Casamento: como escolher as alianças?

As alianças simbolizam o compromisso assumido durante a cerimônia de casamento. Antes de escolher a joia, o casal precisa considerar alguns detalhes.

Publicado em 07/05/2012

Avalie este Artigo
4.8

Mais do que joias, as alianças são símbolo da união e compromisso do casal e vai acompanhá-los por bastante tempo. Por isso, é importante escolher aquelas que representem o casal. Confira nesse artigo algumas dicas de como encontrar as alianças ideais.

A tradição de usar alianças surgiu entre os hindus, e foi incorporada e difundida pelos gregos e romanos. O costume se baseava na crença de que no terceiro dedo da mão esquerda havia uma veia que possuía uma ligação direta com o coração. Desse modo, ao usar alianças, o “coração” estaria preso.

Apesar de distante, esse passado romântico ainda inspira a maioria dos casais. No entanto, alguns pontos práticos precisam ser observados, por exemplo, qual o estilo e tipo de material das alianças.

Estilo


As mais tradicionais são as alianças douradas, confeccionadas em ouro amarelo. Importante notar que quanto maior o número de quilates, mais dourada será a aliança. Uma aliança clássica deve ser arredondada e dourada, sendo possível gravar o nome do casal.

As alianças em prata, ouro branco, platina e titânio têm ganhado espaço, sobretudo entre os mais jovens. São modelos de alianças modernas e geralmente têm as extremidades achatadas, com inscrições e mesmo com aplicação de pedrarias.

alianças.jpgVia Free Digital Photos

Importante lembrar que não há necessidade de que as alianças sejam iguais para os noivos, se ambos concordarem, alianças diferentes podem simbolizar a união das diferenças.

Anatomia da aliança

Os noivos devem ficar atentos também em relação à anatomia da joia, já que esta será usada permanentemente. As alianças anatômicas são maciças e mais arredondadas na parte de dentro para proporcionar mais conforto. Além disso, por não apertarem os dedos, permitem a circulação sanguínea.

Formato das mãos


O formato das mãos também influencia na escolha das alianças. Isso porque alianças mais achatadas ficam bem em mãos mais finas. Mãos mais grossas pedem alianças médias e arredondadas. No caso de alianças com pedras, equilibre o tamanho das mesmas, pois mãos maiores suportam pedras maiores e o inverso também. Em resumo, respeitar as proporções é imprescindível.

A escolha


É importante que o casal vá junto escolher as alianças. Ambos devem participar da decisão e optarem pelo modelo com o qual mais se identifiquem. Assim, a joia cumprirá seu objetivo que é simbolizar a união eterna dos casais.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39595 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...