A hora de comprar as alianças

O designer de joias muitas vezes busca a sua inspiração para a próxima coleção em lugares bastante incomuns, em etnias diversas, nas ruas, nas artes em geral.

Publicado em 01/08/2012

Avalie este Artigo
5

O designer de joias muitas vezes busca a sua inspiração para a próxima coleção em lugares bastante incomuns, em etnias diversas, nas ruas, nas artes em geral. E as peças confeccionadas com gemas preciosas e design requintado esculpidos em alianças, colares, braceletes, maxi anéis, brincos e presentes customizados, são a sensação do momento. Muitos criadores consideram que, além de criar joias, parte de seus trabalhos é a ajuda que as pessoas recebem ao realizarem os seus desejos, a inspirarem mudanças positivas nas suas vidas e, o mais importante, a fazer com que cada um desses clientes se sinta único.

Ser recebidas exclusivamente através de agendamento de data e horário, auxiliando assim, ao serviço personalizado e bom atendimento em um ambiente deslumbrante e com muito charme, é a exigência de algumas das consumidoras mais requintadas.

Alianças

Mas existe moda quando o assunto é aliança? Bem, na verdade o que vale é a personalização. Para isso o casal tem a opção de escolher um par polido ou não... com ou sem pedras, de ouro amarelo ou branco, e hoje ainda há o vermelho...São muitas as opções que fica difícil até escolher. No entanto, claro, sempre existem alianças que, em um determinado momento, agradam a um grande número de pessoas. Hoje, existe grande volume de saída dos muitos modelos de fio quadrado e alianças com diamantes, afirmam especialistas, pois, cada vez menos encontrarmos casais que procurem pelo modelo tradicional. A peça única e personalizada é a bola da vez! Para isso há mil e uma misturas diferentes. Vários tipos de ouro, texturas, pedras, etc.

A aliança da noiva costuma ter um ou até mais brilhantes, e até na aliança masculina, pode-se optar por este mimo. Mas o que os homens primam, de um modo geral, é o conforto. Aí entram as alianças anatômicas, que são muito mais confortáveis. Esse tipo de aliança tem seu diâmetro interno abaulado, ou seja, na parte interna ela – a aliança - é arredondada. Isso possibilita que a joia não aperte o dedo, assim, mais conforto.

E aí se pode dar uma dica. Para facilitar a escolha e para tornar o visual harmonioso, quem entende do assunto afirma que o casal tente optar pela proporcionalidade: mãos muito pequenas não costumam ficar bem com alianças muito pesadas. Já as mãos maiores, especialmente as masculinas, pedem alianças mais robustas.

Já os dedos finos e longos combinam com qualquer tipo de aliança, enquanto dedos curtos e mais grossos não ficam bem com alianças muito largas, pois podem fazer com que os dedos pareçam ainda menores.

11-54-large.jpgFoto: touchjoias

Diferenças

Há inúmeras diferenças entre as alianças. No entanto são diferenças mais visuais mesmo. As joias polidas são mais brilhantes e as escovadas, mais opacas. Hoje em dia há mais escolha pelas alianças escovadas, pois fogem do tradicional modelo polido.

É interessante observar que esses dois tipos são confeccionados através de processos de acabamento, assim é perfeitamente possível que o casal modifique o modelo escolhido transformando alianças polidas em escovadas e vice-versa, tudo isso através de um simples e rápido polimento ou de um fosqueamento, garantem os joalheiros.

E a platina? Bem, a platina é também um metal nobre e tanto o ouro quanto a platina apresentam grande durabilidade. Entretanto as alianças de platina são realmente mais caras, pois, se trata de um metal mais denso do que o ouro, ficando a peça mais pesada.

Confecção

Como dissemos no início da matéria, as joias confeccionadas artesanalmente têm, sem dúvida nenhuma, um acabamento diferenciado. A cada peça feita, de maneira única, o designer, o joalheiro ou artesão atende ao gosto do casal que a escolheu que é único também.  Isso admite que as minúcias possam ser adicionadas a fim de tornar o modelo exclusivo e ajustado ao orçamento do cliente, diferentemente das alianças industrializadas que não podem sofrer tais modificações. Tudo depende do gosto e do orçamento do casal.

Curiosidades

Você sabia que o ouro 18k possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas como a prata e o cobre? Sim, deste modo o metal fica com a resistência necessária para a confecção da joia. Já o ouro 14k apresenta menor pureza e o ouro 24k, apesar de ser o mais puro, é muito maleável e por isso não dá à peça a resistência necessária para a confecção. 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39742 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...