Curiosidades sobre a aliança de casamento

A aliança de casamento simboliza o amor e a união de um casal. Conheça algumas curiosidades sobre esse costume tão presente em nossa sociedade.

Publicado em 14/01/2013

Avalie este Artigo
4.3

Já parou para pensar por que os casais usam aliança? É possível dizer que este anel em especial tem como função principal a de simbolizar a união matrimonial, mas não é só isso, já que a tradição é antiga e a peça é carregada de significado.

Para diversas culturas do mundo, a aliança de casamento simboliza a união e o amor entre duas pessoas. Pesquisas históricas indicam que a crença surgiu entre os egípcios que, desde os tempos antigos, já usavam o anel no terceiro dedo da mão esquerda e chegavam a ser sepultados com ele.

De acordo com a cultura egípcia, existiria vida após a morte e, por isso, a aliança deveria permanecer no dedo do casal para que eles pudessem se unir novamente durante a sua vida no além. Com o tempo, este significado foi ganhando mais força e chegou à China, Índia e nos países europeus.

aliança.jpgFoto: Chuva de Arroz.

O uso da aliança nos países cristãos começou na idade média, com uma simbologia cercada de superstições e misticismo sobre os casamentos. Na Escócia, por exemplo, acreditava-se que se a mulher chegasse a perder a sua aliança, logo também perderia o marido.

Em outros lugares da Europa, a pior coisa que poderia acontecer para um casamento era o anel cair do dedo dos noivos e parar longe do casal. O incidente significava que a união entre as essas duas pessoas seria um verdadeiro fracasso.

Outra questão em torno da aliança é seu formato e o material com o qual ela é feita. Os anéis do casal não precisam ser necessariamente ser de ouro, materiais como prata e platina também são usados. Mas a ideia em si é que sejam utilizados elementos que sejam duradouros, assim como a união e o amor eterno do casal.

Normalmente, as alianças também têm o formato mais arredondado porque quando unidas lado a lado formam um desenho parecido com o símbolo do infinito, reforçando assim uma ideia de amor eterno para os noivos.

O fato de a aliança ser usada no quarto dedo da mão esquerda também tem uma razão simbólica. É justamente neste dedo que há uma veia que vai direto para o coração. Dessa forma, portanto a pessoa amada estaria diretamente ligada ao coração do seu companheiro.

O estilo de vida atual pode ter se modernizado, mas muitos costumes ainda como este de usar um anel para simbolizar a união e o amor do casal continuam firmes e fortes. Como as alianças serão usadas no dia-a-dia dos noivos, muitas relojoarias já trabalham com a confecção de peças personalizadas, desenvolvendo assim anéis diferenciados e que são a cara dos dois.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39756 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...