adquirido em lojas e/ou atelier ou por meio de aluguel. No caso de trajes da nubente, ela pode adotar Acessórios  como véu e grinalda e tiara para noivas.

Mas tais detalhes específicos fazem parte do código de vestimenta de cerimônias desse tipo, muito embora possam variar, de acordo com o interesse de quem está patrocinando e sendo homenageado em festas desse tipo.

Importante é que, para a definição do dress code, seja considerado o local, o ambiente, o horário de realização, as atividades a ser realizadas e o tipo de evento, se mais espontâneo ou formal.

Social

Vestuário e eventos: como funciona o dress code

Quanto ao mais indicado uso de vestuário e eventos corporativos, o traje social é aquele que consta de um dress code correto.

Esse acaba sendo o traje usado na maioria das empresas em suas rotinas, assim como em eventos que casualmente sejam realizados.

Ele também se aplica a todos os eventos festivos mais formais.

Esporte fino

Um estilo de vestuário em eventos de alto nível, em que é preciso padronizar o tipo de vestimenta dos participantes.

Para recepções, jantares e ocasiões especiais e que demandem maior sofisticação dos presentes.

Casual/Esporte

Aquele usado em ocasiões mais despojadas em que a conexão entre vestuário e eventos se tornam algo mais descontraído.

Permite o uso da criatividade com limitações de seus participantes, mantendo um nível de vestimentas mais informais.

Black tie/Smoking

Entre os tipos de vestuário e eventos, existe aquele que está no alto da pirâmide e que é o mais sofisticado e pouco comum de se encontrar: o black tie (ou smoking).

Normalmente esse traje é usado em eventos de gala, ou naqueles em que a tradição recomenda seu uso.

É uma vestimenta em que pessoas de alto padrão estão acostumadas a usar, devido ao nível de relacionamento que mantêm e os tipos de evento de que participam.

Para outras pessoas que não têm como hábito frequentar os locais mais elegantes e sofisticados, o mais indicado é recorrer ao Aluguel de Roupa de Festa.

Assim poderá participar sem se sentir deslocado.

Cabe destacar que algumas profissões exigem esse traje, como o caso de maestros regentes de grandes orquestras.

 

Escolha certo entre vestuário e eventos

Existem diversas possibilidades de instituir um dress code adequado ao tipo de evento e perfil dos participantes para que ocorra uma completa harmonia entre o Vestuário e eventos e que a ocasião seja a mais adequada possível.

Existem exceções em que os convidados podem se apresentar em desacordo com as regras definidas, mas que sejam aceitos no evento, por serem celebridades e pessoas ligadas ao mundo da moda ou que gerem novas tendências comportamentais.

Mas, de forma geral, o dress code deve ser seguido sempre.

E se você tem interesse em alugar roupas para participar de eventos ou requisitar qualquer outro fornecedor relacionado a eventos de qualidade, pode acessar uma fonte confiável https://www.organizandoeventos.com.br/ e efetuar uma pesquisa por tipo de serviço desejado.

 

Deixe sua opinião sobre este artigo e sua experiência com dress code.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39985 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...