10 nichos para empreender na área de eventos

Para você que sempre deseja mais informações sobre a área de eventos, preparamos uma lista com segmentos a ser explorados para empreendedores na área. Dessa forma, você pode se preparar com mais atenção e ingressar em uma área promissora após a retomada de atividades presenciais.

Publicado em 15/11/2021

Avalie este Artigo

Atuar na área de eventos pode não ser sinônimo somente de organizar e realizar festas e celebrações, mas também pode se relacionar a atividades de suporte para que os eventos possam ser realizados com sucesso.

Dentro dos eventos propriamente ditos, também é possível estabelecer em que segmento se deseja atuar e como se geram oportunidades para empreender na área, que tem tendência de crescimento com a ampliação da retomada de eventos presenciais.

Vamos apresentar 10 nichos para empreender na área de eventos.

Possibilidade de empreender na área de eventos

A área de eventos oferece diversas oportunidades para empreendedores que desejam iniciar ou consolidar seus negócios, mediante a prestação de serviços para apoiar a realização de eventos.

Entre essas oportunidades estão atividades que podem ser realizadas com investimentos menores e também aquelas que exigem maiores valores para iniciar e desenvolver experiência.

Porém, em todos os casos é importante trabalhar com padrão elevado de qualidade de produtos e atendimento; além de inovar e criar sempre novas possibilidades para se relacionar com o mercado.

Podemos indicar oportunidades como alugueis de brinquedos e fantasias , mesas e cadeiras  para festas.

Preparação e fornecimento de salgados e doces , além de fornecimento de artigos diversos de decoração e lembranças.

É possível ainda investir em equipamentos e filmagens com uso de drones e diversas outras opções que facilitem empreender e gerar renda própria.

Mas, além de favorecer o empreendedorismo em rede de fornecedores, os eventos têm algumas possibilidades de diversificação, atuando em meio a segmentos específicos de organização, nesse tipo de negócio.

A seguir apresentaremos 10 segmentos, ou nichos, para empreender na área de eventos:

1.     Eventos Corporativos

10 nichos para empreender na área de eventos

PHOTO BY SMARTWORKS COWORKING ON UNSPLASH

Este é um dos nichos para empreender na área de eventos que praticamente se manteve em plena atividade, durante a pandemia.

A opção por eventos on-line e que atendessem a um maior número de participantes, trouxe bastante interesse do mercado em realizar esses eventos.

Dentro de eventos corporativos, existe uma grande possibilidade de atuações como reuniões executivas e de equipes, palestras e convenções etc.

Muitas empresas decidiram por terceirizar tais atividades de organização e realização de eventos. Dessa forma, o mercado estará com mais oportunidades para empreendedores neste segmento.

2.     Treinamentos

Este é um dos excelentes nichos para empreender na área de eventos e que podem ser oferecidos a pessoas físicas ou empresas.

Atualmente existe grande demanda por qualificação e atualização de saberes e a área de ensino e treinamento está com grandes possibilidades para promover eventos de todos os portes e melhorar a qualificação de quem deseja.

Tal segmento inclusive permite a participação virtual, trazendo a possibilidade de contar com expositores internacionais e manter um evento de sucesso.

3.     Cerimônias de casamentos

10 nichos para empreender na área de eventos

PHOTO BY SHARDAYYY PHOTOGRAPHY ON UNSPLASH

Um dos nichos para empreender na área de eventos mais tradicionais e que geram grande interesse nas pessoas.

Nesse caso, a demanda reprimida está bastante grande e deve ser um segmento com grande procura, no contexto do período de retomada de eventos presenciais. Isso possibilita muitos novos negócios e obtenção de resultados sempre escaláveis.

São festas que exigem bastante cuidado na organização e uso adequado de recursos, com adoção de inovação na realização das cerimônias, ou mesmo de mantê-las de forma mais tradicional.

4.     Shows

10 nichos para empreender na área de eventos

PHOTO BY RICHARD CIRAULO ON UNSPLASH

Um dos excelentes nichos para empreender na área de eventos, os shows, geram bastante interesse e grande participação do público.

Em eventos deste tipo, é importante conhecer as tendências de mercado e contar com participantes que atraiam as multidões.

Devem ser organizados por empresas com grande capacidade de organização e realização de eventos de grande porte, para ter maior retorno.

5.     Feiras de negócios

Um dos nichos para empreender na área de eventos que deve ter um crescimento considerável, visando recuperar negócios e possibilidade de ampliar o conhecimento de marcas.

São eventos que exigem bastante esforço de divulgação para o público desejado e pode ser realizado de forma híbrida, com a possibilidade de ampliar a exposição do evento, para além das fronteiras físicas.

6.     Formaturas

São eventos com bastante procura e que devem ser realizados por empresas de qualidade, por ser importantes marcos na vida profissional de jovens e adultos.

Com uma maior participação de estudantes concluindo seus diversos estágios de aprendizado, esses eventos se ampliaram de comemorações em formandos de ensino superior, para aqueles que concluíram diversos níveis básicos e intermediários.

São eventos que marcam as passagens da vida acadêmica de um aluno e suas famílias.

7.     Festas de debutantes

Outro evento que se renova e mantém uma demanda bastante grande, as festas de debutantes normalmente envolvem grandes orçamentos e muitos fornecedores para sua realização.

É um segmento com alta complexidade, mas com retornos acima da média e que possuem uma procura estável ao longo do ano.

8.     Eventos acadêmicos

Estes eventos se mantêm como fontes de trocas de experiências e atualizações de pesquisadores em todos os cantos do planeta.

São importantes e podem ser realizados em formato híbrido ou presencial, bastante concorridos.

A troca e atualização de conhecimento é uma excelente maneira de aproveitar eventos desse tipo e, por isso mesmo, vão ser mantidos.

9.     Festivais

Nos grandes festivais são realizados pelo mundo e no Brasil também existem grandes oportunidades em diversas frentes.

Sejam festivais de música, cultura, apresentações de artistas diversos, além de eventos relacionados a grandes feiras de atualidades e com temas diversos.

10.  Eventos de partidos políticos

São eventos que ocorrem sempre em anos eleitorais, mas que sempre trazem grandes retornos para empresas que os organizam.

São de grande comparecimento de público e podem ser realizados em espaços abertos ou em locais fechados, mas sempre com bastante participação.

Convenções de partidos políticos e showmícios também se incluem nesse segmento e podem ser bastante rentáveis para empresas que investem em estruturas de qualidade.

 

Agora você conhece nichos para empreender na área de eventos 

Existem diversos nichos para empreender na área de eventos e muitas oportunidades de uma rede de fornecedores que viabiliza geração de renda para diversas empresas.

Os eventos tendem a ser uma ótima aposta na retomada presencial, pois vão reativar a participação de um público ávido pelas comemorações e confraternização que ficaram impossibilitadas, ao longo da pandemia.

Aproveite e deixe sua opinião sobre nichos para empreender na área de eventos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39742 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...