8 dicas para montar palestra de sucesso

Para quem se interessar em conhecer tudo sobre organização e realização de eventos, vamos apresentar um conteúdo que certamente atenderá às suas necessidades. Descubra dicas para montar palestra de sucesso e conseguir muitos participantes. Tenha uma boa leitura!

Publicado em 24/05/2021

Avalie este Artigo
2

As palestras são eventos que têm se consolidado como excelentes formas de manter uma audiência de grande número de participantes, além de movimentar o mercado, pois elas podem ser realizadas tanto de maneira presencial como on-line.

Dessa forma, foi possível manter esse tipo de evento mesmo na pandemia, com a necessidade de evitar aglomerações e eventos presenciais.

Uma palestra de sucesso tem a composição de vários fatores que possibilitam sua realização com qualidade.

Cuidados com as definições de temas, palestrantes, formas de participação, estruturas de apoio para transmissão, divulgação e emissão de convites  a palestrantes e participantes, definição de local e formas de transmissão, assim como cuidar da segurança do evento, seja presencial ou on-line e fornecer brindes personalizados  que possam manter a memória do evento, tudo isso é  importante.

E ainda existem algumas dicas que devem ser seguidas para montar palestra de sucesso e que serão mencionadas neste artigo.

1.      Identifique seu público-alvo

Não há como montar palestra de sucesso se o público que se deseja alcançar for desconhecido.

Qualquer evento deve ser interessante, mas, de preferência, ser realizado conforme a demanda e o interesse do público, podendo ser mais específico ou de ampla aplicação e interesse, provocando assim a definição dos demais passos a ser considerados para permitir a realização do evento de forma segura e com sucesso.

A tecnologia permite identificar quais assuntos de interesse das pessoas, conforme suas preferências expostas em acessos de assuntos ou mesmo de posicionamento ou comportamento em redes sociais.

Levando em consideração a obtenção dos dados respectivos nessas fontes, é possível estabelecer os temas que mais irão impactar e trazer interesse para serem acompanhados em palestras a ser realizadas com sucesso.

2.      Escolha os palestrantes e assuntos

 

8 dicas para montar palestra de sucesso

PHOTO BY PRODUCT SCHOOL ON UNSPLASH

Para montar palestra de sucesso, um dos principais fatores é na escolha dos palestrantes.

Existem diversas personalidades que são grandes autoridades em suas áreas e que podem trazer muitas informações inovadoras que atraiam o interesse de cada vez mais pessoas.

Alguns palestrantes são altamente demandados e assim, ficam mais difíceis para serem contratados por causa das agendas disponíveis. Mas isso não impede que sejam mantidos contatos e que se realizem agendas futuras para atender aos interesses de todos.

Uma alternativa nesses casos é estabelecer parcerias e transmitir as palestras em conjunto com patrocinadores originais, dividindo assim custos e estruturas.

3.      Cuide dos detalhes da estrutura para viabilizar as palestras

8 dicas para montar palestra de sucesso

PHOTO BY TYLER CALLAHAN ON UNSPLASH

Um dos fatores decisivos para montar palestra de sucesso está relacionado a melhor estrutura possível, e isso se aplica tanto a palestras presenciais como as realizadas digitalmente, com transmissões em tempo real.

Lançar mão de uso da tecnologia mesmo em palestras presenciais faz parte de um conjunto de fatores que possibilitam elevar a palestra a um nível superior e assim angariar mais participantes.

Manter a boa qualidade de equipamentos, som e imagem, além de usar todas as possibilidades que permitam ampliar a interação dos participantes de forma ordenada e organizada, passa a ser determinante para atingir o sucesso.

4.      Faça uma divulgação intensa das palestras

Não há como montar palestra de sucesso sem sua divulgação com qualidade e buscando atingir o seu público-alvo.

Definir datas, horários, modelos de apresentações, palestrantes, temas e tipos de acessos são determinantes para que o evento tenha maior visibilidade e possa ter maior participação.

Porém, definir as maneiras de estruturar essas informações e como serão divulgadas torna-se fundamental como elemento de aproximar interessados em participar do evento e sua realização.

Atualmente, a divulgação em redes sociais e com nfluenciadores digitais é uma maneira bastante interessante, porém deve se levar sempre em consideração o público-alvo para direcionar as campanhas de várias maneiras que as pessoas sejam adequadamente envolvidas para tomarem conhecimento e participarem do evento.

5.      Defina o material de apoio e atendimentos em intervalos

Estabelecer com bastante cuidado todo o apoio necessário para atender à palestra passa pela definição de espaços adequados, estrutura de transmissão e aspectos e detalhes que não podem passar despercebidos.

Estabelecer boas condições de conforto aos participantes e palestrantes passa por definir horários adequados, intervalos com coffee-breaks de qualidade e até mesmo a gravação das palestras para acesso futuros, ou mesmo uma assinatura permanente que possibilite gerar renda adicional.

E não esqueça que para montar palestra de sucesso é importante cuidar das necessidades dos palestrantes que farão assim uma apresentação de qualidade sem preocupações com detalhes.

6.      Inove nas ferramentas que irá adotar

Quando se propõe a montar palestra de sucesso, é preciso identificar as tendências e possibilidades de uso de novas tecnologias e fazer uso delas.

Esse é um aspecto importante que irá diferenciar eventos que a marca promoverá e assim terá maior interesse dos participantes em acompanhar as palestras futuras.

Investir em equipamentos que possibilitem interação e tragam estímulos a participantes e palestrantes é uma maneira importante de manter seu evento com uma vantagem competitiva e que agregue valor a todos.

7.      Disponibilize um certificado de participação

Ao montar palestra de sucesso, é importante que ela seja um evento que marque e que traga benefícios a todos que irão participar.

Incluir a emissão de certificados de participação para envio a todos que fizeram parte de eventos desse tipo permite que as pessoas se sintam prestigiadas e que possam divulgar os aprendizados com base em comprovações formais sobre as novidades ou aprofundamento de temas que irão ser apresentados.

8.      Estruture um modelo de avaliação das palestras

8 dicas para montar palestra de sucesso

PHOTO BY PRISCILLA DU PREEZ

Ao montar palestra de sucesso elabore instrumentos de pós-evento com avaliações das palestras e os resultados adquiridos pelos participantes.

Esse é um recurso importante e que pode ser aplicado como um elemento de expectativa a alcançar, feito de maneira anterior ao evento e posteriormente aplicada a avaliação dos resultados.

Esse é um material importante para a melhoria contínua de seus eventos.

 

Agora você sabe como montar palestra de sucesso

Existem vários detalhes para montar palestra de sucesso, alguns estão relacionados a estrutura do evento, formato a ser definido, identificação dos temas a ser apresentados e escolha dos palestrantes.

Porém, existem ações relacionadas a estratégias e acompanhamento de tendências de mercado.

Neste artigo, tentamos apresentar dicas de ambas as necessidades para que possam ser avaliadas e adotadas numa palestra de sucesso.

Deixe sua opinião sobre este artigo e nos conte seus segredos para montar palestra de sucesso.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39742 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...