10 cuidados ao fazer evento na rua

Se você se interessa por temas de eventos de grandes proporções, ou se trabalha com essa atividade, não pode deixar de conhecer tudo sobre cuidados ao fazer um evento de rua. Boa leitura!

Publicado em 17/01/2020

Avalie este Artigo

Em qualquer evento, a preocupação com os detalhes de sua realização é determinante para o sucesso ser garantido.

Porém, há grande diferença entre um evento realizado em locais fechados e aqueles realizados em áreas externas, como ruas e grandes espaços.

A necessidade de cuidar de diversos aspectos nesses casos é muito maior e as prevenções que se deve ter são bem mais complexas, exigindo maior empenho e estratégias bem definidas para a sua realização.

Agora, você vai conhecer 10 cuidados ao fazer evento na rua e ter a certeza de que os principais riscos podem ser cobertos e as dores de cabeça serem reduzidas em eventos realizados em áreas externas.

1.      Obter autorização dos órgãos públicos para o evento

10 cuidados ao fazer evento na rua

Um dos principais cuidados ao fazer evento na rua é relacionado a obtenção de autorização de realização do evento junto aos órgãos de fiscalização e de segurança.

Após a concessão da permissão de ocupação é possível preparar as demais etapas com total segurança de que o evento se realizará sem eventuais problemas de fiscalização ou legais.

Nesse aspecto é importante contar com uma assessoria de qualidade que possa dar apoio a todo o processo.

2.      Avaliar o local e a quantidade prevista de pessoas

A avaliação do local, da estrutura existente, da facilidade de acessos e a quantidade prevista de público são decisivos como cuidados ao fazer evento na rua.

Deve ser levado em conta o tipo de evento e as atrações para evitar que a festa se torne um caos e que os problemas surjam.

Assim avaliar o local e o tipo de evento são determinantes para tudo correr bem.

3.      Analisar a necessidade de detalhes de segurança

10 cuidados ao fazer evento na rua

Um dos cuidados ao fazer evento na rua que é prioritário é que se analise a necessidade de equipes de segurança.

Essa é uma preocupação constante em eventos em espaços públicos e deve ser bem definida inclusive contando com o reforço dos órgãos de segurança pública para ajudar a manter a ordem no local.

Ter equipe de segurança preparada para esse tipo de evento é importante, porém não deve ser a única opção.

4.      Disponibilizar a estrutura para a apresentação das atrações

Manter uma estrutura adequada de som, iluminação, estrutura de apoio e local de apresentação das atrações é um dos cuidados ao fazer evento na rua.

Esse é um detalhe importante e que deve ser bem avaliado inclusive com relação à qualidade e altura do som que será apresentado, para que possa atender o público participante e a comunidade local.

Estruturar bem o som é decisivo para que ele se propague o mínimo possível para as redondezas.

5.      Definir o horário do evento

Estabelecer o tempo de duração do evento e períodos de paralisação são fundamentais cuidados ao fazer evento na rua.

Impossível não definir esses critérios e ter uma festa que agrade à maioria das pessoas, pois estabelecendo claramente esses parâmetros é possível dar mais tranquilidade principalmente àqueles que não participarem do evento.

6.      Providenciar a estrutura de apoio

Disponibilizar uma estrutura de banheiros químicos em locais previamente estudados, manter parceria com bares e restaurante do local e estabelecer a definição da área onde será realizado o evento são cuidados ao fazer evento na rua.

Manter ainda equipe de filmagem para documentar a ocasião, equipamentos de apoio como áreas de descanso e cuidar da iluminação adequada, entre outros aspectos, são detalhes na organização, que fazem toda a diferença para manter o respeito e a parceria da comunidade local.

7.      Cuidar da limpeza do local durante e após o evento

Entre os cuidados ao fazer evento na rua deve ser considerada a limpeza e higiene local.

Claro que é difícil manter um ambiente totalmente limpo após um evento, porém se forem utilizadas equipes de apoio para agirem nos intervalos e logo após o término da festa, a impressão será a melhor possível.

Além disso, espalhar locais de coleta e distribuir lixeirinhas descartáveis fazem muita diferença em contribuir de forma educativa na manutenção local.

8.      Manter comunicação clara e transparente com os vizinhos

Importante que a comunidade local seja envolvida quanto ao evento em relação às principais informações de atividades a ser realizadas.

Esse é um dos cuidados ao fazer evento na rua para que possa ocorrer a parceria mais adequada possível e estabelecer uma relação transparente com vizinhos e comerciantes do local.

Manter vizinhos informados é a melhor forma de conquistar a cordialidade e parceria de todos.

9.      Adquirir geradores de energia

10 cuidados ao fazer evento na rua

Não se pode descuidar de um item fundamental na realização de qualquer evento a plena carga de energia para viabilizar a festa.

Assim, é importante que sejam providenciados geradores para não sobrecarregar a rede de fornecimento de energia e garantir que a festa não seja interrompida, gerando prejuízos a todos e afetando a imagem da empresa que está promovendo o evento.

10. Manter a ordem e viabilidade de acessos

Não se pode desprezar a responsabilidade de quem organiza o evento de rua quanto a manter a ordem local e disponibilizar a facilidade de acesso e retirada das pessoas ao fim do evento.

Esse é um aspecto importante para uma festa bacana e que não traga transtornos a quem participa e seu entorno.

Finalizar um evento mantendo a área organizada e com o menor transtorno possível é a dica importante e fundamental para deixar a porta aberta para a realização de futuros eventos no local.

 

Conclusão sobre cuidados ao fazer evento na rua

Vários cuidados ao fazer evento na rua devem ser adotados para que a festa possa ser realizada sem imprevistos.

Manter um bom relacionamento com autoridades e a vizinhança do local são importantes para conseguir uma boa parceria e manter todos envolvidos no espírito festivo.

Oferecer segurança e contar com o apoio da estrutura de ordem pública local, como Polícia Militar, Bombeiros e ambulâncias são importantes para que tudo corra bem, e manter o local com a condição de limpeza são aspectos para que sua iniciativa seja um sucesso.

Esses são os destaques de uma relação bem ampla de cuidados ao promover um evento em ruas e que devem ser considerados com bastante cuidado e atenção para garantir o sucesso e a adesão ao evento.

Deixe seu comentário sobre esse artigo que abordou os cuidados ao fazer evento na rua, pois assim estará nos auxiliando a sempre melhorar nosso conteúdo.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39769 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...