12 dicas para usar sustentabilidade em eventos

Se você quer saber tudo sobre eventos que usam a sustentabilidade em suas realizações, veja algumas dicas para usar a sustentabilidade em eventos, e, assim, se tornar uma referência frente a seus concorrentes.

Publicado em 04/04/2022

Avalie este Artigo

Cuidar de eventos que se mostrem sustentáveis é uma necessidade, porém, muitos devem achar que apenas cuidados referentes ao meio ambiente são suficientes.

Entretanto, o conceito de evento sustentável inclui diversos cuidados que envolvem três pilares distintos, mas perfeitamente integrados, que são: a sustentabilidade ambiental, a social e a econômica.

A ambiental é mais facilmente identificada, por estar relacionada diretamente aos danos ao meio ambiente e diretamente ao próprio planeta. Com relação à sustentabilidade social, ela se relaciona ao respeito ao reaproveitar materiais, à valorização da sociedade com menos impactos a ela e também aos profissionais entorno do evento.

Quanto ao pilar econômico, significa manter controles de gastos e investimentos em melhorias contínuas de processos e produtividade com menores desperdícios.

Ter uma visão de realizar um evento sustentável está relacionada a uma percepção de mercado quanto aos valores éticos, comprometimento e seriedade com os seus negócios.

A concepção de um evento sustentável envolve diversas ações, inclusive, as que contemplem os elementos que se farão presentes em suas realizações e que impactarão diretamente nos participantes, demonstrando, na prática, o compromisso sustentável da empresa que organiza e realiza o evento.

Vamos apresentar 12 dicas de sustentabilidade em eventos que possibilitarão consolidar sua marca como adequadamente comprometida com o planeta, trazendo ganhos de avaliação junto aos seus participantes e até mesmo patrocinadores.

1.      Reduzir a pegada de Carbono

12 dicas para usar sustentabilidade em eventos

A sustentabilidade em eventos está relacionada ao controle de um importante fator crítico denominado de pegada de Carbono, ou também conhecida como redução das emissões de CO2 das atividades de qualquer segmento econômico.

Esse fator está relacionado, inclusive, às nossas vidas devido a estilos de consumos e comportamentos que possibilitam maiores emissões desse gás na natureza. E esse processo relacionado às atividades humanas impacta diretamente o clima do planeta, por isso deve ser controlado.

Com relação aos eventos, é preciso estar atento à localização do evento e à demanda por transportes privados ou públicos, tentando adotar ações que reduzam essas emissões, como escolher espaços com fácil acesso para transportes coletivos ou que se encontrem próximos da maioria dos participantes.

2.      Investir em cuidados com a decoração

 12 dicas para usar sustentabilidade em eventos

A decoração é importante fator que contribui para a sustentabilidade em eventos por, em muitos casos, ser preparada, usada e posteriormente descartada.

Com os recursos tecnológicos, é possível reduzir esse impacto com o uso de projeções e recursos que farão a decoração com muito mais impacto e com menos problemas de afetar a sustentabilidade do evento.

3.      Escolher brindes adequados

12 dicas para usar sustentabilidade em eventos

Brindes personalizados podem gerar um grande impacto na sustentabilidade em eventos por muitas vezes serem produzidos em processos que não tem o cuidado com os impactos gerados por suas preparações.

Escolher brindes que atendam aos princípios da sustentabilidade e que possam ser usados após os eventos, como copos, canudos recicláveis e outros, é uma ótima opção, principalmente se forem elaborados com materiais reciclados.

4.      Usar materiais recicláveis

O descarte de materiais após eventos é uma situação crítica para impactar na sustentabilidade em eventos, porém, é praticamente impossível controlar o descarte no espaço e o destino dos resíduos para um local apropriado.

Trabalhar com materiais recicláveis auxilia o planeta e ainda gera renda para pessoas que trabalham nessa cadeia produtiva, desde centros de reciclagem a produções de artigos ambientalmente corretos.

Usar pratos, copos e talheres que possuam essas características é uma ótima opção, o que não impede de gerar lixo no evento, mas que utiliza os descartes ambientalmente sustentáveis.

5.      Controlar e evitar desperdícios

Evitar desperdícios e trabalhar com reaproveitamentos em processos de preparação é uma ótima maneira de obter a sustentabilidade em eventos.

Reavaliar as condições de processos com aproveitamento de tempo, recursos e estruturas administrativas é bastante aconselhável e evita desperdícios e custos para as empresas.

Então, cuide bem dos recursos naturais em seus processos de execução de tarefas e terá grande retorno financeiro e ambiental.

6.      Reduzir os resíduos alimentares

O desperdício de alimentos pode ter duas razões: pelos participantes ou pela preparação do buffet.

Quanto aos participantes, pode ser adotado um controle das quantidades oferecidas, pois a ação de desperdiçar não pode ser controlada pela empresa, mas, sim, pela consciência do consumidor.

Entretanto, o preparo das refeições pode adotar processos que evitem as perdas e que reaproveite ao máximo todas as possibilidades durante o preparo.

7.      Controlar o uso de plásticos e papel

A eliminação de processos que envolvam uso de plásticos e papéis é uma necessidade em eventos sustentáveis.

Eliminar artigos e execuções que contemplem esses materiais é necessário para que a sustentabilidade em eventos seja aplicada de maneira mais ampla e segura.

8.      Use convites virtuais

Adote os convites virtuais e todo o processo de interação e autorização de um evento por meios digitais.

Aproveite e inclua mensagens que façam relação às ações que você adotará no evento quanto à sustentabilidade, assim como alertas de atitudes que devem ser seguidas para que o evento possa transcorrer sustentavelmente positivo.

9.      Recorra à digitalização

Priorizar a digitalização evita o consumo de material de apoio físico, e,, assim reduz os impactos na sustentabilidade dos eventos.

Use todos os recursos que são disponibilizados para a comunicação e impressão gráfica de convites, folders e fotos e usufrua de um conceito moderno e adequadamente sustentável.

10.   Contrate parceiros com o mesmo princípio de sustentabilidade

Parceiros que apliquem os mesmos princípios que os de sua empresa para a sustentabilidade de seus negócios são aqueles que devem ser priorizados nas contratações de prestadores para o evento, tanto na preparação quanto na realização.

Invista em fornecedores que tenham certificações ambientais que possam ser a base de avaliação para fechar contratos, assim, todo o ciclo de produção dos eventos estará mais seguro com relação a suas sustentabilidades.

11.   Escolha bem o local e os horários dos eventos

Definir locais com certificações verdes e que possam ter boa iluminação natural é o mais indicado, assim, prefira chácaras que possuam localizações privilegiadas ou até mesmo disponibilizem transportes próprios.

Caso opte por locais fechados, priorize aqueles com investimentos em energias renováveis e reutilização de recursos naturais.

12.   Use a tecnologia como apoio

Investir em estruturas e em equipamentos com tecnologia adequada reduzem gastos com energia e aumentam as possibilidades de conseguir mais qualidade na realização dos eventos.

Disponibilize uma boa rede de sinal de celulares e totens de informações e opte também por modelos híbridos para evitar aglomerações e deslocamentos em maior escala.

Considerações finais sobre sustentabilidade em eventos

Várias atitudes são responsáveis por oferecer um alto padrão de sustentabilidade em eventos.

Neste artigo, indicamos alguns exemplos que procuram abranger os principais pilares desse conceito.

Esperamos que você tenha gostado desse tema e de seu conteúdo preparado neste artigo. Aproveite para deixar seu comentário com sua opinião sobre sustentabilidade em eventos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39979 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...