8 dicas para usar apresentação teatral em eventos

Como chamar a atenção do seu público deixando-o interessado pelo assunto abordado no seu evento? Já ouviu falar sobre usar técnicas de apresentação teatral em eventos? Confira aqui as melhores dicas para você utilizar a apresentação teatral em seu evento e obtenha o sucesso!

Publicado em 10/09/2018

Avalie este Artigo

Quer organizar um evento e utilizar a apresentação teatral? Nesse artigo falaremos tudo sobre apresentação teatral e daremos dicas para usar apresentação teatral em eventos.

A apresentação teatral

A apresentação teatral é essencial para aqueles que querem passar uma boa impressão ao seu público em um evento. O teatro é uma arte que depende da expressão corporal para cativar o expectador e outras áreas também podem usar essas técnicas teatrais, mesmo que a situação não esteja necessariamente relacionada a um tipo de manifestação artística. Em caso de eventos, por exemplo, é preciso aproveitar o que já é utilizado no teatro há séculos, com a finalidade de melhorar o dialogo entre os responsáveis pela produção do evento e o público. Ou seja, não é necessário pensar somente em comidas, bolo, música, buffet e DJ. Mas sim, envolver arte em seu evento.

A forma como os palestrantes e os convidados que se apresentam em eventos se comportam em público pode atingir a recepção das pessoas, contribuindo para que o evento se torne ou um sucesso ou um fracasso, dependendo do desfecho da apresentação.

Quanto maior a sua habilidade de se expressar para um grande número de pessoas, melhor será a garantia de um bom resultado no fim do evento. As técnicas teatrais colaboram com isso, principalmente porque você terá mais chances de adquirir e interpretar as reações do público, adaptando o jeito com o qual você apresenta os assuntos.

Dicas para usar apresentação teatral em eventos

 

 

Abaixo listamos as melhores dicas para usar apresentação teatral em eventos. Confira:

1.       Improvisação

Uma das dicas para usar apresentação teatral em eventos é a improvisação, que pode ser utilizada em diversos tipos de eventos que precisam de indivíduos que se apresentem com segurança o bastante e que saibam lidar com as situações, como alguém do público interromper a sua linha de raciocínio fazendo pergunta na hora errada, por exemplo.

Exercícios para improvisação consistem em atividades simples que podem ser treinadas com a ajuda de amigos. Um dos exercícios é caminhar por um local como se não houvesse rumo a ser tomado, imaginando que você está andando pela rua sem direção. Uma pessoa precisa ficar encarregada em dar alguns comandos, como continuar andando sem desviar o olhar. Esse tipo de exercício é eficiente para qualquer individuo, principalmente para os que são mais tímidos.

2.       Criação de histórias

 

8 dicas para usar apresentação teatral em eventos

Diferenciar o seu evento através de técnicas aplicadas em peças de teatro e a construção de histórias é mais uma das dicas para usar apresentação teatral em eventos. Ao envolver o seu público com uma breve história relacionada ao tema da sua apresentação é possível cativar as pessoas para que elas se interessem por mais situações com começo, meio e fim.

Claro que, apenas contar uma história não é o suficiente, principalmente se você não for um bom contador de histórias. Levando isso em conta, é preciso se preparar para que o público realmente se interesse nas situações expostas por você.

Dessa forma, é recomendado organizar as suas ideias e os fatos da história para assim facilitar o entendimento da sua plateia. Também é preciso que você pratique antes da apresentação, procure treinar na frente do espelho ou até na frente de amigos ou familiares para ter uma opinião inicial que auxiliará a mudar tanto a história como a sua postura no momento de contar como tudo ocorre.

3.       Aquecimento

Fazer um aquecimento com quem você se apresentará é mais uma das dicas para usar apresentação teatral em eventos. Essa brincadeira é bem simples e qualquer um pode jogar. Basta pensar em comandos como bater palmas, os quais precisam ser colocados em prática sempre que você fizer alguma coisa, como citar um ponto importante do seu discurso. Isso aumentará a atenção do público, não somente nos comandos, mas também no restante do assunto falado por você.

4.       Empoderamento

Uma das melhores formas para se sentir no controle é o exercício de empoderamento. É sugerido pensar num momento em que você agiu com prontidão e coragem. Procure não pensar nas consequências ruins ou boas de tal ato, apenas escreva como se sentiu. A energia presente naquela lembrança pode se tornar em um estado de ânimo poderoso, que você pode usar a seu favor e trocar as reações negativas pelas positivas.

5.       Empatia sempre!

Ser empático com o público, identificar-se com ele, é outra das dicas para usar apresentação teatral em eventos. Procure se colocar no lugar deles, saiba o perfil geral e procure praticar a generosidade ao expor as suas ideias, compreendendo quem são as pessoas e ajudando-as com informações no momento certo.

Se houver alguma dificuldade para entender como agir com empatia você pode pensar numa pessoa apática que você conhece, descreva as suas características e reflita sobre às vezes em que você também foi assim. O que colheu? O que a apatia criou? Ressentimento ou desinteresse? É justamente o que cria um orador apático.

6.       Gestos

 

8 dicas para usar apresentação teatral em eventos

Possuir gestos que convençam o público é mais uma das dicas para usar apresentação teatral em eventos. No mundo do trabalho, o poder de convencer o próximo depende de vários fatores, como o seu nível hierárquico e a qualidade de seus argumentos. Mas, há uma variável de peso que costuma ser esquecida por diversas pessoas e ela é a linguagem corporal. Depende da posição das mãos, olhos, braços e boca, por exemplo.

Não que as pessoas sejam manipuláveis por meia dúzia de gestos vazios e ensaiados. É preciso acreditar nas suas palavras, se não for dessa maneira, você inconscientemente reflete essa descrença no seu corpo e não convencerá ninguém. É muito importante conhecer alguns códigos não-verbais que permeiam a comunicação para ter sucesso.

7.       Bom-humor

 

8 dicas para usar apresentação teatral em eventos

Possuir bom humor na hora da sua apresentação é outra das importantes dicas para usar apresentação teatral em eventos. Um orador bem-humorado consegue manter a atenção do seu público com mais facilidade. Caso o assunto permita e o ambiente seja favorável, utilize a sua presença de espírito para tornar a apresentação mais descontraída e interessante. Uma sugestão é não exagerar, pois o orador que fica o tempo todo fazendo gracinhas pode perder a sua credibilidade.

8.       Fale com emoção

Falar com emoção é a última, mas não menos importante, das dicas para usar apresentação teatral em eventos! Fale com energia e entusiasmo, se não demonstrarmos envolvimento e interesse pelo assunto que estamos abordando, como é que pretendemos que o seu público se interesse pela mensagem? A emoção do orador possui influência determinante no processo de conquista do seu público.

Gostou do artigo com dicas para usar apresentação teatral em eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39741 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...