Entenda o que é dress code de eventos

Vai a algum evento e não sabe como se vestir? O que é o código de vestimenta e a sua importância? Confira aqui tudo sobre dress code de eventos!

Publicado em 04/02/2019

Avalie este Artigo

Comparecer a um evento com uma vestimenta diferente das outras pessoas pode ser algo desagradável e você pode ficar incomodado com os olhares. Você sabe o que é dress code? Qual a importância disso para eventos? Neste artigo falaremos tudo sobre o dress code de eventos e a sua importância.

O dress code

Entenda o que é dress code de eventos

Antes de tudo, é muito importante saber que há graus de formalidade classificados como informais, pouco formais, formais e extremamente formais. O dress code – código de se vestir, em português – está presente em todos os momentos de nossa vida. Ele nos ajuda a se adaptar ao ambiente e ao tipo do evento.

Um bom exemplo é o trabalho onde se tem o próprio. Além disso, o dress code também está presente em eventos. Toda vez em que você vai a um casamento, aniversário, corporativo, entre outras ocasiões mais formais, há um tipo de roupa que todas as pessoas costumam vestir. Por exemplo, em uma festa de casamento, normalmente as mulheres usam vestido e os homens, terno. Isso que é dress code de eventos, é um tipo de regra de vestimenta que as pessoas devem usar. Há ocasiões em que o dress code de eventos não é necessário, como festa infantil.

O dress code também se aplica nos funcionários que estarão presentes no evento, assim como equipes de segurança, limpeza, decoração, alimentação, entre outros. Com isso, facilita a identificação e a localização de cada um.

E como os convidados ficam sabendo sobre qual será o dress code de tal evento? Normalmente, a empresa que está organizando o evento avisa com antecedência  pelas redes sociais ou por meio de convites. Porém, caso isso não ocorra, o participante precisa estar atento e se informar tudo sobre o evento para saber claramente qual o tipo da vestimenta que utilizará.

Antes de ir a um evento, é muito importante ter informações sobre os detalhes da ocasião. Em caso de eventos corporativos, sobretudo as de pequeno porte, na maioria das vezes não deixam claro a seus colaboradores o tipo de vestimenta que estes devem vestir e isso pode ser constrangedor. A dica é apelar para o bom senso e utilizar roupas mais formais – mas sem exagerar na seriedade, claro.

 

Tipos de dresscode

Os tipos de dress code de eventos se diferem entre os homens e as mulheres. São eles:

  • Esporte: para homens, esse tipo de dress code de eventos deve ser utilizado em uma festa de aniversário, por exemplo. É permitido utilizar calças jeans ou gabardina, suéter, camisa, jaqueta de couro ou camurça, sapatos esportivos como tênis ou sapatênis, abotinados de camurça e mocassim;

Para mulheres: é possível optar por saias ou calças, camisa branca, vestidos de alcinha, calça ou terninho. Os sapatos podem ser sapatilhas, sandália com salto baixo ou botas.

 Entenda o que é dress code de eventos

  • Social: para homens: esse tipo de vestimenta é ideal para casamentos e coquetéis. Recomenda-se utilizar o terno completo como calça social, colete e paletó, sempre na cor escura, junto com uma camisa social e uma gravata. Os sapatos precisam ser sociais e sempre na cor preta;

Para mulheres: o ideal é o vestido curto junto com detalhes ousados, como brilhos, transparências e fendas. É recomendado utilizar sapatos ou sandálias de salto alto, joias, xales e echarpes para dar destaque no visual.

 

  • Blacktie: ideal para noites de gala ou bailes, eventos que necessitam de uma vestimenta mais sofisticada. É recomendado o uso de camisa branca com smoking e gravata borboleta ou uma camisa preta sem acessório. Os sapatos podem ser pretos de couro com cadarço ou de verniz;

Para mulheres: vestidos longos, com transparência, bordados, brilhos e decotes. É permitido calçar sapatos ou sandálias de salto bem alto, estolas, peles e joias especiais.

 

  • Esporte fino: para homens: pode ser feita a combinação entre calça esportiva, camisa e um blazer ou um terno sem gravata e em cores claras. Os sapatos devem ser sociais nas cores preta ou marrom;

Para mulheres:   vestidos, calças, terninhos, blusas sóbrias, túnicas e tailleurs. O tom das roupas precisa sermais discreto, sem decotes ousados, acessórios chamativos ou muito brilho. Os sapatos podem ser sandálias ou até mesmo os queridos saltos médios ou altos.

 

Entenda o que é dress code de eventos

Além de cuidar das vestimentas, as mulheres também devem atentar-se à  maquiagem, escolhendo cores mais discretas, nada muito chamativo ou ousado demais, assim como o cor-de-rosa ou nudes. O penteado também deve ter toda a atenção, optando por produções mais sombrias, sem produções elaboradas demais ou com brilho.

 

Agora, o que não vestir de jeito nenhum em eventos? Veja nossa listinha a seguir com o que não usar, para jamais errar!

 

Chinelos: ao menos que a festa seja realizada na piscina, ou que ofereça esses calçados como um sinal de descontração ao final da celebração – como em casamentos – você deve evitar ir a qualquer evento de chinelo, mesmo que o dress code seja algo mais casual, procure optar por tênis ou sapatilha;

 

Perfume em excesso: além da roupa, também é preciso estar atento sobre o perfume que utilizará e não pode ser em excesso! Escolha fragrâncias suaves e não passe praticamente todo o frasco, três borrifadas são suficientes para manter a elegância;

 

Roupas curtas demais: muitas pessoas optam por ir com a mesma roupa que saem para uma balada, por exemplo, em um evento formal. Isso é totalmente errado! Mesmo que o intuito seja se divertir, a dica é evitar roupas curtas demais e escolher saias ou vestidos sempre abaixo do joelho.

 

Também é essencial tomar cuidado com os exageros. Seja qual for o seu look, procure não exagerar na produção. Lembre-se: muitas vezes menos é mais!

A importância do dress code de eventos

A roupa é um dos quesitos fundamentais para se usar no grande dia. O mais importante para as pessoas que vão participar de determinado evento é ter a melhor experiência possível, aproveitando ao máximo as atividades e as atrações. No entanto, isso se torna quase impossível quando se escolhe a opção errada de roupa. Um erro comum é não conferir os fatores importantes antecipadamente, assim como o clima da cidade onde ocorrerá o evento. Antes mesmo do dress code de eventos, o seu bem-estar é fundamental.

Gostou do artigo falando tudo sobre o que é o dress code de eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39617 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...